Page 34 - Ação integrada de formação de professores
P. 34

questões que estão na contramão do que se tem construído em termos de educação nas últimas
           décadas, por diversas razões, sejam elas pelas condições, seja pelo contexto da sociedade atual.
           Nesse sentido, busca-se a reflexão sobre esse cotidiano, em especial, em relação à aprendizagem
           e à formação, temática presente na voz  dos professores do curso.
                                                    10
                 Segundo uma das professoras do curso, “a situação da educação neste mundo contemporâneo
           brasileiro está completamente árdua para todos os protagonistas que atuam nesta área”. Compreende-
           se, desse modo, que o cotidiano escolar vem carregado de elementos que potencializam a
           formação do professor, mas, também, de preocupações e desafios cada vez mais exigentes, os
           quais envolvem diferentes sujeitos nesse contexto. O grupo de professores se vê em meio a um
           cenário que permanentemente se modifica, em especial, pelo acesso à informação em função
           dos avanços das tecnologias digitais e do perfil dos sujeitos que interagem na e pela educação
           frente a essas mudanças. Por isso, muitas vezes, percebem sua jornada desafiadora, justamente
           em virtude do papel que exercem.

                                 Mediante a leitura dos textos, pode-se afirmar que devido às intensas mudanças ocorridas do século
                                 XX para o século XXI, promoveram uma aceleração nos meios de comunicação e na tecnologia.
                                 Também mudou a forma de pensar, sentir e agir da humanidade. O perfil dos alunos que temos
                                 hoje é bem diferente de alguns anos atrás, pois hoje tem acesso ás tecnologias e informações a todo
                                 instante, mas infelizmente, a maioria dos estudantes usam apenas para acessar as redes sociais.
                                 Sendo assim, fica cada vez mais difícil competir com as tecnologias e devemos usá-las a nosso
                                 favor, como para promover pesquisas e debates sobre assuntos da atualidade (P 1)


                 Nesse contexto, as ações dos sujeitos estão imbricadas nos aspectos culturais e sociais
           presentes no cotidiano, que possibilitam tantos avanços nos processos educativos. Há muitos
           professores  que se  mantêm  no  papel de  protagonistas e  encontram  alternativas teóricas  e
           metodológicas para adaptar-se às mudanças, aproximando o conhecimento cotidiano do
           conhecimento científico. Mas há, em direção contrária, quem ainda se mantém no senso comum,
           compreendendo que os processos pedagógicos podem ser reduzidos a técnicas. Considera-
           se que é pelos processos de formação continuada que as mudanças dessa visão podem ser
           geradas.
                 Nesta perspectiva, um gestor se manifesta no sentido do protagonismo que o curso
           ofereceu: o curso possibilitou processos de reflexão e comprometimento com a prática educativa” (G 1).
           Nesta perspectiva, Imbernón sinaliza que uma


                                 crescente complexidade social e educativa da educação (ainda maior no futuro) deveria
                                 fazer com que a profissão docente se tornasse, em consonância, menos individualista
                                 e mais  coletiva, superando  o  ponto de  vista estritamente individual  aplicado  ao
                                 conhecimento profissional, em que a colaboração entre os companheiros está ausente,
                                 já que o professor se converte  em instrumento mecânico e isolado de aplicação e
                                 reprodução, com algumas competências limitadas à aplicação técnica da sala de aula
                                 (IMBERNÓN, 2001, p. 68).


                 O coletivo é considerado uma das vias de acesso ao conhecimento e ao pensamento
           crítico, que, por sua vez, é protagonista na formação. A relação da escola e da sala de aula já é
           por si só um processo que busca a interação do outro, a participação de grupo, o embate teórico
           saudável. A profissão docente merece o coletivo, provocador de diálogos e potencializador


           10  Considera-se a voz dos professores e gestores, algumas reflexões realizadas por eles durante o curso. Por
               questões éticas não utilizou-se nomes, apenas numerando-os para diferenciar as falas: P para professor e G
               para gestor.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   33
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39