Page 7 - Ação integrada de formação de professores
P. 7
jurídica. As Instituições executam, anualmente, mais de 1.200 projetos de extensão e mais de
4.000 projetos de pesquisa. Todas essas iniciativas possibilitam uma aproximação das IES com
a população, desempenhando um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida da
população.
Na trajetória das instituições comunitárias do RS, que contam com mais de 50 anos de
Ensino Superior impulsionando o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento através
da realização de educação de qualidade, foi se construindo também uma relação histórica
com as redes públicas estadual e municipal, baseada em princípios políticos, educativos,
pedagógicos, epistemológicos e éticos. A formação de professores em nível de graduação e
pós-graduação, há mais de cinco décadas, é vivenciada no cotidiano das ICES. São milhares
de professores diplomados em diferentes cursos de licenciatura e que estão no exercício da
profissão docente em escolas das redes pública e privada do nosso Estado. A formação de
professores está na origem e marca fortemente a história dessas instituições, que não medem
esforços para oportunizar espaços de formação, seja ela inicial ou continuada (especializações,
mestrados e doutorados, além de cursos de extensão). Portanto, para evidenciar mais uma vez
o seu compromisso social, o COMUNG realizou, em parceria com os Conselhos Regionais de
Desenvolvimento - COREDES e a Secretaria de Estado da Educação/RS - SEDUC, a Formação
Continuada para Coordenadores Pedagógicos e Professores da Rede Estadual de Ensino, fruto
da Consulta Popular 2016-2017. As comunidades, no momento da escolha das demandas
regionais, consideraram a formação continuada de professores como uma possibilidade de
qualificar o processo educativo nas escolas públicas estaduais e de fomentar o desenvolvimento
regional.
Dos 28 COREDES do Estado, 10 elegeram essa ação para a aplicação de recursos do
orçamento público do Estado em 2017: Campanha, Centro Sul, Fronteira Oeste, Missões,
Produção, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Taquari, Jacuí Centro e Rio da Várzea. Foi construída
uma proposta de formação para docentes da Educação Básica do RS, cujo objetivo foi
oportunizar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-metodológico sobre
temáticas relativas à ação no Ensino Fundamental e Médio, enfatizando questões referentes
à aprendizagem, estruturadas em três eixos temáticos: Aprendizagem; Organização;
Planejamento e Acompanhamento da Ação Educativa e Avaliação.
Foram certificados quase cinco mil professores e este livro registra o trabalho realizado.
Os textos apontam uma síntese do processo formativo que concretizou a parceria do COMUNG
com a Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, através dos COREDES. Desejamos que
eles possam ser utilizados como ferramenta de aprimoramento no processo educacional.
Foi um intenso trabalho, coletivo e cooperativo, planejado de forma conjunta pelos docentes
das universidades conveniadas e pelas equipes diretivas e pedagógicas da SEDUC, sendo os
principais beneficiados os professores das redes públicas estadual e municipal, dos municípios
que integram os vários COREDES.
O COMUNG, por meio de suas ICES sempre empenhadas em apoiar iniciativas que
sejam referência para o desenvolvimento educacional de suas regiões, parabeniza a todos(as)
os (as) docentes participantes da Formação Continuada e autores(as) da presente publicação.
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer
Presidente do COMUNG e Reitora da UNISC
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 6
FORMAÇÃO DE PROFESSORES