Page 99 - Ação integrada de formação de professores
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Na matemática, é necessário que os problemas trabalhados pelos alunos sejam reais, que
           a matemática seja compreendida a partir de um contexto real, invertendo o caminho tradicional
           em que primeiro trabalha-se o abstrato e depois procuram-se as aplicações práticas. É aí que
           reside o poder do PBL, pois o foco deixa de ser a pura manipulação algébrica, mas permite ao
           aluno construir o saber observando o meio e buscando a solução para problemas reais com os
           quais se depara. “Não dar a resposta pronta, ou a solução aos problemas encontrados pelos
           alunos, mas orientá-los a investigar, alimentando-lhes o prazer de descobrir, pela pesquisa e
           pela próprio esforço, as respostas que querem” (MARTINS, 2001, p.11).

                 Ao trabalhar com projetos, o professor prepara o aluno para viver num mundo em
           constante transformação, que requer um ser autônomo, crítico, participante e criativo, capaz
           de transpor para a prática a bagagem cultural conquistada. Ao favorecer o desenvolvimento
           de projetos interdisciplinares nas aulas, o professor cria espaços para reflexão na ação e sobre a
           ação, redirecionando sua proposta pedagógica de acordo com os interesses e necessidades dos
           alunos.

                                 [...] As  pesquisas  evidenciaram  que aqueles métodos  que mais  favorecem  o
                                 desenvolvimento mental são os que levam o aluno a pensar, que o desafiam a ir sempre
                                 mais além. São, sobretudo, aqueles que o levam a começar um processo por meio de
                                 ações  externas socialmente  compartilhadas,  ações  que irão, mediante o processo  de
                                 internalização, transformando-se em ações mentais. Isso vem confirmar os estudos de
                                 Vygotsky sobre zona de desenvolvimento proximal (MOYSÉS, 2001, p,45).

                 O currículo disciplinar  que até hoje  sustentou o  paradigma  educacional  brasileiro,
           no qual as inúmeras áreas do conhecimento ficavam limitadas ao pequeno espaço de cada
           disciplina, reforçou a fragmentação do próprio conhecimento, impossibilitando, desse modo,
           que o educando  estabelecesse  importantes relações e, através delas, desenvolvesse  suas
           potencialidades e capacidades de maneira global.
                 A interdisciplinaridade ou o “currículo integrado” é justamente uma tentativa  de
           propor ao trabalho escolar um caráter realmente reflexivo, a partir da troca entre as diferentes
           disciplinas do programa. Ver a educação sob a ótica interdisciplinar é encarar os problemas
           sob uma nova visão, é admitir que soluções dependem da contribuição das diversas áreas do
           conhecimento, e assim, conforme as necessidades  ou características de cada circunstância,
           construir a aprendizagem.

                 Dessa forma, cada área contribui na medida e no momento em que se fizer necessária,
           redimensionando as atividades propostas e estendendo o limite de possibilidades do trabalho
           escolarizado. A proposta interdisciplinar permite (re)significar a própria postura do educador,
           pois deixa de ser uma ação solo e transforma-se numa construção coletiva de buscas e trocas
           muito bem orquestradas, cuja essência respeita a natureza da vida: uma rede de relações que se
           sustenta e evolui através de uma troca natural.
                 A seguir, apresentamos uma adaptação da organização proposta por Martin (2001), que
           pode ser utilizada para a implementação do PBL:
                 •  Passo  1 – Tema: A  escolha  do  tema deve  envolver  um  problema que se  deseja
                     pesquisar e encontrar a solução.
                 •  Passo 2 – Projeto: Os alunos devem compreender as finalidades do projeto que
                     estão executando e, a partir de uma metodologia científica, devem avaliar e elaborar
                     hipóteses sobre a temática.




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   98
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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