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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                      É importante destacar que tais estratégias não são destinadas apenas
                 à educação escolar indígena, referindo-se também à educação do campo,
                 à educação escolar quilombola, à educação especial, dentre outras.
                      Sendo assim, ao longo do texto do PNE, ao invés de se tratar a
                 diversidade a partir de suas diferenças, optou-se por um tratamento
                 mais genérico, agrupando categorias e sujeitos (indígenas, quilombo-
                 las, pessoas com deficiência, jovens e adultos, além de pessoas em situ-
                 ação de privação de liberdade e em situação de itinerância) em torno
                 de estratégias que referenciam situações de desigualdade educacional.
                 Estas são apresentadas, desse modo, como comuns a estes coletivos ou
                 segmentos da população nacional.
                      De uma maneira geral essa junção de “diferentes” desigualdades pode
                 ser vista como o resultado da reação mais conservadora à visibilidade al-
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                 cançada na agenda das políticas públicas pela temática da diversidade.
                 Com isso, maiores avanços ligados à agência dos movimentos e redes de
                 mobilizações civis no cenário educacional são refreados pelo conservado-
                 rismo de representantes de grupos políticos, religiosos e civis nos fóruns de
                 deliberação que construíram o PNE, sobretudo no Congresso Nacional.
                      No tocante aos povos indígenas deve-se acrescentar que, apesar
                 de alguns avanços nas projeções do PNE, as estratégias supracitadas se
                 convertem em grandes desafios, uma vez que existem problemas estru-
                 turais na oferta da EEI que dificultam a efetivação das suas diretrizes,
                 metas e estratégias.


                 Condições da oferta da EEI: desafios para o PNE


                      A presença da EEI no escopo das políticas educacionais dos siste-
                 mas de ensino é um fenômeno ainda bastante recente. Cabe destacar
                 que é somente a partir do início da década de 1990 que ela passa a inte-




                 3  Esta visibilidade constitui um movimento denominado políticas de identidade, ligado ao processo de
                 afirmação de direitos de diferentes grupos e sujeitos na esfera pública. Estes atores sociais ampliam a noção
                 de direito a partir das demandas por reconhecimento de suas diferenças culturais. Sobre o assunto ver,
                 dentre outros, Clifford (2000).


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