Page 33 - Ação integrada de formação de professores
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Nesse sentido, Gatti (2009) define o processo de formação como um movimento
orientado a responder aos diversos desafios que se sucedem no que se poderia identificar como
diferentes fases da vida profissional: o início da carreira, o processo de desenvolvimento e os
tempos mais avançados em que o professor consolida sua experiência profissional.
É nessa perspectiva que a formação continuada não se reduz a mero treinamento e
capacitação. Nesse sentido, Pimenta (1996) reconhece o professor como um intelectual em
processo contínuo de formação, que desencadeia uma constante reflexão sobre suas práticas
e experiências cotidianas, o que ressignifica os saberes docentes e, consequentemente, a
identidade do professor.
Além disso, é necessário que os professores reconheçam que seus atos são
fundamentalmente políticos e que podem direcionar-se a objetivos democráticos
emancipatórios. A prática reflexiva, considerada prática social, deve ser realizada de forma
coletiva, transformando as escolas em comunidades de aprendizagem, nas quais os professores
se apoiam e se estimulam mutuamente.
Além da reflexão sobre a ação e a prática pedagógica, a pesquisa e a leitura também são
importantes recursos para a formação do professor. A construção de conhecimentos a partir
da pesquisa e da leitura é fundamental para a ampliação dos saberes e das visões de mundo,
contribuindo para o aprimoramento da ação pedagógica através da relação entre teoria e prática.
“O papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análise para compreendermos os
contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmo como profissionais, nos
quais se dá sua atividade docente, para neles intervir, transformando-os” (PIMENTA; LIMA,
2004, p. 49).
Ao realizar um processo de formação continuada dos professores das redes públicas
de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, nas regiões de abrangência dos COREDES, com
a efetivação da formação por intermédio da Secretaria de Estado da Educação- RS (SEDUC)
e do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, objetivou-se um
processo de formação em rede entre as universidades comunitárias e os sistemas públicos
de ensino, consubstanciando a complexa rede de relações, que se estabelece reciprocamente,
em movimentos de retroalimentação e de formação em rede, sob uma identidade coletiva
que se concretiza em ações institucionais. Essas ações institucionais têm como pressupostos,
a mobilização, o envolvimento institucional e o acompanhamento entre as UC e os sistemas
públicos de Educação Básica. O entrelugar, constituído pelo lugar universidade e pelo lugar
sistemas, estabelece relações biunívocas e proporciona a comunicação interpares, a visibilidade
pública do Ensino Superior e da Educação Básica, o pensar e agir “junto com”, o que contribui
significativamente para o desenvolvimento de potencialidades das instituições. A formação e
a atuação em rede contribuem para promover intercâmbios científicos, culturais, de saberes e
experiências, bem como, para a investigação social.
3. A voz dos professores e gestores no processo de formação
A capacidade de espantar-se, de admirar-se se dá através da aprendizagem escolar. Criticismo,
encantamento, repulsa podem despertar a curiosidade no grupo de alunos, instigando-os a buscar
explicações de uma realidade apresentada (Professora participante).
O cotidiano dos professores apresenta um cenário multifacetado, com elementos que
favorecem o desenvolvimento dos sujeitos e de sua condição humana, mas também por
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 32
FORMAÇÃO DE PROFESSORES