Page 237 - Garantia do Direito à Educação
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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 ensino, dos movimentos sociais, entidades e outras organizações polí-
                 ticas ligadas à educação.
                      Estas conferências se dedicaram às discussões a respeito da cons-
                 trução deste PNE e de um sistema nacional de educação que arti-
                 culasse as ações dos entes federados para o cumprimento dos seus
                 objetivos e metas. Organizadas por eixos, as conferências abordaram,
                 dentre outras, as temáticas da diversidade e da inclusão, pautadas
                 pelas ideias de direitos humanos e de justiça social.
                      Neste sentido, no documento de referência da Conae de 2014, o
                 Eixo II, denominado Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão
                 e Direitos Humanos, afirma que


                                  [...] as políticas educacionais voltadas ao direito e ao reconhe-
                                  cimento à diversidade estão interligadas à garantia dos direitos
                                  sociais e humanos e à construção de uma educação inclusiva.
                                  Faz-se necessária a realização de políticas, programas e ações
                                  concretas e colaborativas entre os entes federados, garantindo
                                  que os currículos, os projetos político-pedagógicos, os planos
                                  de desenvolvimento institucional, dentre outros, considerem
                                  e contemplem a relação entre diversidade, identidade étnico
                                  racial, igualdade social, inclusão e direitos humanos. (Brasil,
                                  2014a, p. 28)


                      Dessa  forma,  para  o  planejamento das  políticas  educacionais,
                 nos mais diferentes níveis, propõe-se a promoção de ações que equa-
                 lizem igualdade e diferença, assegurando a educação como um direito
                 de todos e de cada coletividade ou indivíduo em suas especificida-
                 des. Com isso, as políticas universalistas que deixam de fora grupos e
                 pessoas devem ser substituídas pela proposição de programas e ações
                 educacionais mais inclusivas e promotoras da diversidade.
                      É importante destacar que a presença destes assuntos nas confe-
                 rências e no PNE está ligada a um movimento de ascensão de diferentes
                 atores e seus movimentos sociais na esfera pública. Desse modo, nas con-
                 ferências, contou-se com a participação, por exemplo, de atores sociais
                 que atuam junto às questões das políticas educacionais para os povos
                 indígenas, incluindo-se entre estes professores e lideranças indígenas.


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