Page 22 - Ação integrada de formação de professores
P. 22

do Sul, 10 (dez) elegeram a referida temática como prioridade para a aplicação de recursos do
           orçamento público do Estado em 2017  .
                                                    7
                 Especificamente na rede pública estadual de ensino, a formação atingiu docentes
           inseridos em 309 (trezentos e nove) escolas estaduais. Ainda, foram beneficiados docentes
           vinculados às redes públicas municipais de 63 (sessenta e três) municípios, uma vez que a
           formação também foi extensiva a eles.

                 Consigna-se que, para viabilizar a participação dos professores municipais, o Estado do
           Rio Grande do Sul, por meio da SEDUC, firmou convênio com os municípios integrantes dos
           10 COREDEs mencionados.

                 Assim sendo, tendo em vista a solicitação do Fórum dos COREDEs para que a formação
           fosse realizada por instituição de ensino com inserção regional, a exemplo das comunitárias,
           a Assessoria Jurídica da SEDUC, com o auxílio da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado
           - CAGE identificou no recente Marco Regulatório das Organizações da Sociedade  Civil, a
           viabilidade jurídica  para atendimento do pleito do Fórum.
                               8
                 Nessa perspectiva, a Administração  Pública Estadual, notadamente, a Secretaria da
           Educação estruturou-se para atender a nova realidade trazida pelo referido Marco Regulatório,
           que nada mais fez do que simplificar e otimizar processos, bem como, valorizar e fortalecer a
           relação do Estado com o Terceiro Setor.

                 Ressalta-se,  assim,  que a aludida  Lei  Federal traz possibilidade  de  dispensa  do
           chamamento público, a qual poderá ocorrer no caso de atividades voltadas ou vinculadas a
           serviços de educação, desde que executadas por organizações da sociedade civil previamente
           credenciadas pelo órgão gestor da respectiva política.
                 No âmbito da SEDUC, o Senhor Secretário editou a Portaria nº 139/2017, publicada no
           DOE do dia 13 de junho de 2017, a qual dispõe sobre os critérios e os procedimentos para o
           credenciamento de organizações da sociedade civil com atuação na área da educação, com a
           finalidade de realizar formação continuada de professores.
                 Em  consonância  com  os  princípios da  legalidade,  impessoalidade,  moralidade
           administrativa, publicidade e isonomia, bem como, para conferir transparência às parcerias
           celebradas com organizações da sociedade civil, a Secretaria de Estado da Educação também
           tornou público o Edital de Credenciamento de OSCs em seu sítio.
                 Para a aplicação  dos  recursos  destinados  a essa  prioridade,  a Secretaria de  Estado
           da Educação, dentre as 12 OSCs credenciadas, escolheu o Consórcio das Universidades
           Comunitárias Gaúchas – COMUNG para a parceria – vindo a firmar com esse, Termo de
           Colaboração – por considerar sua abrangência e capilaridade, condições fundamentais para o
           êxito no processo de formação continuada de professores, de forma regionalizada.

                 Importante ressaltar,  ainda,  que o  COMUNG  atuou em  rede  com  as  instituições
           comunitárias credenciadas pela SEDUC, em estrita observância ao que dispõe o art. 35-A da
           aludida Lei, que, por sua vez, permite a atuação em rede, por duas ou mais organizações da



           7   Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento  – COREDEs  que elegeram a formação  continuada são os
               seguintes: Alto Jacuí, Campanha, Centro Sul, Fronteira Oeste, Missões, Produção, Vale do Rio dos Sinos, Vale
               do Taquari, Jacuí Centro e Rio da Várzea.
           8   No âmbito normativo estadual, sobreveio o Decreto nº 53.175/2016 e a Instrução Normativa da CAGE nº
               05/2016, os quais regulamentaram a Lei Federal nº 13.019/2014, bem como criaram os mecanismos jurídico-
               administrativos para a viabilização das parcerias com o Terceiro Setor.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   21
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27