Page 16 - Ação integrada de formação de professores
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É nesta mesma perspectiva que Paulo Freire condiciona a melhoria da qualidade da
           educação à formação permanente dos educadores, que se funda na prática de analisar a prática
           de ensino. Por isso, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o
           da reflexão crítica sobre a prática. É pensando a prática de hoje, ou de ontem, que se pode
           melhorar a próxima prática. Práticas são vivências reais e presenciais.


           Avaliação provisória

                 Após o encerramento dos cursos em outubro de 2018, o GT que congregou estas onze
           (11) universidades, através de seus coordenadores e representantes, realizou uma avaliação
           provisória  coletiva, destacando  os  resultados  positivos  desta  cooperação  e identificando
           obstáculos que impactaram a ação, tanto no processo como nos resultados.
                 Com base em retornos recebidos por parte dos participantes nos cursos, foi possível
           elencar alguns elementos relevantes e positivos, entre os quais se destacaram: os encontros
           presenciais foram o ponto alto da formação; o material dos cursos é de alta qualidade, que
           será utilizado inclusive dentro das ICES; o trabalho em conjunto nas 11 ICES – diante da
           complexidade - teve um resultado excelente; as ICES já estão recebendo novos pedidos para
           a realização de outras formações nos municípios; as instituições estão produzindo, a partir
           das percepções, outras possibilidades de formação; foi relevante a interação entre professores
           municipais e estaduais; há o sentimento de que a formação  não terminou – sentimento de
           continuidade; reforço da importância do papel das Universidades; vários municípios pararam
           para que os  professores  pudessem  fazer a formação  em serviço;  em  vários  municípios,
           foi  a única  formação  do ano  que os  professores  tiveram; muitas  interações  e trocas  foram
           possibilitadas; docentes se sentiram valorizados; possibilidade de aprendizagem tecnológica;
           Universidades Comunitárias reforçando o seu papel e contribuindo para o desenvolvimento
           regional do Estado do Rio Grande do Sul.

                 Algumas dificuldades  foram identificadas no processo  e causaram impactos no
           andamento das atividades, tais como: prazos exíguos para a realização das tarefas EAD;
           pouco envolvimento, apoio e comunicação, por parte de algumas CRES e SMEDS; choque de
           horários de atividades que impossibilitaram a participação dos cursistas; a não de liberação dos
           professores pela escola, para participarem da formação; dificuldade de acesso a computadores
           com internet e, consequentemente, dificuldade na realização de atividades em EAD; alguns
           questionaram o porquê de não poderem escolher a temática da formação; baixa adesão aos
           encontros presencias (difícil acesso, meio rural,...); desinteresse de algumas escolas e de parte
           dos cursistas na frequência e na realização das atividades; influências de questões políticas
           (ano eleitoral e relações com governo).
                 As instituições de Ensino Superior, formadoras de professores, buscaram oportunizar
           nesta proposta, uma formação  que estivesse em consonância  com  a realidade com  que o
           professor já se depara nas escolas, com o hibridismo em que se situam os processos de ensino
           e aprendizagem reais. A partir da formação inicial e continuada das universidades, construir
           propostas formativas que proporcionem ao professor a inserção em diferentes campos
           educativos, através de projetos articulados entre as instituições formadoras, os sistemas de
           ensino e suas escolas, deve constituir um esforço comum em torno de políticas públicas de
           Estado. Inserir os professores das redes públicas em projetos extensionistas, de pesquisa,
           em programas de pós-graduação stricto sensu deve ser o compromisso de todos os gestores
           educacionais do presente e do futuro.




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   15
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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