Page 29 - Ação integrada de formação de professores
P. 29

5
           universidades  associadas . Diante do  compromisso  das  universidades  comunitárias, várias
           formações continuadas são articuladas no âmbito da extensão e da Pós-graduação.
                 As  universidades  comunitárias  caracterizam-se como  modelo  próprio da  educação
           brasileira, que congrega 31 (trinta  e uma) instituições nos estados de Santa Catarina e Rio
           Grande do Sul. A criação  das  universidades  comunitárias  deve-se,  também, ao espírito
           associativo, com forte presença nos estados do sul do país. Durston (2000) salienta que, em
           determinadas regiões, existe um significativo capital social comunitário ou coletivo, que consta
           nas normas e estruturas que conformam as instituições de cooperação grupal.
                 As IES comunitárias têm vocação regional, sendo as principais responsáveis pela
           interiorização da Educação Superior no estado do Rio Grande do Sul. Organizadas em
           estruturas multicampi, são comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e cultural
           das comunidades nas quais estão inseridas (LONGHI, 1998).
                 Nesse  sentido,  o principal objetivo deste texto é discutir  os  processos  de formação
           continuada de professores e gestores públicos, num processo  de formação  em rede, das
           universidades  comunitárias  com  os  sistemas  públicos  de  ensino.  Estes  processos  fazem
           parte do compromisso social da universidade comunitária e da gestão pública e legitima sua
           interlocução com os sistemas da Educação Básica.


           1. Universidades Comunitárias

                 As universidades comunitárias (UC) estão preconizadas na Constituição Federal de 1988
           e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB). A Constituição Federal
           (1988), no artigo 213, refere que poderão  ser consideradas  comunitárias,  confessionais  ou
           filantrópicas, as escolas que provarem finalidade não lucrativa e aplicarem seus excedentes
           financeiros em educação. Nesse mesmo artigo, no parágrafo 2º, aponta a possibilidade de as
           atividades universitárias de pesquisa e extensão receberem apoio financeiro do poder público.

                 O artigo 20 da LDB (1996) aponta como  comunitárias as universidades  que são
           constituídas por grupo de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive,
           cooperativas de professores e alunos que incluam na sua entidade mantenedora membros da
           comunidade.
                 Pode-se dizer que as universidades comunitárias representam um esforço das
           comunidades  para construírem seus espaços  de Ensino  Superior, uma vez que o Estado,
           independente das razões, não ofereceu o acesso ao ensino público estatal. Franco e Longhi
                                                                                                              6
           (2008) afirmam que as IES comunitárias são exemplos da diversificação do Sistema de Educação
           Superior, construídas a partir da Constituição Federal e da LDB. As IES comunitárias têm sido
           estudadas a partir de duas ideias centrais: a procura por diferenciação em face dos demais
           segmentos da Educação Superior e o seu caráter alternativo. Nesse contexto, as instituições



           5   Universidade Feevale (Feevale); Centro Universitário Metodista IPA (IPA); Pontifícia Universidade Católica
               do Rio Grande do Sul (PUCRS); Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Universidade de Caxias do Sul
               (UCS);Universidade de Cruz Alta (Unicruz);Centro Universitário Franciscano (Unifra);Universidade Regional
               do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí);Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc);Universidade
               do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);Centro Universitário La Salle (Unilasalle);Unidade Integrada Vale do
               Taquari  de  Ensino  Superior  (Univates);Universidade  de  Passo  Fundo  (UPF);Universidade  da  Região  da
               Campanha (Urcamp);Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Disponível em:
               <https://comung.org.br>.
           6   Citando estudos anteriores (Longhi, 1998; Bittar, 1999; Neves, 2003; Morosini e Franco, 2004).


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   28
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34