Page 4 - Ação integrada de formação de professores
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APRESENTAÇÃO


                       COMO AS IDEIAS NASCEM, SE RELACIONAM E SE

                                               MATERIALIZAM?






                 A indagação provocativa pensada para apresentar esta obra permite refletir sobre os
           efeitos das  práticas pedagógicas, sobretudo, nos contextos de formação  continuada dos
           profissionais da educação.

                 A interdiscursividade dos textos apresentados é fruto das ações propositivas em um
           cenário educacional que envolve diferentes atores, provocando uma agenda em que a governança
           se torna imprescindível, inaugurando outras lentes, outros olhares, outras possibilidades na
           promoção da política pública endereçada à formação continuada dos profissionais da educação
           no território do Rio Grande do Sul. Assim, engendrar o poder público (Estado e municípios),
           dispositivos  legais contemporâneos  e  as  Universidades  Comunitárias  – COMUNG permite
           estratégias colaborativas no desenvolvimento de tal política.
                 Estar atento aos indicadores educacionais como diagnósticos importantes na elaboração
           de políticas públicas possibilita os arranjos formativos necessários, não só para sinalizar os nós
           críticos, mas também para dar relevo às práticas exitosas dos profissionais da educação que
           atuam em diferentes esferas no Estado do Rio Grande do Sul.

                 Esta obra está organizada em três eixos estruturantes que se relacionam com a ação
           formativa desenvolvida no Curso de Formação Continuada para professores e coordenadores
           pedagógicos: o Eixo da Formação Continuada, que envolve questões relativas aos desafios
           educacionais na contemporaneidade; o Eixo da Aprendizagem, que aborda a aprendizagem
           como condição humana e sua implicação no processo de ensino e aprendizagem; o Eixo da
           Organização, Planejamento e Acompanhamento da Ação Pedagógica, que traz para a pauta
           os dispositivos legais que embasam a educação escolarizada e os documentos escolares como
           princípios norteadores das práticas pedagógicas no contexto escolar; o Eixo da Avaliação, que
           trata dos  fundamentos  teóricos  das  diferentes  formas  de  avaliação  escolarizada,  entendida
           como diagnósticos importantes para os desafios do cotidiano escolar.
                 Entretanto, tais eixos precisam conversar com outras questões relevantes e fundantes
           deste tempo: o estudante do século XXI. Na era da tecnologia e da informação, há tempos não
           somos mais os mesmos. Estamos absorvidos pelo ritmo acelerado de um mundo tecnológico e
           globalizado.
                 O mundo está mudando rapidamente, e os alunos também. Dessa forma, não é mais
           possível perceber a escola como instituição à parte deste mundo. Não há como desconsiderar as
           invenções do cotidiano com as sensações e oportunidades oferecidas pelo universo multimídia
           exterior. A Escola, assim como todas as outras organizações que estão no mundo, faz parte
           deste grande contexto global de mudanças. Diante dessa complexidade, a escola deve estar



           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                    3
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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