Page 15 - Ação integrada de formação de professores
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Várias perspectivas caracterizam a articulação do desenvolvimento com a educação,
           sendo duas preponderantes: uma considera  a educação  como  efeito/consequência do
           desenvolvimento; a outra considera a educação como estratégia/ferramenta decisiva para o
           desenvolvimento. Torna-se necessário conceber uma terceira perspectiva, a de uma relação
           biunívoca e interativa (dialética), como sugere Carnoy (1990): a “educação é uma parte orgânica
           do processo de desenvolvimento”, mas “o próprio processo de desenvolvimento é educação”.


           Ação Integrada das ICES na Formação de Professores

                 Para as ICES do COMUNG, este Termo de Cooperação constituiu-se num desafio e numa
           oportunidade, pois implicou planejar e executar uma ação integrada enquanto consórcio, de
           forma coletiva, fortalecendo nossa natureza comunitária e regional, respeitando a singularidade
           de cada instituição e fortalecendo a cooperação enquanto estratégia.

                 A oferta destes cursos de formação de professores  e de coordenadores  pedagógicos
           de forma integrada por onze (11) instituições somente foi possível por algumas razões, entre
           as quais destacamos:  compromisso  com  a formação  de recursos  humanos, especialmente
           a formação de professores, nas diversas regiões em que as universidades estão inseridas;
           engajamento das universidades em projetos de desenvolvimento local e regional; concepção
           pedagógica e epistemológica unitária de formação da docência com compromisso social.
                 A  maioria das  universidades  comunitárias  estão  atuando há cerca  de  50 anos  nestas
           regiões e suas origens estão vinculadas à formação de professores para atuarem na Educação
           Básica  no território local.  Ou seja,  a formação  docente  é parte constitutiva e fundante da
           existência destas instituições. Esta ação é mais uma das inciativas que reafirmam estes vínculos
           e laços com os educadores, muitos dos quais são egressos das próprias universidades ofertantes
           do presente curso.
                 Segundo António Nóvoa e Pâmela Vieira (2017), a questão central da formação  de
           professores, em todo o mundo, prende-se à relação entre a formação e a profissão. Não se trata
           de insistir na ligação entre a teoria (que estaria nas universidades) e a prática (que estaria nas
           escolas). Esta dicotomia é pobre e estéril. Trata-se, isso sim, de compreender o modo como a
           formação deve estar ligada à profissão, e vice-versa. No caso da formação inicial, que deve ser
           de responsabilidade da universidade, é necessário assegurar maior presença dos professores
           e das culturas profissionais docentes, bem como, maior diálogo com as realidades escolares
           e sociais.  Às  universidades,  atribui-se a  capacidade  de  conhecimento  cultural e científico,
           intelectual, de proximidade com  a pesquisa e com  o pensamento crítico. Mas,  esquecemo-
           nos de que, às vezes, é apenas um conhecimento vazio, sem capacidade de interrogação e de
           criação.

                 O desenvolvimento  profissional,  que abrange todo  o ciclo  de vida docente, desde  a
           formação inicial até a aposentadoria, traduz uma ideia central para pensar os professores e a sua
           formação. Trata-se de compreender como se constrói uma identidade que é, ao mesmo tempo,
           individual e coletiva, desde o primeiro dia como estudante de uma licenciatura. É necessário
           recusar o consumismo de cursos, seminários e ações, que caracterizam o atual “mercado da
           formação”,  sempre  alimentado  por  um  sentimento  de  “desatualização”  dos  professores.  A
           única saída possível, segundo Nóvoa, é o investimento na construção de redes de trabalho e
           de práticas de formação baseadas na partilha e no diálogo profissional. As experiências mais
           interessantes estão localizadas nas escolas, em torno de projetos que são, ao mesmo tempo, de
           inovação pedagógica e de formação docente.



           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   14
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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