Page 38 - Ação integrada de formação de professores
P. 38

GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios.
           Brasília: UNESCO, 2009.


           GOERGEN, P. L. Formação ontem e hoje. In: CENCI, A. V.; DALBOSCO, C. A.; MÜHL, E. H.
           (Orgs.). Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo:
           Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009. p. 25-63.


           IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a
           incerteza. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.


           ______. Novos desafios da docência no século XXI: a necessidade de uma nova formação
           docente. GATTI, B. A. (et. Al.) Por uma revolução no campo da formação de professores. 1ª ed. São
           Paulo: Editora Unesp, 2015.

           LEITE. C. Percursos e tendências recentes da formação de professores em Portugal. Porto
           Alegre, Revista Educação, n.3, 2005.

           LONGHI, Solange Maria. A face comunitária da universidade. 1998. Tese (Doutorado em
           Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

           MACEDO, L. Ensaio Pedagógicos: como construir uma escola para todos. Porto Alegre: Art.
           Med, 2005.

           NÓVOA, Os professores na virada do milênio: do excesso do discurso à pobreza das práticas.
           Educação e pesquisa, São Paulo: V.5, n.1, P. 11-20, jan./jul. 1999.

           PEREIRA, T.I. A práxis da docência. In: MÜHL, E. MAINARDI, E. WESCHENFELDER,
           L. O lugar da teoria e da prática no cotidiano dos professores: relatos e reflexões de experiências
           formativas. Curitiba: CRV, 2017.

           PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: os saberes da docência e a identidade do
           professor. Revista da Faculdade de Educação-USP, v. 22, n° 2, jul./dez. 1996.

           PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez,
           2004.































           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   37
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43