Page 11 - Ação integrada de formação de professores
P. 11

na modalidade a distância manteve sua tendência de crescimento, atingindo 46.8%, enquanto
           a modalidade presencial tem praticamente o mesmo número de alunos de 10 anos atrás, 53.2%
           das matrículas. A maioria dos alunos dos cursos de licenciatura é do sexo feminino (70.6%)
           e estudam numa instituição de Ensino Superior privada, diferentemente dos estudantes de
           licenciatura de  instituições públicas, que frequentam cursos  presenciais  (81.7%).  Na rede
           privada, prevalecem os cursos a distância, com quase 65% dos alunos.
                 Esta configuração na oferta dos cursos de licenciaturas no Brasil, segundo Grabowski
           (2018), já causa impactos não somente na falta de professores,  mas, fundamentalmente, na
           qualidade da formação dos docentes. É importante destacar que não é a EaD, em si, a causa
           das consequências negativas e imprevisíveis, mas o conjunto da política de formação e carreira
           docente, que transcorrem em cursos acelerados, em instituições privadas sem investimentos
           em pesquisa, com pouca inserção na realidade local e regional e, predominantemente, com
           oferta na modalidade a distância prematura e de qualidade duvidosa.
                 Em  contraposição  a esta lógica  mercantilista  preponderante, as  universidades
           comunitárias  continuam  pautando suas  políticas  institucionais  de  valorização  da  formação
           docente  com  qualidade  teórico-prática  e  compromisso  social  com  o  desenvolvimento  das
           regiões onde estão inseridas.


           COMUNG: O maior sistema de Educação Superior do Rio Grande do Sul


                                 Responsabilidade  ética,  política  e  profissional  do  ensinante lhe coloca  o  dever  de  se
                                 preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente.
                                 Esta atividade exige que sua preparação, sua  capacitação, sua formação  se  tornem
                                 processos permanentes. Sua experiência docente, se bem percebida e bem vivida, vai
                                 deixando claro que ela requer uma formação permanente do ensinante. Formação que
                                 se funda na análise crítica de sua prática (FREIRE, 2003).

                 Constituído oficialmente em 27 de abril de 1996, o COMUNG hoje representa uma
           série de conquistas para as instituições: programas e experiências compartilhadas, avaliação
           institucional, intercâmbios de professores e de alunos, qualificação e treinamento de
           funcionários  e professores, fórum  de tecnologia da informação,  integração entre diversos
           segmentos, como assessorias  jurídicas, recursos humanos, assessorias  de comunicação  e
           bibliotecários. Além disso, o Consórcio busca, de forma conjunta, por meio de convênios e
           políticas públicas, incentivos à formação acadêmica da população, à promoção de atividades
           artísticas e culturais, à formação de professores, bem como, o desenvolvimento de ações de
           inovação e de empreendedorismo, entre outras.

                 Integrado por 15 Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICES, o COMUNG
           é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, formando uma
           rede de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação que abrange quase todos os municípios do
           Estado. As instituições comunitárias distinguem-se pela forte vocação social, desempenhando
           um papel proativo na realidade social, política, econômica, cultural e histórica nas regiões onde
           atuam, gerando transformações que contribuem para o desenvolvimento de suas regiões com
           maior equidade e justiça social.

                 A concepção de educação  das  instituições do COMUNG tem duas  diretrizes que
           orientam seu fazer: estabelecer a educação como o principal instrumento de transformação






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   10
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16