Page 38 - Ação integrada de formação de professores
P. 38
GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios.
Brasília: UNESCO, 2009.
GOERGEN, P. L. Formação ontem e hoje. In: CENCI, A. V.; DALBOSCO, C. A.; MÜHL, E. H.
(Orgs.). Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo:
Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009. p. 25-63.
IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a
incerteza. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Novos desafios da docência no século XXI: a necessidade de uma nova formação
docente. GATTI, B. A. (et. Al.) Por uma revolução no campo da formação de professores. 1ª ed. São
Paulo: Editora Unesp, 2015.
LEITE. C. Percursos e tendências recentes da formação de professores em Portugal. Porto
Alegre, Revista Educação, n.3, 2005.
LONGHI, Solange Maria. A face comunitária da universidade. 1998. Tese (Doutorado em
Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.
MACEDO, L. Ensaio Pedagógicos: como construir uma escola para todos. Porto Alegre: Art.
Med, 2005.
NÓVOA, Os professores na virada do milênio: do excesso do discurso à pobreza das práticas.
Educação e pesquisa, São Paulo: V.5, n.1, P. 11-20, jan./jul. 1999.
PEREIRA, T.I. A práxis da docência. In: MÜHL, E. MAINARDI, E. WESCHENFELDER,
L. O lugar da teoria e da prática no cotidiano dos professores: relatos e reflexões de experiências
formativas. Curitiba: CRV, 2017.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: os saberes da docência e a identidade do
professor. Revista da Faculdade de Educação-USP, v. 22, n° 2, jul./dez. 1996.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez,
2004.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 37
FORMAÇÃO DE PROFESSORES