Page 43 - Ação integrada de formação de professores
P. 43

O papel da Educação  não é formar  só  trabalhadores, mas  também cidadãos  críticos,
           capazes de transformar. Voltados ao mercado de trabalho, devem ser capazes de atuar num
           contexto de valorização do trabalhador, reflexo da importância do conhecimento. Precisamos,
           como gestores, levar aos educandos uma compreensão racional do mundo, demonstrando a
           importância do conhecimento para um posicionamento de vida isento de preconceitos e de
           crendices ou superstições, uma postura adequada de cidadãos na sociedade e no ambiente em
           que atuam.

                 Sendo assim, a atuação do educador exige profissionalismo, atualização para lidar com
           as tecnologias e trabalhar de forma inovadora e interativa, além do compromisso com os alunos
           no processo de ensino e aprendizagem, que é o de estar preparado para enfrentar os demais
           desafios da educação.


           2.1.2 Aprendizagem Inclusiva


                 A aprendizagem inclusiva, também chamada de educação  inclusiva, prevista em
           documentos e políticas públicas na área da educação, é considerada um dos grandes desafios
           do século XXI. Ela parte do princípio de que todos têm potencial para aprender. Hoje, a
           inclusão é uma das tendências inovadoras disruptivas que promovem mudanças e quebra de
           paradigmas, quando se trata de inclusão apoiada nas tecnologias assistivas.
                 Nesse sentido, traçando uma linha do tempo, os principais documentos de relevância
           social  que temos  como  marco  histórico  referente à  inclusão  são:  Declaração  dos  Direitos
           Humanos (UNESCO, 1948); a Declaração de Educação  para Todos  (UNESCO, 1990); a
           Declaração de Salamanca e suas linhas de Ação sobre as necessidades especiais (UNESCO,
           1994); o Plano de desenvolvimento (PNE e PDE); Plano Nacional de Educação Especial. Trata-
           se de documentos advindos de políticas públicas, num esforço coletivo para que se cumpram
           apesar das dificuldades enfrentadas, por causa da falta de infraestrutura, da falta de preparo
           dos professores para lidar com situações de inclusão, bem como, do aumento do número de
           pessoas que se declaram com algum tipo de deficiência.
                 Atualmente, há um número elevado de pessoas adultas ou idosas declaradas portadoras
           de deficiência. Em 2010, cerca de 45,6 milhões de pessoas se declararam portadoras de alguma
           deficiência, no caso, visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. Essas  pessoas  nascem
           com alguma deficiência ou a adquirem ao longo da vida, que as impossibilita de assumir
           certas atividades. No âmbito da educação, embora tenha mudado o número de pessoas com
           deficiência nas redes de ensino, existem recursos tecnológicos que contribuem para que se
           efetive essa política, como apoio nas práticas inclusivas.
                 O filme Forrest Gump nos mostra a condição humana que supõe uma ideia de aprender
           para além de bons resultados. O protagonista do filme, envolvido numa situação de perigo,
           passa a correr para fugir e descobre o seu grande talento para a corrida, que lhe garante um
           lugar de sucesso no esporte, com ótimo desempenho, desde que fosse estimulado. As pessoas
           ditavam os modos de fazer e agir e o estimulavam e ele correspondia com sucesso.
                 O filme ilustra o conceito de aprendizagem com que estamos trabalhando: baseado
           na experiência, no protagonismo e na autonomia, sabendo “por que” fazer as coisas e não
           somente apoiado  na preocupação do “como”  fazer. O texto problematiza, igualmente, a
           noção de performance, que tem estado presente em muitas discussões sobre aprendizagem.
           Tal concepção apoia-se na noção de que precisamos aprender para ter bons desempenhos em
           questões bem pontuais.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   42
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48