Page 30 - Ação integrada de formação de professores
P. 30

comunitárias de Educação Superior inserem-se num marco diferencial das IES de orientação
           comercial.  Conforme  Franco  e Longhi, “o caráter alternativo tem expressão no esforço  de
           conferir ao segmento das IES comunitárias um traço diferenciador daquelas particulares de
           orientação comercial, e de entendê-las, mesmo que privadas, em uma perspectiva de instituições
           públicas não estatais” (2009, p.186).
                 A lei  que dispõe sobre a definição, a qualificação, as prerrogativas e as finalidades
                       7
           das  Instituições  Comunitárias  de Educação  Superior (ICES)  foi sancionada  em  novembro
           de 2013. Esta lei descreve características básicas para a qualificação das UC; constituição na
           forma de associação  ou fundação de direito privado; patrimônio pertencente à sociedade
           civil ou ao poder público; não distribuição da sua renda; aplicação integral dos recursos nas
           suas atividades; desenvolvimento permanente de ações comunitárias. As ICES contam com
           as  seguintes prerrogativas: têm acesso  aos  editais  de  órgãos  governamentais  de  fomento
           direcionados  às instituições  públicas; recebem recursos  orçamentários  do  poder  público.
           Acredita-se que a legislação veio reconhecer o papel das instituições comunitárias e precisar a
           sua real identidade.
                 As IES comunitárias foram criadas na década de 1940 e consolidadas na década de 1980,
           totalizando, em 2013, 68 instituições agregadas à Associação  Brasileira das Universidades
           Comunitárias (ABRUC) .
                                    8
                 No Rio Grande do Sul, as universidades comunitárias organizam-se no Consórcio das
           Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), criado em 1996. Atualmente, conta com 15
           universidades associadas . Em Santa Catarina, as universidades comunitárias organizam-se na
                                     9
           Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), fundada em 1974 e congrega
           16 fundações educacionais, criadas com apoio do Governo do Estado e de Prefeituras.
                 Na esteira da Educação Superior, as UC situam-se no espaço público não-estatal. Por
           suas características, elas têm potencial para enfrentar os desafios da educação na sociedade
           contemporânea.

           2. Formação docente e formação continuada em rede

                                                                              Eu perco o chão, eu não acho as palavras,
                                                                                 Eu ando tão triste, eu ando pela sala,
                                                                                                  Eu perco a hora
                                                                                                 Eu chego no fim,
                                                                                           Eu deixo a porta aberta,
                                                                                           Não moro mais em mim!
                                                                                              Adriana Calcanhoto

           7   Lei nº 12 881/2013.
           8   A ABRUC fundada em 1995, tem como finalidades: promover o desenvolvimento e a integração das Instituições
               de Ensino Superior Comunitárias Brasileiras, fortalecendo a sua autonomia e buscando, permanentemente,
               a sua defesa; fomentar o relacionamento com outras entidades congêneres; representar, em juízo ou fora
               dele,  as  Instituições  membros,  sempre  que se  tratar de  assuntos  de  interesse comum.  Disponível  em:
               <http://www.abruc.org.br/abruc>.
           9   Dentre as universidades comunitárias está a Universidade de Passo Fundo, que, em 2018, completa 50 anos
               de existência. Com mais de 21 mil alunos, conta com mais de 1.100 professores e 1.200 funcionários, e faz
               parte da vida de pessoas em mais de 100 municípios do norte gaúcho. A UPF já ultrapassou a marca de 75
               mil profissionais formados. Oferece 61 cursos de graduação, 53 cursos de especialização em andamento, 14
               cursos de mestrado, quatro cursos de doutorado, também recebendo alunos para estágio pós-doutoral. Conta
               com uma estrutura multicampi, que, além do Campus Passo Fundo, compreende unidades instaladas nos
               municípios de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   29
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35