Page 7 - Ação integrada de formação de professores
P. 7

jurídica. As Instituições executam, anualmente, mais de 1.200 projetos de extensão e mais de
           4.000 projetos de pesquisa. Todas essas iniciativas possibilitam uma aproximação das IES com
           a população, desempenhando um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida da
           população.

                 Na trajetória das instituições comunitárias do RS, que contam com mais de 50 anos de
           Ensino Superior impulsionando o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento através
           da realização de educação de qualidade, foi se construindo também uma relação histórica
           com  as redes públicas estadual e municipal, baseada  em princípios políticos, educativos,
           pedagógicos, epistemológicos e éticos. A formação de professores em nível de graduação e
           pós-graduação, há mais de cinco décadas, é vivenciada no cotidiano das ICES. São milhares
           de professores diplomados em diferentes cursos de licenciatura e que estão no exercício da
           profissão docente em escolas das redes pública e privada do nosso Estado. A formação de
           professores está na origem e marca fortemente a história dessas instituições, que não medem
           esforços para oportunizar espaços de formação, seja ela inicial ou continuada (especializações,
           mestrados e doutorados, além de cursos de extensão). Portanto, para evidenciar mais uma vez
           o seu compromisso social, o COMUNG realizou, em parceria com os Conselhos Regionais de
           Desenvolvimento - COREDES e a Secretaria de Estado da Educação/RS - SEDUC, a Formação
           Continuada para Coordenadores Pedagógicos e Professores da Rede Estadual de Ensino, fruto
           da Consulta Popular 2016-2017. As comunidades, no momento da escolha das demandas
           regionais, consideraram a formação  continuada de professores  como  uma possibilidade  de
           qualificar o processo educativo nas escolas públicas estaduais e de fomentar o desenvolvimento
           regional.
                 Dos 28 COREDES do Estado, 10 elegeram essa ação para a aplicação de recursos do
           orçamento público do Estado em 2017: Campanha, Centro Sul, Fronteira Oeste, Missões,
           Produção, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Taquari, Jacuí Centro e Rio da Várzea. Foi construída
           uma proposta de formação  para docentes  da Educação  Básica  do RS, cujo  objetivo foi
           oportunizar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-metodológico sobre
           temáticas relativas à ação no Ensino Fundamental e Médio, enfatizando questões referentes
           à aprendizagem,  estruturadas  em  três eixos  temáticos:  Aprendizagem;  Organização;
           Planejamento e Acompanhamento da Ação Educativa e Avaliação.
                 Foram certificados quase cinco mil professores e este livro registra o trabalho realizado.
           Os textos apontam uma síntese do processo formativo que concretizou a parceria do COMUNG
           com  a  Secretaria de  Estado  da  Educação  - SEDUC,  através  dos  COREDES.  Desejamos  que
           eles possam  ser utilizados como  ferramenta de aprimoramento no processo  educacional.
           Foi um intenso trabalho, coletivo e cooperativo, planejado de forma conjunta pelos docentes
           das universidades conveniadas e pelas equipes diretivas e pedagógicas da SEDUC, sendo os
           principais beneficiados os professores das redes públicas estadual e municipal, dos municípios
           que integram os vários COREDES.
                 O COMUNG, por meio de suas ICES sempre empenhadas em apoiar iniciativas que
           sejam referência para o desenvolvimento educacional de suas regiões, parabeniza a todos(as)
           os (as) docentes participantes da Formação Continuada e autores(as) da presente publicação.


                                         Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer

                                    Presidente do COMUNG e Reitora da UNISC





           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                    6
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12