Page 18 - Ação integrada de formação de professores
P. 18

A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CONTORNOS DA CONSULTA
                  POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL




                   Sônia Maria Oliveira da Rosa , Josias Pereira Nunes , Virgínia Bobsin Tietbohl    3
                                                                          2
                                                  1


           Resumo: Este artigo toma como objeto os processos de escolarização e sua produtividade na formação
           continuada de professores  e gestores educacionais,  procurando compreender como  teoria e prática
           vêm se constituindo através das práticas e ações  pedagógicas engendradas na escola.  A sociedade
           contemporânea mergulha em relações sociais, políticas e econômicas  impactadas por outro ciclo
           civilizatório, envolvendo velocidade, conectividade e inovação. Nesse sentido, a governança, no âmbito
           das organizações, se inscreve na proposição de instituir estruturas de convivência mais harmônica,
           ampliando espaços administrativos. Também é nessa perspectiva que diferentes atores gerenciais
           como  a Secretaria de Estado  da Educação,  a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e o
           Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas organizam estratégias comuns para a formação
           dos profissionais da educação no território, envolvendo servidores públicos estaduais e municipais. Na
           esteira da inovação, o destaque está no Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor e suas implicações
           nesta modalidade, com arranjos possíveis para o desencadeamento da plataforma formativa desenhada
           para esta ação no Estado do Rio Grande do Sul. O texto apresenta a Consulta Popular como elemento
           importante no processo de escolhas das políticas públicas, por meio dos Conselhos Regionais de
           Desenvolvimento/RS, atendendo a perspectiva democrática deste modelo de gestão. Sublinha, ainda,
           a formação continuada como centralidade das ações pedagógicas, calcada na tríade: aprendizagem,
           metodologia e avaliação, envolvendo as áreas do conhecimento e também a gestão pedagógica das
           escolas inseridas no recorte territorial da Consulta Pública neste Estado. Assim, registramos aqui alguns
           fios condutores que se tramam, formando uma tessitura discursiva sobre a formação continuada no
           contexto educacional gaúcho.
           Palavras-chave: Formação Continuada. Marco  Regulatório do Terceiro  Setor. Consulta Popular.
           Governança. Prática Reflexiva.


           Introdução

                 Este artigo é fruto das nossas inquietudes enquanto profissionais e pesquisadores sobre
           temáticas na área de educação, entre elas, a tentativa  de compreender melhor a educação
           escolarizada, seu universo e suas implicações a partir da política pública voltada à formação
           dos profissionais da educação. A temática escolhida acompanha e, ao mesmo tempo, provoca
           ruídos na nossa história profissional enquanto gestores da rede pública estadual de educação



           1   Doutora em Educação. Unisinos. sonia-rosa@seduc.rs.gov.br/soninhamusical@gmail.com
           2   Advogado. Assessor Jurídico no Gabinete da Secretaria de Estado da Educação. josias-nunes@seduc.rs.gov.br
               - jpn.direito@gmail.com
           3   Doutoranda em Ciência da Educação. UNR/Argentina. Professora da Rede Pública Estadual. Advogada.
               Assessora  Jurídica no Gabinete  da Secretaria de Estado da Educação.  virginia@seduc.rs.gov.br
               - virginiabobsin@gmail.com


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   17
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23