Page 11 - Ação integrada de formação de professores
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na modalidade a distância manteve sua tendência de crescimento, atingindo 46.8%, enquanto
a modalidade presencial tem praticamente o mesmo número de alunos de 10 anos atrás, 53.2%
das matrículas. A maioria dos alunos dos cursos de licenciatura é do sexo feminino (70.6%)
e estudam numa instituição de Ensino Superior privada, diferentemente dos estudantes de
licenciatura de instituições públicas, que frequentam cursos presenciais (81.7%). Na rede
privada, prevalecem os cursos a distância, com quase 65% dos alunos.
Esta configuração na oferta dos cursos de licenciaturas no Brasil, segundo Grabowski
(2018), já causa impactos não somente na falta de professores, mas, fundamentalmente, na
qualidade da formação dos docentes. É importante destacar que não é a EaD, em si, a causa
das consequências negativas e imprevisíveis, mas o conjunto da política de formação e carreira
docente, que transcorrem em cursos acelerados, em instituições privadas sem investimentos
em pesquisa, com pouca inserção na realidade local e regional e, predominantemente, com
oferta na modalidade a distância prematura e de qualidade duvidosa.
Em contraposição a esta lógica mercantilista preponderante, as universidades
comunitárias continuam pautando suas políticas institucionais de valorização da formação
docente com qualidade teórico-prática e compromisso social com o desenvolvimento das
regiões onde estão inseridas.
COMUNG: O maior sistema de Educação Superior do Rio Grande do Sul
Responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se
preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente.
Esta atividade exige que sua preparação, sua capacitação, sua formação se tornem
processos permanentes. Sua experiência docente, se bem percebida e bem vivida, vai
deixando claro que ela requer uma formação permanente do ensinante. Formação que
se funda na análise crítica de sua prática (FREIRE, 2003).
Constituído oficialmente em 27 de abril de 1996, o COMUNG hoje representa uma
série de conquistas para as instituições: programas e experiências compartilhadas, avaliação
institucional, intercâmbios de professores e de alunos, qualificação e treinamento de
funcionários e professores, fórum de tecnologia da informação, integração entre diversos
segmentos, como assessorias jurídicas, recursos humanos, assessorias de comunicação e
bibliotecários. Além disso, o Consórcio busca, de forma conjunta, por meio de convênios e
políticas públicas, incentivos à formação acadêmica da população, à promoção de atividades
artísticas e culturais, à formação de professores, bem como, o desenvolvimento de ações de
inovação e de empreendedorismo, entre outras.
Integrado por 15 Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICES, o COMUNG
é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, formando uma
rede de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação que abrange quase todos os municípios do
Estado. As instituições comunitárias distinguem-se pela forte vocação social, desempenhando
um papel proativo na realidade social, política, econômica, cultural e histórica nas regiões onde
atuam, gerando transformações que contribuem para o desenvolvimento de suas regiões com
maior equidade e justiça social.
A concepção de educação das instituições do COMUNG tem duas diretrizes que
orientam seu fazer: estabelecer a educação como o principal instrumento de transformação
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 10
FORMAÇÃO DE PROFESSORES