Page 10 - Ação integrada de formação de professores
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O COMPROMISSO DO COMUNG COM A FORMAÇÃO
                                                  PROFESSORES




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                  Gabriel Grabowski , Lia Maria Herzer Quintana , Carmen Lúcia de Lima Helfer         3
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           Resumo: Este artigo destaca o protagonismo e o compromisso do Consórcio das Universidades Gaúchas
           (COMUNG) com a formação dos professores no Brasil e, especialmente, no Estado do Rio Grande do
           Sul. Toma como referência a oferta de dois Cursos de Formação Continuada, desenvolvidos em 2018,
           em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes/RS), com a Secretaria de Estado
           da Educação e as Secretarias Municipais de Educação. Os cursos envolveram a participação de seis mil
           professores destas redes públicas e reafirmaram o compromisso destas Instituições Comunitárias de
           Ensino Superior (ICES) com a educação gaúcha, integrada com um projeto de desenvolvimento.
           Palavras-chave: Formação de Professores. COMUNG e Coredes. Desenvolvimento e Educação.


           Introdução

                 Neste texto, apresentamos o Consórcio das Universidades Gaúchas – COMUNG e seu
           protagonismo  histórico  na formação  de  professores,  expressos,  neste caso  particular, numa
           parceria destas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), com os Conselhos
           Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e o Governo do Estado do RGS, em torno da oferta
           de dois cursos de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos, nas
           redes públicas, no Estado do RS.
                 Trata-se de estudo documental e bibliográfico, desenvolvido pelos autores, enquanto
           sujeitos envolvidos diretamente, seja na coordenação e/ou como dirigentes do COMUNG neste
           período. Todo o processo de planejamento, elaboração dos cursos, oferta, acompanhamento e
           avaliação deu-se através de um Grupo de Trabalho (GT). Este trabalho coletivo envolveu onze
           (11) ICES do COMUNG, durante um período de 14 meses: setembro de 2017 até novembro
           2018.

                 Esta oferta de formação continuada para professores está inserida em programas e
           políticas institucionais destas instituições, em desenvolvimento há décadas,  em diversas
           regiões do estado. O desafio da formação docente é cada vez mais complexo e requer seriedade
           e respeito à carreira dos formadores.
                 Conforme Censo da Educação Superior de 2017, publicado pelo INEP/MEC, os cursos
           de licenciaturas – formação de professores – tinham 1.589.440 alunos matriculados em 2017, o
           que representa 19,3% do total de alunos na Educação Superior do Brasil. Em 2017, a matrícula


           1   Doutorado em Educação pela UFRGS. Professor pesquisador da Universidade Feevale e IPA. E-mail:
               gabriel.grabowski@uol.com.br
           2   Mestre em Engenharia Civil. Reitoria da URCAMP. E-mail: lia.maria.quintana@gmail.com
           3   Mestre em Educação. Reitora da UNISC. E-mail: carmenh@unisc.br


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                    9
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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