Page 18 - Ação integrada de formação de professores
P. 18
A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CONTORNOS DA CONSULTA
POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL
Sônia Maria Oliveira da Rosa , Josias Pereira Nunes , Virgínia Bobsin Tietbohl 3
2
1
Resumo: Este artigo toma como objeto os processos de escolarização e sua produtividade na formação
continuada de professores e gestores educacionais, procurando compreender como teoria e prática
vêm se constituindo através das práticas e ações pedagógicas engendradas na escola. A sociedade
contemporânea mergulha em relações sociais, políticas e econômicas impactadas por outro ciclo
civilizatório, envolvendo velocidade, conectividade e inovação. Nesse sentido, a governança, no âmbito
das organizações, se inscreve na proposição de instituir estruturas de convivência mais harmônica,
ampliando espaços administrativos. Também é nessa perspectiva que diferentes atores gerenciais
como a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e o
Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas organizam estratégias comuns para a formação
dos profissionais da educação no território, envolvendo servidores públicos estaduais e municipais. Na
esteira da inovação, o destaque está no Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor e suas implicações
nesta modalidade, com arranjos possíveis para o desencadeamento da plataforma formativa desenhada
para esta ação no Estado do Rio Grande do Sul. O texto apresenta a Consulta Popular como elemento
importante no processo de escolhas das políticas públicas, por meio dos Conselhos Regionais de
Desenvolvimento/RS, atendendo a perspectiva democrática deste modelo de gestão. Sublinha, ainda,
a formação continuada como centralidade das ações pedagógicas, calcada na tríade: aprendizagem,
metodologia e avaliação, envolvendo as áreas do conhecimento e também a gestão pedagógica das
escolas inseridas no recorte territorial da Consulta Pública neste Estado. Assim, registramos aqui alguns
fios condutores que se tramam, formando uma tessitura discursiva sobre a formação continuada no
contexto educacional gaúcho.
Palavras-chave: Formação Continuada. Marco Regulatório do Terceiro Setor. Consulta Popular.
Governança. Prática Reflexiva.
Introdução
Este artigo é fruto das nossas inquietudes enquanto profissionais e pesquisadores sobre
temáticas na área de educação, entre elas, a tentativa de compreender melhor a educação
escolarizada, seu universo e suas implicações a partir da política pública voltada à formação
dos profissionais da educação. A temática escolhida acompanha e, ao mesmo tempo, provoca
ruídos na nossa história profissional enquanto gestores da rede pública estadual de educação
1 Doutora em Educação. Unisinos. sonia-rosa@seduc.rs.gov.br/soninhamusical@gmail.com
2 Advogado. Assessor Jurídico no Gabinete da Secretaria de Estado da Educação. josias-nunes@seduc.rs.gov.br
- jpn.direito@gmail.com
3 Doutoranda em Ciência da Educação. UNR/Argentina. Professora da Rede Pública Estadual. Advogada.
Assessora Jurídica no Gabinete da Secretaria de Estado da Educação. virginia@seduc.rs.gov.br
- virginiabobsin@gmail.com
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 17
FORMAÇÃO DE PROFESSORES