Page 14 - Ação integrada de formação de professores
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COREDEs VALOR CP UNIVERSIDADES Nº PROFESSORES
6 COREDE PRODUÇÃO R$ 460.844,39 UPF 540
COREDE VALE RIO DOS LA SALLE, UNISINOS e
7 R$ 732.149,09 900
SINOS FEEVALE
COREDE VALE DO
8 R$ 506.539,62 UNIVATES 630
TAQUARI
9 COREDE JACUÍ CENTRO R$ 286.388,51 UNISC e UNIFRA 345
10 COREDE RIO DA VÁRZEA R$ 181.057,50 URI 378
TOTAL 10 R$ 4.274.511,83 11 5.571
Considerando os valores reservados pela Consulta Popular, as universidades
organizadas no COMUNG estruturaram dois cursos de extensão, de 60 horas cada, com oferta
em cada um dos 64 municípios que elegeram esta demanda. Considerando que o planejamento
foi coletivo e integrado, otimizando estruturas e gastos, foi possível viabilizar a formação para,
aproximadamente, 5.571 docentes. Com apoio dos Coredes e ampla divulgação do COMUNG,
seis mil e trinta e quatro (6.034) professores se inscreveram nos dois cursos, excedendo o
número de vagas previstas em todas as regiões, exceto em uma.
O desenvolvimento de um Estado ou região não depende exclusivamente da educação,
mas de um conjunto de políticas que se organizam, se articulam e se implementam ao longo
de um processo histórico, cabendo à educação importante função estratégica neste processo de
desenvolvimento. Porém, nem a Educação Básica, nem a Educação Superior, por si só, gerarão
desenvolvimento, trabalho e renda.
Mas, também se reconhece que a educação ocupou funções estratégicas em todas as
regiões que construíram um planejamento estratégico soberano e autônomo, integrando todas
as dimensões da sociedade: social, econômica, cultural, tecnológica, ambiental e educacional.
A opção por discutir a educação com o desenvolvimento local e regional – tanto para
o COMUNG como para os Coredes -, justifica-se, entre outras razões, por dois movimentos
e dinâmicas da sociedade moderna: a contradição em processo da dinâmica local e regional
frenta à globalização e o movimento destrutivo, ditado pela dinâmica da economia de mercado,
em relação ao contramovimento, definido por uma postura defensiva de uma sociedade que
enfrenta transformações.
De acordo com o pensamento do economista Celso Furtado, um projeto de
desenvolvimento é a única possibilidade de garantir a humanização da vida da maioria dos
brasileiros. Está em jogo, para ele, mais do que o problema de o país atingir os patamares
de riqueza baseados em índices formais. Sua preocupação é com a transformação global da
sociedade, com a incorporação de padrões institucionais, culturais e econômicos, que nos
aproximem da concepção de modernidade.
Sendo assim, o desenvolvimento não se resume somente ao crescimento econômico de
um país ou de uma região, mas implica melhoria das condições e da qualidade de vida de
seus cidadãos, a redução das desigualdades sociais e das desigualdades regionais, superando
a exclusão, a miséria material e intelectual, a pobreza e a opressão. Sempre é bom não perder
de vista que o trabalho pode degradar o homem, a vida social pode oprimi-lo e a cultura pode
aliená-lo, ideologizando-o. Nesse contexto, a educação é essencial para um projeto nacional
justo e emancipatório.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 13
FORMAÇÃO DE PROFESSORES