Page 36 - Ação integrada de formação de professores
P. 36
professores de habilidade e atitudes que serão capazes de desenvolver profissionais reflexivos e
investigadores (P 4).
Diariamente, a escola oferece aprendizagens sobre diferentes temas que não são resolvidos
como um “passe de mágica”. Cabe aos educadores buscarem a essência desse professor para
que seja visto e ouvido com respeito. Há que se ter paciência e prática investigativa. Estamos
falando da formação de “um professor como um profissional prático-reflexivo, que se defronta
com situações de incerteza, contextualizadas e únicas, que recorre à investigação como uma
forma de decidir e de intervir praticamente em tais situações” (IMBERNÓN, 2001, p. 39), o que
possibilita a busca de novas possibilidades de formação.
Considerações finais
A reflexão sobre a formação continuada em rede abordada neste estudo exprime a
interação entre universidade e sistemas públicos de ensino. O texto objetivou discutir os
processos de formação continuada de professores e de gestores públicos, num processo de
formação em rede, das universidades comunitárias com os sistemas públicos de ensino.
As reflexões teóricas desse estudo indicam que o cotidiano das práticas pedagógicas, os
tensionamentos das sociedades complexas, as exigências legais e as novas pesquisas e políticas
públicas desafiam e exigem permanente estudo, diante do compromisso, sentido e fins da
educação.
Mobilizada por tais desafios, a formação continuada necessária implica desenvolver
um trabalho em rede, envolvendo os profissionais que atuam nas diferentes instituições
educacionais. Os desafios dos processos formativos desta natureza perpassam pela formação
técnica, pedagógica, científica e humana.
Reitera-se, nesse sentido, a função social da Universidade, que precisa buscar sua
inserção na sociedade, analisando, discutindo e equacionando os diferentes problemas,
promovendo a contextualização da realidade no que se refere aos sistemas públicos de ensino.
Nesta perspectiva, Bordignon (2014) salienta que os compromissos de qualquer instituição
estão associados ao compromisso acadêmico, com a formação de novas gerações; ao compromisso
profissional, no que tange à formação de novos profissionais, e ao compromisso institucional, com
a comunidade no seu entorno.
Refletir sobre este processo de formação em rede permite assinalar diferentes ações de
formação docente e construir caminhos alternativos que possibilitem uma formação docente
humanizadora, que perpassa pela Universidade e pela Educação Básica, pelas repercussões
das decisões educacionais e pela qualidade social da educação. Formações desta natureza
constituem forças estratégicas indutoras do enfrentamento das questões educacionais.
A conclusão é indicativa de que a realidade das escolas, a qualificação e a profissionalização
dos professores não constituem fenômenos isolados, mas complementares, no entorno de
uma teia de relações, em busca de avanços na compreensão dessa realidade multifacetada e
complexa.
Referências
ABRUC. Disponível em: <http://www.abruc.org.br/abruc>. Acesso em: 20 out. 2018.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 35
FORMAÇÃO DE PROFESSORES