Page 35 - Ação integrada de formação de professores
P. 35

de diferentes e novos modos de conceber o ensino e a aprendizagem. Nessas diferenças,
           encontram-se as condições e os princípios do aprender.

                                 Definiríamos  a  aprendizagem  de uma  forma  que discutiríamos  as  condições sobre as  quais  a
                                 aprendizagem ocorre, os tipos de coisas que são aprendidas, as maneiras pelas quais diferentes
                                 maneiras de aprendizagem podem ser combinadas, as limitações de aprendizagem, e assim por
                                 diante. Deste modo, aprendizagem significa coisas diferentes,  em diferentes  momentos, para
                                 diferentes pessoas (P 2).

                 A reflexão da prática em processos de formação efetivamente coletivos implicam ações
           de alteridade e diálogo, em que uns podem ancorar suas inquietudes nos outros. O cotidiano da
           escola tem um enorme potencial para encontrar situações problema pela perspectiva dialógica.
           A problematização pode ser o ponto de partida de uma metodologia que considere alunos e
           professores como sujeitos ativos na aprendizagem.


                                 Um modo eficaz de  ensino  reside  na problematização,  no processo  de  transformar temas em
                                 problemas  e procura soluções possíveis. Em  vez de o  professor expor conteúdo aos  alunos,
                                 transforma a questão num desafio ou problema a ser resolvido. Esse procedimento se torna um
                                 convite à participação ativa. O educando sente-se desafiado a encontrar os caminhos, as hipóteses,
                                 as alternativas de desenvolvimento da questão. Professor e aluno conjuntamente buscam nas
                                 teorias disponíveis os critérios ou estratégias para “problema – assunto” gerador (P 3).


                 Nesse sentido, um gestor sinaliza que as inquietações são necessárias para desacomodar e
           produzir possibilidades (G 2).

                 Somente  consegue  romper  com  práticas  cristalizadas  quem  consegue  olhar  para
           esse  processo  pelas  lentes da  crítica.  Os  professores  questionam  como  fazer  um  ensino
           problematizador em que as perguntas desencadeiem uma trajetória investigativa. A presença
           desses princípios na prática docente também aponta  para um olhar de formador de seu
           processo, considerando suas próprias condições, as quais também pode criar.

                                 É no reencontro desses dois actores (formador e formando) que pode, talvez, encontrar-
                                 se a melhor forma de pôr em execução um projeto de formação contínua, atendendo que
                                 a aprendizagem não é, percebida da mesma forma por todos os indivíduos e sabendo
                                 que existem  correlações  entre  condições  de  aprendizagem,  processo  e produtos  de
                                 aprendizagem (CRÓ, 1988, p. 130).


                 Os momentos de discussão do curso provocaram reflexões e diálogos, tanto no ambiente
           virtual como no presencial, na perspectiva bakhtiniana (2014), pelo diálogo carregado de
           diferentes visões de mundo e concepções de educação. Dos mais simples desejos de um
           professor à capacidade de resolver grandes problemas educacionais, todos se colocam como
           aprendizes para que possam  realocar conhecimentos.  “A formação consiste em descobrir,
           organizar, fundamentar, revisar e construir teoria. Se necessário, deve-se ajudar a remover o
           sentido pedagógico comum, recompor o equilíbrio entre os esquemas práticos predominantes
           e os esquemas teóricos que os sustentam” (IMBERNÓN, 2001, p. 55). Com essa sustentação,
           é possível realizar as intervenções necessárias, acompanhando os avanços da sociedade e as
           mudanças que ocorrem com os alunos e nos ambientes em que vivem.

                                 A aprendizagem escolar precisa urgentemente de intervenções. A cada dia nossos alunos estão
                                 buscando menos informações e conhecimento. Nós professores precisamos estar em constante
                                 formação para sim podermos acompanha-los, e estando junto aos nossos alunos vamos poder
                                 trabalhar na construção do conhecimento. Formação essa que me refiro, é a que vai dotar os


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   34
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40