Page 43 - Ação integrada de formação de professores
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O papel da Educação não é formar só trabalhadores, mas também cidadãos críticos,
capazes de transformar. Voltados ao mercado de trabalho, devem ser capazes de atuar num
contexto de valorização do trabalhador, reflexo da importância do conhecimento. Precisamos,
como gestores, levar aos educandos uma compreensão racional do mundo, demonstrando a
importância do conhecimento para um posicionamento de vida isento de preconceitos e de
crendices ou superstições, uma postura adequada de cidadãos na sociedade e no ambiente em
que atuam.
Sendo assim, a atuação do educador exige profissionalismo, atualização para lidar com
as tecnologias e trabalhar de forma inovadora e interativa, além do compromisso com os alunos
no processo de ensino e aprendizagem, que é o de estar preparado para enfrentar os demais
desafios da educação.
2.1.2 Aprendizagem Inclusiva
A aprendizagem inclusiva, também chamada de educação inclusiva, prevista em
documentos e políticas públicas na área da educação, é considerada um dos grandes desafios
do século XXI. Ela parte do princípio de que todos têm potencial para aprender. Hoje, a
inclusão é uma das tendências inovadoras disruptivas que promovem mudanças e quebra de
paradigmas, quando se trata de inclusão apoiada nas tecnologias assistivas.
Nesse sentido, traçando uma linha do tempo, os principais documentos de relevância
social que temos como marco histórico referente à inclusão são: Declaração dos Direitos
Humanos (UNESCO, 1948); a Declaração de Educação para Todos (UNESCO, 1990); a
Declaração de Salamanca e suas linhas de Ação sobre as necessidades especiais (UNESCO,
1994); o Plano de desenvolvimento (PNE e PDE); Plano Nacional de Educação Especial. Trata-
se de documentos advindos de políticas públicas, num esforço coletivo para que se cumpram
apesar das dificuldades enfrentadas, por causa da falta de infraestrutura, da falta de preparo
dos professores para lidar com situações de inclusão, bem como, do aumento do número de
pessoas que se declaram com algum tipo de deficiência.
Atualmente, há um número elevado de pessoas adultas ou idosas declaradas portadoras
de deficiência. Em 2010, cerca de 45,6 milhões de pessoas se declararam portadoras de alguma
deficiência, no caso, visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. Essas pessoas nascem
com alguma deficiência ou a adquirem ao longo da vida, que as impossibilita de assumir
certas atividades. No âmbito da educação, embora tenha mudado o número de pessoas com
deficiência nas redes de ensino, existem recursos tecnológicos que contribuem para que se
efetive essa política, como apoio nas práticas inclusivas.
O filme Forrest Gump nos mostra a condição humana que supõe uma ideia de aprender
para além de bons resultados. O protagonista do filme, envolvido numa situação de perigo,
passa a correr para fugir e descobre o seu grande talento para a corrida, que lhe garante um
lugar de sucesso no esporte, com ótimo desempenho, desde que fosse estimulado. As pessoas
ditavam os modos de fazer e agir e o estimulavam e ele correspondia com sucesso.
O filme ilustra o conceito de aprendizagem com que estamos trabalhando: baseado
na experiência, no protagonismo e na autonomia, sabendo “por que” fazer as coisas e não
somente apoiado na preocupação do “como” fazer. O texto problematiza, igualmente, a
noção de performance, que tem estado presente em muitas discussões sobre aprendizagem.
Tal concepção apoia-se na noção de que precisamos aprender para ter bons desempenhos em
questões bem pontuais.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 42
FORMAÇÃO DE PROFESSORES