Page 25 - Ação integrada de formação de professores
P. 25

Dessa maneira, as políticas públicas para os diferentes níveis e modalidades de ensino,
           neste contexto, pretendem propor uma coerência interna  das políticas educacionais, sua
           organicidade na busca de um reordenamento da educação, evidenciando o caráter de gestão
           descentralizadora  e democrática  realizada por meio  desta pasta pública. Bauman  (2000)
           sublinha que

                                 [...] a arte da política se for democrática, é a arte de desmontar os limites à liberdade dos
                                 cidadãos; mas também a arte de autolimitação: a de libertar os indivíduos para capacitá-
                                 los a traçar, individual e coletivamente, seus próprios limites individuais e coletivos
                                 (BAUMAN, 2000, p. 12).

                 A formação  continuada está inscrita em significados  produzidos  pelos educadores
           que partilham os discursos pedagógicos, que organizam e regulam as práticas docentes,
           estabelecendo regras, normas e convenções.  Varela (2002, p. 93) observa que os saberes
           pedagógicos são o resultado, em boa parte, da articulação dos processos  que levaram à
           pedagogização dos  conhecimentos  e à disciplinarização  interna dos  saberes. Dessa  forma,
           ações  como estas permitem um terreno no qual os professores  discutem  e questionam
           os  diversos  discursos  e práticas culturais. O ganho pedagógico dessa  abordagem está
           na desnaturalização  dos  discursos  apresentados  como  verdades  únicas.  Nessa  esteira de
           pensamento, a produtividade está justamente nas formações continuadas, nas discussões
           abertas a contestações e nas críticas produtivas. Assim,  a pedagogia torna-se uma prática
           cultural que deve ser de responsabilidade ética e política de quem a pratica. Então, a formação
           continuada não é um processo inocente e neutro. Pelo contrário, ela é portadora de questões
           sociais e significativas que tensionam e problematizam as situações desse tempo. Trata-se
           de  um  campo  produzido  social  e culturalmente no  qual estão  implicados  valores,  crenças,
           interesses e saberes em disputa pelos sujeitos envolvidos nesse processo.

                 Entretanto, nada disso  faz sentido  se os  efeitos  da  formação  continuada não forem
           internalizados nos saberes e fazeres de sala de aula. É preciso que tais políticas tenham
           continuidade nos contextos escolares. Espaços de discussão, problematização, reflexão e ação
           são  imprescindíveis  para a atuação docente, considerando  os  eixos aqui abordados.  Além
           disso, cabe a provocação: quem são os sujeitos do século XXI que estamos formando? De que
           forma  os  eixos formativos  e seus  desdobramentos  implicam  nos  estudantes em tempos  de
           complexidade? Indubitavelmente,  estas reflexões/indagações não serão respondidas neste
           texto, mas se constituem como elementos importantes a serem pensados e discutidos também
           nos espaços formativos, podendo constituir outros fios que precisam ser tramados na teia da
           formação docente.


           Concluindo provisoriamente

                 O conjunto de ações  voltadas à formação  continuada tencionaram inúmeras práticas
           didático-pedagógicas  nas redes  educacionais  do Estado  e dos  Municípios  envolvidos  nesta
           ação. O projeto pensado de forma colaborativa mobilizou as Secretarias de Estado (Educação -
           Planejamento e Gestão), as Secretarias Municipais de Educação e as Universidades Comunitárias
           por meio do COMUNG. Nessa perspectiva de governança, foi possível pensar e agir de forma
           estratégica, a fim de enfrentar as dificuldades diagnosticadas. Os relatos e as experiências dos
           profissionais da educação designados para tal acompanhamento pulverizaram e provocaram
           outras discussões em rede, tendo os eixos articulados na formação continuada como outras
           possibilidades, outras lentes e outros caminhos.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   24
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30