Page 8 - Ação integrada de formação de professores
P. 8
SUMÁRIO
O COMPROMISSO DO COMUNG COM A FORMAÇÃO PROFESSORES .............9
Gabriel Grabowski, Lia Maria Herzer Quintana, Carmen Lúcia de Lima Helfer
A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CONTORNOS DA CONSULTA
POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL ...................................17
Sônia Maria Oliveira da Rosa, Josias Pereira Nunes, Virgínia Bobsin Tietbohl
FORMAÇÃO DE PROFESSORES HOJE: DEMANDAS E DESAFIOS ......................27
Adriana Bragagnolo, Elisa Mainardi, Luciane Spanhol Bordignon
FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO SÉCULO XXI:
DEMANDAS E DESAFIOS ..................................................................................................38
Ângela Susana Jagmin Carretta, Elisabeth Cristina Drumm, Gicieli Hohemberger Barúa,
Jane Margarete Vilaverde Gomes, Paula Lemos Silveira
A APRENDIZAGEM COMO CONDIÇÃO HUMANA E O SUJEITO DO
CONHECIMENTO: SABERES DOCENTES INERENTES AO PROCESSO
EDUCATIVO ...........................................................................................................................53
José Pedro Boufleuer, Paulo Evaldo Fensterseifer, Maria Regina Johann,
Vânia Lisa Fischer Cossetin
PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
NO SÉCULO XXI. APRENDER A APRENDER NA SOCIEDADE DA
INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO .......................................................................64
Dinara Bortoli Tomasi, Lizandra Andrade Nascimento, Marinês Ulbriki Costa
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PRÁTICA DOCENTE EM
INTERLOCUÇÃO ...................................................................................................................76
Fabiane Olegário, Flávia Zanatta, Makeli Aldrovandi
BNCC E A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS:
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO ................83
Ana Cristina Ghisleni, Laura Dalla Zen, Fabiane Bitello Pedro
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 7
FORMAÇÃO DE PROFESSORES