Page 5 - Ação integrada de formação de professores
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atenta e se comprometer com a educação e entender as transformações, porque elas vão ditar
           as competências exigidas neste século. Nesse sentido, além das competências cognitivas, outras
           competências são importantes no processo educativo: as competências socioemocionais.

                 Alguns movimentos no Estado do Rio Grande do Sul vêm corroborando a ideia da
           formação integral do sujeito, como, por exemplo, o Referencial Curricular Gaúcho, construído
           por profissionais da educação do Estado, nas diferentes esferas. O documento apresenta não
           apenas o currículo formal cognitivo, mas um conjunto de competências e habilidades que
           precisam ser trabalhadas em sala de aula, primando por uma educação de qualidade e de
           equidade. O ano de 2018 foi marcado por diferentes movimentos no Estado, que possibilitaram
           tal construção. Uma vez homologado pelo Conselho Estadual de Educação  e pela União
           Nacional dos Conselhos Municipais do RS, será um documento orientador na elaboração dos
           currículos escolares.
                 Colaborar, criar, pesquisar, compartilhar são conceitos e iniciativas que, cada vez mais,
           deverão fazer parte do processo de ensino e aprendizagem. Essas são as exigências do século 21,
           pois tudo muda rapidamente. As salas de aulas devem, aos poucos, transformar-se em espaços
           de desenvolvimento  de competências,  sendo  a pesquisa e a troca de ideias  e experiências
           colaborativas as bases do conhecimento, no lugar da simples replicação de conteúdo.
                 Assim, a formação continuada é estratégica para o enfrentamento dos desafios deste
           século em que a criatividade, a pesquisa permanente, os usos  da tecnologia e a inovação
           apontam outras ações formativas necessárias para a educação pública deste tempo.




                                                Ronald Krummenauer

                                           Secretário de Estado da Educação









































           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                    4
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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