Page 96 - Ação integrada de formação de professores
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de aula, o professor deve adotar a postura de estar “[…] aberto a indagações, à curiosidade,
           às perguntas dos alunos, a suas inibições;[...]” devendo se portar como “[…]um ser crítico e
           inquiridor, inquieto” na sua tarefa que é “[…] a de ensinar e não a de transferir conhecimentos”.

                 Uma vez compreendida a necessidade de rever o papel do professor no processo de
           ensino-aprendizagem, é importante compreender quais são os elementos pedagógicos que
           estruturam esta metodologia. É fato que a (re)significação do papel do professor permite que
           sejam exploradas diferentes possibilidades de interações entre o professor e o aluno. Entretanto,
           embora  significativa,  ela  representa apenas  um  dos  elementos  numa  intrincada  cadeia  de
           interações disponíveis e necessárias para a aprendizagem significativa. O reposicionamento do
           professor nesta estrutura permite explorar outra importante interação, que é entre os alunos.

                 É importante que fique claro que, embora sejam tratadas como inovações, na verdade,
           é fácil encontrar embasamento teórico em clássicas  teorias de ensino e aprendizagem. Por
           exemplo, Rego (1995, p. 110), remetendo Vygotsky, afirma que a aprendizagem se dá por
           meio da interação social, ou seja, “através dos outros que as relações entre sujeito e objeto
           de conhecimento são  estabelecidas”. Este tema também é explorado na revisão  teórica dos
           princípios das MAs, por Diesel; Baldez; Martins (2017). Em sua contribuição, os autores buscam
           encontrar convergências entre  as teorias clássicas de ensino e aprendizagem, como as de
           Vigostky, Dewey e Ausubel e as metodologias ativas de ensino. Destacam que a metodologia
           ativa no processo de ensino não é algo novo uma vez que “trata-se de uma abordagem de
           ensino com fundamentos teóricos consagrados”.
                 Por fim, para que as MAs possam apresentar resultados na direção da intencionalidade
           pela qual são definidas ou eleitas, é necessário que os participantes do processo as assimilem
           no sentido de compreendê-las (BERBEL, 2011). Diante deste cenário, é necessário conhecer uma
           melhor atuação na prática em sala de aula através dessas metodologias, que contribua para a
           formação crítica do aluno, a preparação para o trabalho e o desenvolvimento da autonomia
           intelectual do  educando.  A  seguir, entre as  diversas  estratégias metodológicas  existentes e
           praticadas, capazes de contribuir com a construção do conhecimento do aluno, destaca-se a
           Instrução por Pares e o Aprendizagem Baseada em Projetos.


           A Instrução por Pares

                 A Instrução por Pares (do inglês Peer Instruction) é uma estratégia centrada no estudante
           e na interação com seus pares que popularizou-se com Eric Mazur, um professor de Física
           de Ensino Superior. A ideia central era aplicar uma série de testes de múltipla escolha, com
           tempo controlado, na sequência da explicação de um conceito para avaliar a capacidade de
           compreensão  dos  alunos. A efetividade do método foi apresentada por Mazur (1997), ao
           mostrar que aumentou a compreensão dos conceitos por parte dos estudantes em comparação
           com os métodos tradicionais.
                 Além de tornar as aulas dinâmicas, a análise das respostas em tempo real permite guiar
           os alunos rumo à compreensão do conceito abordado, explorando a interação entre os alunos.
                 A concretização da estratégia deve ser implementada da seguinte maneira.

                 •  Passo 1 - Conceituar: Nessa etapa, o professor deve utilizar a sua metodologia de
                     preferência para abordar o conceito envolvido. Podem ser utilizados experimentos,
                     laboratórios virtuais, explanação oral, entre outros. É importante que esta etapa seja
                     feita de maneira clara e concisa, com duração máxima de 15 minutos.




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   95
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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