Page 20 - Ação integrada de formação de professores
P. 20

Anualmente, o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população.
           Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo com critérios como a população
           de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

                 Definido o valor para cada  região, o governo e os Conselhos  Regionais de
           Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Assembleias Públicas
           Regionais, Assembleias Públicas Municipais  e Assembleias  Regionais Ampliadas.  Nos
           encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos
           na votação da Consulta Popular.
                 A cédula de votação é específica para cada COREDE, contendo os projetos definidos
           pelos cidadãos da respectiva região. Realizada a votação e apurados os votos, os resultados são
           remetidos à Secretaria Estadual do Planejamento, que é responsável pela elaboração do projeto
           da Lei Orçamentária Anual (LOA).
                 A LOA compreende as receitas e as despesas da administração direta e indireta do
           Estado do Rio Grande do Sul, seus fundos, órgãos – inclusive suas fundações e autarquias – e
           contém um anexo com os projetos definidos através da Consulta Popular. O orçamento deve
           ser compatível com o Plano Plurianual (PPA) e estar em conformidade com a Lei de Diretrizes
           Orçamentárias (LDO), sendo votado pela Assembleia Legislativa.
                 O processo  da Consulta Popular tem início com  uma Assembleia  Pública Regional,
           em cada uma das regiões dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES). Esta
           assembleia é aberta à população. Nela o governo apresenta a situação financeira e orçamentária
           do Estado e os COREDES, o seu Plano Estratégico de Desenvolvimento, que servirá de base
           para a discussão das demandas de cada região.
                 O passo seguinte é a realização de Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais
           nos 497 municípios do Estado, quando são discutidas e escolhidas as prioridades do município,
           que, posteriormente, irão compor a cédula de votação da Consulta Popular. Essas Assembleias
           são abertas a todos os cidadãos do município, podendo votar os maiores de 16 anos. É nesta
           etapa que são eleitos os delegados para a Assembleia Regional Ampliada, que definirá a cédula
           de votação da região na Consulta Popular.
                 A terceira etapa são as Assembleias Regionais Ampliadas. Elas são constituídas pela
           Assembleia do COREDE da região, pela Comissão Regional escolhida na primeira etapa (a
           Assembleia Pública Regional) e pelos delegados eleitos nas Assembleias Municipais, atribuindo
           a cada delegado um voto. A partir das prioridades apontadas nas assembleias municipais, a
           Assembleia Regional Ampliada estabelece as demandas que farão parte da cédula de votação
           da Consulta Popular.

                 Garantidas as etapas anteriores, a votação da Consulta Popular acontece. Assim se dá a
           escolha das demandas do Plano Estratégico de Desenvolvimento das regiões, que constarão no
           Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
                 Esse  mecanismo  democrático  viabilizou a inserção  da  formação  continuada  como
           prioridade em alguns COREDES, tornando possível a governança nesta temática. O movimento
           híbrido das secretarias estaduais envolvidas (planejamento e gestão e educação), da sociedade
           (voto), do Consórcio das Universidades Comunitárias e das prefeituras envolvidas formam o
           arcabouço deste projeto, que prima pela formação continuada dos profissionais da educação
           (estaduais e municipais) na perspectiva de território.






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   19
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25