Entre seus objetivos está promover o fortalecimento de uma formação inicial e continuada de professores de qualidade, na perspectiva da formação de um professor crítico reflexivo da prática social em que atua e de seu própria prática, através de um diálogo contínuo com representantes das instituições, de sistemas de ensino, de pesquisadores da área, professores, acadêmicos. Nesse sentido, objetiva promover e participar ativamente em discussões e debates sobre as políticas de formação de professores vigentes seja na participação em instâncias formuladoras de políticas, bem como na organização de eventos que reúnam a comunidade acadêmica e científica para atualizar as discussões bem como estabelecer um campo de diálogo e troca entre as comunidades acadêmicas, científicas e políticas.
No final da década de 1960, preocupados com a formação de professores no estado do Rio Grande do Sul, um grupo de gestores das Faculdades de Caxias do Sul, de Ijuí, de Santa Maria, de Passo Fundo, da PUC-RS, de São Leopoldo e de Uruguaiana, reuniu-se com o objetivo de buscar melhorias para o quadro de formação de professores que se apresentava na ocasião.
Assim como no contexto nacional, o quadro de docentes no estado do Rio Grande do Sul era composto por muitos professores leigos, sem formação adequada para o exercício profissional do magistério.
Buscando alternativas de solução ao final da década de 1960 o grupo conseguiu recursos junto à Fundação Ford. Foi elaborado um plano global denominado “Plano de Formação de Professores do 1º Ciclo, nas Licenciaturas Curtas do Estudos Sociais, Letras e Ciências”. O plano teve a duração de 10 anos.
Ao final do programa, as faculdades participantes constataram significativo avanço na formação de professores a partir das ações integradas engendradas por conta da execução do projeto. Motivados com os resultados obtidos, o grupo de gestores envolvido propôs a criação de uma associação que desse continuidade à proposta de acompanhamento, proposição e defesa de políticas de formação de professores e a garantia de uma formação que valorize e reconheça o profissional da educação. Assim em janeiro de 1970 foi criada a AESUFOPE, Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino.
Desde sua criação, a Aesufope representa a síntese das preocupações das instituições de Ensino Superior que ofertam cursos de formação de professores tendo forte engajamento nas discussões e formulação das políticas de formação dos professores. Hoje a Aesufope está presente no Conselho Estadual de Educação do RS, no Fórum Estadual de Formação de Professores – FORPROF e em eventos que reúnem a comunidade acadêmica e científica que se envolve com a discussão sobre formação de professores.
Promove eventos em que são debatidos os cenários da formação dos profissionais de educação no estado e no país, bem como articula-se junto a outras entidades e representações para estimular um debate cada vez mais profícuo no campo da formação.
DIRETORIA
Presidente: Sérgio Franco - UFRGS
Vice-Presidente: Edison Alencar Casagranda - UPF
Secretária: Cristiane Antonia Hauschild - Univates
Tesoureiro: Gabriel Grabowski - Feevale
CONSELHO FISCAL
Titulares
Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – Furg
Cristiane Antonia Hauschild – Univates
Eliara Z. Levinski – UPF
Suplentes
João Batista Siqueira Moraes – PUC-RS
Selina Maria Dal Moro
Augusto Deon
CEED – Conselho Estadual de Educação
Períodos e conselheiros
2018 – 2021 – Conselheiro Gabriel Grabowski
2014 – 2017 – Carmen Craydi
> Fotos
FORPROFE/RS: Forum Estadual de Formação dos Profissionais da Educação Básica Professores do Estado do Rio Grande do Sul
2018/2020
Titular: Margareth Simionato
Suplente: Sergio Franco
2016/2018
Titular: Simone Valdete dos Santos
Suplente: Carmen Craydi
A AESUFOPE - ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE FORMAÇÃO DE PROFISISONAIS DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega Universidades, Centros Universitários e Faculdades que tem em suas ofertas cursos de formação inicial e continuada de professores.