Page 14 - Ação integrada de formação de professores
P. 14

COREDEs               VALOR CP         UNIVERSIDADES          Nº PROFESSORES
               6     COREDE PRODUÇÃO              R$ 460.844,39            UPF                    540
                     COREDE VALE RIO DOS                          LA SALLE, UNISINOS e
               7                                  R$ 732.149,09                                   900
                     SINOS                                              FEEVALE
                     COREDE VALE DO
               8                                  R$ 506.539,62         UNIVATES                  630
                     TAQUARI
               9     COREDE JACUÍ CENTRO          R$ 286.388,51      UNISC e UNIFRA               345
              10     COREDE RIO DA VÁRZEA         R$ 181.057,50            URI                    378
            TOTAL               10               R$ 4.274.511,83            11                   5.571


                 Considerando os valores reservados pela Consulta Popular, as universidades
           organizadas no COMUNG estruturaram dois cursos de extensão, de 60 horas cada, com oferta
           em cada um dos 64 municípios que elegeram esta demanda. Considerando que o planejamento
           foi coletivo e integrado, otimizando estruturas e gastos, foi possível viabilizar a formação para,
           aproximadamente, 5.571 docentes. Com apoio dos Coredes e ampla divulgação do COMUNG,
           seis mil e trinta  e quatro (6.034) professores se inscreveram nos dois cursos, excedendo o
           número de vagas previstas em todas as regiões, exceto em uma.

                 O desenvolvimento de um Estado ou região não depende exclusivamente da educação,
           mas de um conjunto de políticas que se organizam, se articulam e se implementam ao longo
           de um processo histórico, cabendo à educação importante função estratégica neste processo de
           desenvolvimento. Porém, nem a Educação Básica, nem a Educação Superior, por si só, gerarão
           desenvolvimento, trabalho e renda.
                 Mas,  também  se  reconhece  que a  educação ocupou  funções  estratégicas  em  todas  as
           regiões que construíram um planejamento estratégico soberano e autônomo, integrando todas
           as dimensões da sociedade: social, econômica, cultural, tecnológica, ambiental e educacional.
                 A opção por discutir a educação com o desenvolvimento local e regional – tanto para
           o COMUNG como para os Coredes -, justifica-se, entre outras razões, por dois movimentos
           e dinâmicas da sociedade moderna: a contradição em processo da dinâmica local e regional
           frenta à globalização e o movimento destrutivo, ditado pela dinâmica da economia de mercado,
           em relação ao contramovimento, definido por uma postura defensiva de uma sociedade que
           enfrenta transformações.

                 De  acordo  com  o  pensamento  do  economista Celso  Furtado, um  projeto de
           desenvolvimento é a única possibilidade de garantir a humanização da vida da maioria dos
           brasileiros. Está em jogo, para ele, mais do que o problema de o país atingir os patamares
           de riqueza baseados em índices formais. Sua preocupação é com a transformação global da
           sociedade,  com  a incorporação  de  padrões  institucionais,  culturais  e  econômicos,  que nos
           aproximem da concepção de modernidade.
                 Sendo assim, o desenvolvimento não se resume somente ao crescimento econômico de
           um país ou de uma região, mas implica melhoria das condições e da qualidade de vida de
           seus cidadãos, a redução das desigualdades sociais e das desigualdades regionais, superando
           a exclusão, a miséria material e intelectual, a pobreza e a opressão. Sempre é bom não perder
           de vista que o trabalho pode degradar o homem, a vida social pode oprimi-lo e a cultura pode
           aliená-lo, ideologizando-o. Nesse contexto, a educação é essencial para um projeto nacional
           justo e emancipatório.




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   13
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19