Page 34 - Ação integrada de formação de professores
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questões que estão na contramão do que se tem construído em termos de educação nas últimas
décadas, por diversas razões, sejam elas pelas condições, seja pelo contexto da sociedade atual.
Nesse sentido, busca-se a reflexão sobre esse cotidiano, em especial, em relação à aprendizagem
e à formação, temática presente na voz dos professores do curso.
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Segundo uma das professoras do curso, “a situação da educação neste mundo contemporâneo
brasileiro está completamente árdua para todos os protagonistas que atuam nesta área”. Compreende-
se, desse modo, que o cotidiano escolar vem carregado de elementos que potencializam a
formação do professor, mas, também, de preocupações e desafios cada vez mais exigentes, os
quais envolvem diferentes sujeitos nesse contexto. O grupo de professores se vê em meio a um
cenário que permanentemente se modifica, em especial, pelo acesso à informação em função
dos avanços das tecnologias digitais e do perfil dos sujeitos que interagem na e pela educação
frente a essas mudanças. Por isso, muitas vezes, percebem sua jornada desafiadora, justamente
em virtude do papel que exercem.
Mediante a leitura dos textos, pode-se afirmar que devido às intensas mudanças ocorridas do século
XX para o século XXI, promoveram uma aceleração nos meios de comunicação e na tecnologia.
Também mudou a forma de pensar, sentir e agir da humanidade. O perfil dos alunos que temos
hoje é bem diferente de alguns anos atrás, pois hoje tem acesso ás tecnologias e informações a todo
instante, mas infelizmente, a maioria dos estudantes usam apenas para acessar as redes sociais.
Sendo assim, fica cada vez mais difícil competir com as tecnologias e devemos usá-las a nosso
favor, como para promover pesquisas e debates sobre assuntos da atualidade (P 1)
Nesse contexto, as ações dos sujeitos estão imbricadas nos aspectos culturais e sociais
presentes no cotidiano, que possibilitam tantos avanços nos processos educativos. Há muitos
professores que se mantêm no papel de protagonistas e encontram alternativas teóricas e
metodológicas para adaptar-se às mudanças, aproximando o conhecimento cotidiano do
conhecimento científico. Mas há, em direção contrária, quem ainda se mantém no senso comum,
compreendendo que os processos pedagógicos podem ser reduzidos a técnicas. Considera-
se que é pelos processos de formação continuada que as mudanças dessa visão podem ser
geradas.
Nesta perspectiva, um gestor se manifesta no sentido do protagonismo que o curso
ofereceu: o curso possibilitou processos de reflexão e comprometimento com a prática educativa” (G 1).
Nesta perspectiva, Imbernón sinaliza que uma
crescente complexidade social e educativa da educação (ainda maior no futuro) deveria
fazer com que a profissão docente se tornasse, em consonância, menos individualista
e mais coletiva, superando o ponto de vista estritamente individual aplicado ao
conhecimento profissional, em que a colaboração entre os companheiros está ausente,
já que o professor se converte em instrumento mecânico e isolado de aplicação e
reprodução, com algumas competências limitadas à aplicação técnica da sala de aula
(IMBERNÓN, 2001, p. 68).
O coletivo é considerado uma das vias de acesso ao conhecimento e ao pensamento
crítico, que, por sua vez, é protagonista na formação. A relação da escola e da sala de aula já é
por si só um processo que busca a interação do outro, a participação de grupo, o embate teórico
saudável. A profissão docente merece o coletivo, provocador de diálogos e potencializador
10 Considera-se a voz dos professores e gestores, algumas reflexões realizadas por eles durante o curso. Por
questões éticas não utilizou-se nomes, apenas numerando-os para diferenciar as falas: P para professor e G
para gestor.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 33
FORMAÇÃO DE PROFESSORES