Page 4 - Ação integrada de formação de professores
P. 4
APRESENTAÇÃO
COMO AS IDEIAS NASCEM, SE RELACIONAM E SE
MATERIALIZAM?
A indagação provocativa pensada para apresentar esta obra permite refletir sobre os
efeitos das práticas pedagógicas, sobretudo, nos contextos de formação continuada dos
profissionais da educação.
A interdiscursividade dos textos apresentados é fruto das ações propositivas em um
cenário educacional que envolve diferentes atores, provocando uma agenda em que a governança
se torna imprescindível, inaugurando outras lentes, outros olhares, outras possibilidades na
promoção da política pública endereçada à formação continuada dos profissionais da educação
no território do Rio Grande do Sul. Assim, engendrar o poder público (Estado e municípios),
dispositivos legais contemporâneos e as Universidades Comunitárias – COMUNG permite
estratégias colaborativas no desenvolvimento de tal política.
Estar atento aos indicadores educacionais como diagnósticos importantes na elaboração
de políticas públicas possibilita os arranjos formativos necessários, não só para sinalizar os nós
críticos, mas também para dar relevo às práticas exitosas dos profissionais da educação que
atuam em diferentes esferas no Estado do Rio Grande do Sul.
Esta obra está organizada em três eixos estruturantes que se relacionam com a ação
formativa desenvolvida no Curso de Formação Continuada para professores e coordenadores
pedagógicos: o Eixo da Formação Continuada, que envolve questões relativas aos desafios
educacionais na contemporaneidade; o Eixo da Aprendizagem, que aborda a aprendizagem
como condição humana e sua implicação no processo de ensino e aprendizagem; o Eixo da
Organização, Planejamento e Acompanhamento da Ação Pedagógica, que traz para a pauta
os dispositivos legais que embasam a educação escolarizada e os documentos escolares como
princípios norteadores das práticas pedagógicas no contexto escolar; o Eixo da Avaliação, que
trata dos fundamentos teóricos das diferentes formas de avaliação escolarizada, entendida
como diagnósticos importantes para os desafios do cotidiano escolar.
Entretanto, tais eixos precisam conversar com outras questões relevantes e fundantes
deste tempo: o estudante do século XXI. Na era da tecnologia e da informação, há tempos não
somos mais os mesmos. Estamos absorvidos pelo ritmo acelerado de um mundo tecnológico e
globalizado.
O mundo está mudando rapidamente, e os alunos também. Dessa forma, não é mais
possível perceber a escola como instituição à parte deste mundo. Não há como desconsiderar as
invenções do cotidiano com as sensações e oportunidades oferecidas pelo universo multimídia
exterior. A Escola, assim como todas as outras organizações que estão no mundo, faz parte
deste grande contexto global de mudanças. Diante dessa complexidade, a escola deve estar
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 3
FORMAÇÃO DE PROFESSORES