Page 33 - Ação integrada de formação de professores
P. 33

Nesse sentido, Gatti (2009) define o processo de formação  como  um movimento
           orientado a responder aos diversos desafios que se sucedem no que se poderia identificar como
           diferentes fases da vida profissional: o início da carreira, o processo de desenvolvimento e os
           tempos mais avançados em que o professor consolida sua experiência profissional.

                 É nessa perspectiva que a formação continuada não se reduz a mero treinamento e
           capacitação. Nesse sentido, Pimenta (1996) reconhece o professor como um intelectual  em
           processo contínuo de formação, que desencadeia uma constante reflexão sobre suas práticas
           e experiências cotidianas, o que ressignifica os saberes docentes  e, consequentemente, a
           identidade do professor.
                 Além  disso,  é  necessário  que os  professores  reconheçam  que seus  atos  são
           fundamentalmente políticos e que podem direcionar-se a objetivos democráticos
           emancipatórios. A prática reflexiva, considerada prática social, deve ser realizada de forma
           coletiva, transformando as escolas em comunidades de aprendizagem, nas quais os professores
           se apoiam e se estimulam mutuamente.
                 Além da reflexão sobre a ação e a prática pedagógica, a pesquisa e a leitura também são
           importantes recursos para a formação do professor. A construção de conhecimentos a partir
           da pesquisa e da leitura é fundamental para a ampliação dos saberes e das visões de mundo,
           contribuindo para o aprimoramento da ação pedagógica através da relação entre teoria e prática.
           “O papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análise para compreendermos os
           contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmo como profissionais, nos
           quais se dá sua atividade docente, para neles intervir, transformando-os” (PIMENTA; LIMA,
           2004, p. 49).
                 Ao realizar um processo de formação continuada dos professores das redes públicas
           de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, nas regiões de abrangência dos COREDES, com
           a efetivação da formação por intermédio da Secretaria de Estado da Educação- RS (SEDUC)
           e do Consórcio  das Universidades  Comunitárias Gaúchas – COMUNG, objetivou-se um
           processo  de formação  em rede entre as universidades  comunitárias  e os sistemas  públicos
           de ensino, consubstanciando a complexa rede de relações, que se estabelece reciprocamente,
           em  movimentos  de  retroalimentação  e  de  formação  em  rede,  sob  uma  identidade  coletiva
           que se concretiza em ações institucionais. Essas ações institucionais têm como pressupostos,
           a mobilização, o envolvimento institucional e o acompanhamento entre as UC e os sistemas
           públicos de Educação Básica. O entrelugar, constituído pelo lugar universidade e pelo lugar
           sistemas, estabelece relações biunívocas e proporciona a comunicação interpares, a visibilidade
           pública do Ensino Superior e da Educação Básica, o pensar e agir “junto com”, o que contribui
           significativamente para o desenvolvimento de potencialidades das instituições. A formação e
           a atuação em rede contribuem para promover intercâmbios científicos, culturais, de saberes e
           experiências, bem como, para a investigação social.


           3. A voz dos professores e gestores no processo de formação


                                 A capacidade de espantar-se, de admirar-se se dá através da aprendizagem escolar. Criticismo,
                                 encantamento, repulsa podem despertar a curiosidade no grupo de alunos, instigando-os a buscar
                                 explicações de uma realidade apresentada (Professora participante).

                 O cotidiano dos professores apresenta um cenário multifacetado, com elementos que
           favorecem o desenvolvimento dos sujeitos e de sua condição humana, mas também por



           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   32
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38