Page 36 - Ação integrada de formação de professores
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professores de habilidade e atitudes que serão capazes de desenvolver profissionais reflexivos e
                                 investigadores (P 4).

                 Diariamente, a escola oferece aprendizagens sobre diferentes temas que não são resolvidos
           como um “passe de mágica”. Cabe aos educadores buscarem a essência desse professor para
           que seja visto e ouvido com respeito. Há que se ter paciência e prática investigativa. Estamos
           falando da formação de “um professor como um profissional prático-reflexivo, que se defronta
           com situações de incerteza, contextualizadas e únicas, que recorre à investigação como uma
           forma de decidir e de intervir praticamente em tais situações” (IMBERNÓN, 2001, p. 39), o que
           possibilita a busca de novas possibilidades de formação.


           Considerações finais

                 A  reflexão sobre  a formação  continuada  em  rede  abordada  neste estudo  exprime a
           interação entre  universidade e sistemas públicos de ensino. O  texto  objetivou discutir os
           processos de formação continuada de professores e de gestores públicos, num processo de
           formação em rede, das universidades comunitárias com os sistemas públicos de ensino.
                 As reflexões teóricas desse estudo indicam que o cotidiano das práticas pedagógicas, os
           tensionamentos das sociedades complexas, as exigências legais e as novas pesquisas e políticas
           públicas desafiam  e exigem permanente estudo,  diante do  compromisso,  sentido  e fins  da
           educação.
                 Mobilizada por tais desafios,  a formação  continuada necessária  implica desenvolver
           um trabalho  em  rede, envolvendo os profissionais que atuam nas diferentes instituições
           educacionais. Os desafios dos processos formativos desta natureza perpassam pela formação
           técnica, pedagógica, científica e humana.

                 Reitera-se, nesse  sentido,  a função  social  da  Universidade,  que precisa  buscar sua
           inserção  na sociedade,  analisando,  discutindo  e equacionando  os  diferentes problemas,
           promovendo a contextualização da realidade no que se refere aos sistemas públicos de ensino.
           Nesta perspectiva, Bordignon (2014) salienta que os compromissos  de qualquer instituição
           estão associados ao compromisso acadêmico, com a formação de novas gerações; ao compromisso
           profissional, no que tange à formação de novos profissionais, e ao compromisso institucional, com
           a comunidade no seu entorno.

                 Refletir sobre este processo de formação em rede permite assinalar diferentes ações de
           formação docente e construir caminhos alternativos que possibilitem uma formação docente
           humanizadora, que perpassa pela Universidade e pela Educação Básica, pelas repercussões
           das decisões  educacionais  e pela qualidade social da educação. Formações desta natureza
           constituem forças estratégicas indutoras do enfrentamento das questões educacionais.
                 A conclusão é indicativa de que a realidade das escolas, a qualificação e a profissionalização
           dos  professores  não constituem fenômenos  isolados,  mas  complementares,  no entorno de
           uma teia de relações, em busca de avanços na compreensão dessa realidade multifacetada e
           complexa.


           Referências

           ABRUC. Disponível em: <http://www.abruc.org.br/abruc>. Acesso em: 20 out. 2018.





           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   35
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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