Page 5 - Ação integrada de formação de professores
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atenta e se comprometer com a educação e entender as transformações, porque elas vão ditar
as competências exigidas neste século. Nesse sentido, além das competências cognitivas, outras
competências são importantes no processo educativo: as competências socioemocionais.
Alguns movimentos no Estado do Rio Grande do Sul vêm corroborando a ideia da
formação integral do sujeito, como, por exemplo, o Referencial Curricular Gaúcho, construído
por profissionais da educação do Estado, nas diferentes esferas. O documento apresenta não
apenas o currículo formal cognitivo, mas um conjunto de competências e habilidades que
precisam ser trabalhadas em sala de aula, primando por uma educação de qualidade e de
equidade. O ano de 2018 foi marcado por diferentes movimentos no Estado, que possibilitaram
tal construção. Uma vez homologado pelo Conselho Estadual de Educação e pela União
Nacional dos Conselhos Municipais do RS, será um documento orientador na elaboração dos
currículos escolares.
Colaborar, criar, pesquisar, compartilhar são conceitos e iniciativas que, cada vez mais,
deverão fazer parte do processo de ensino e aprendizagem. Essas são as exigências do século 21,
pois tudo muda rapidamente. As salas de aulas devem, aos poucos, transformar-se em espaços
de desenvolvimento de competências, sendo a pesquisa e a troca de ideias e experiências
colaborativas as bases do conhecimento, no lugar da simples replicação de conteúdo.
Assim, a formação continuada é estratégica para o enfrentamento dos desafios deste
século em que a criatividade, a pesquisa permanente, os usos da tecnologia e a inovação
apontam outras ações formativas necessárias para a educação pública deste tempo.
Ronald Krummenauer
Secretário de Estado da Educação
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 4
FORMAÇÃO DE PROFESSORES