Page 10 - Ação integrada de formação de professores
P. 10
O COMPROMISSO DO COMUNG COM A FORMAÇÃO
PROFESSORES
1
Gabriel Grabowski , Lia Maria Herzer Quintana , Carmen Lúcia de Lima Helfer 3
2
Resumo: Este artigo destaca o protagonismo e o compromisso do Consórcio das Universidades Gaúchas
(COMUNG) com a formação dos professores no Brasil e, especialmente, no Estado do Rio Grande do
Sul. Toma como referência a oferta de dois Cursos de Formação Continuada, desenvolvidos em 2018,
em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes/RS), com a Secretaria de Estado
da Educação e as Secretarias Municipais de Educação. Os cursos envolveram a participação de seis mil
professores destas redes públicas e reafirmaram o compromisso destas Instituições Comunitárias de
Ensino Superior (ICES) com a educação gaúcha, integrada com um projeto de desenvolvimento.
Palavras-chave: Formação de Professores. COMUNG e Coredes. Desenvolvimento e Educação.
Introdução
Neste texto, apresentamos o Consórcio das Universidades Gaúchas – COMUNG e seu
protagonismo histórico na formação de professores, expressos, neste caso particular, numa
parceria destas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), com os Conselhos
Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e o Governo do Estado do RGS, em torno da oferta
de dois cursos de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos, nas
redes públicas, no Estado do RS.
Trata-se de estudo documental e bibliográfico, desenvolvido pelos autores, enquanto
sujeitos envolvidos diretamente, seja na coordenação e/ou como dirigentes do COMUNG neste
período. Todo o processo de planejamento, elaboração dos cursos, oferta, acompanhamento e
avaliação deu-se através de um Grupo de Trabalho (GT). Este trabalho coletivo envolveu onze
(11) ICES do COMUNG, durante um período de 14 meses: setembro de 2017 até novembro
2018.
Esta oferta de formação continuada para professores está inserida em programas e
políticas institucionais destas instituições, em desenvolvimento há décadas, em diversas
regiões do estado. O desafio da formação docente é cada vez mais complexo e requer seriedade
e respeito à carreira dos formadores.
Conforme Censo da Educação Superior de 2017, publicado pelo INEP/MEC, os cursos
de licenciaturas – formação de professores – tinham 1.589.440 alunos matriculados em 2017, o
que representa 19,3% do total de alunos na Educação Superior do Brasil. Em 2017, a matrícula
1 Doutorado em Educação pela UFRGS. Professor pesquisador da Universidade Feevale e IPA. E-mail:
gabriel.grabowski@uol.com.br
2 Mestre em Engenharia Civil. Reitoria da URCAMP. E-mail: lia.maria.quintana@gmail.com
3 Mestre em Educação. Reitora da UNISC. E-mail: carmenh@unisc.br
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 9
FORMAÇÃO DE PROFESSORES