Page 45 - Ação integrada de formação de professores
P. 45
os estudos. De acordo com dados do Censo Escolar, crianças e adolescentes em todo o Brasil
se evadem das salas de aula. Contra a evasão, equipes pedagógicas procuram desenvolver
projetos políticos pedagógicos inovadores, envolvendo professores que se desdobram para
tornar as aulas mais interessantes e atraentes, no intuito de manter os alunos entre os muros
escolares, o que é um grande desafio.
Uma das formas de tornar o planejamento pedagógico mais atraente é trabalhar de forma
interdisciplinar. No artigo, “O Reconhecimento em Sala de Aula: A Organização do Ensino
numa Perspectiva Interdisciplinar”, Azevedo & Andrade (2007) nos apresentam o conceito
de interdisciplinaridade e propõem a implementação dessa prática na escola. Destacam que a
interdisciplinaridade possibilita que a escola torne-se um lugar onde se produz coletivamente o
conhecimento, o que exige a reestruturação curricular e a formação continuada dos professores.
Nesse sentido, um dos projetos inovadores que se destaca é o da Escola da Ponte, que trabalha
de forma interdisciplinar e integrada, conforme segue:
A Escola da Ponte nos faz refletir que não é preciso manter as coisas do jeito que sempre
foram nas nossas escolas brasileiras. Uma casa, várias salas, alunos separados em turmas,
hierarquicamente, deste modo, o que se ensina é que a vida é feita de grupos sociais
separados, uns em cima dos outros e, assim, as crianças estão predestinadas ao fracasso
escolar em função de sua classe social, seu diagnóstico (na realidade, o valor absoluto
de seu Q.I.) e sua raça. Convencionalmente, ainda existem professores especializados
em ensinar saberes, em função de um tempo de aula previsto para se iniciar e terminar,
visto que, em seguida, ocorre a troca de professores em função de cada saber específico
na seguinte dinâmica: começa uma nova aula, novos saberes são ensinados (GUARDA
& OLIVEIRA, 2007, p. 6).
Nesse sentido, uma outra perspectiva, que nos remete aos textos de Moran (2007),
apresenta, com linguagem envolvente e muito clara, o papel que as tecnologias podem
desempenhar na organização, planejamento e avaliação do trabalho pedagógico, ainda que
com uma importante ressalva: as potencialidades tecnológicas só fazem sentido se aplicadas
em ambientes onde a aprendizagem é fomentada.
Sendo assim, o vídeo da TEDxUNISINOS apresenta experiências inovadoras na
educação, demonstrando diferentes formas de interação e subjetividades, em propostas, em
projetos inovadores que têm sido trabalhados nas escolas e que colaboram com o processo de
ensino e aprendizagem, como, por exemplo, a utilização da tecnologia para contar a história
da Alice no País das Maravilhas, como também o ensino da Matemática através da ferramenta
minecraft. Trata-se de ideias e possibilidades metodológicas interdisciplinares com foco na
pesquisa como princípio educativo, na utilização de metodologias ativas e no auxílio dos
recursos tecnológicos.
Considerando, segundo Azevedo & Andrade (2007), o conhecimento em sala de aula
e a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar, as mídias na educação e as
tecnologias digitais contribuem para uma aprendizagem ativa e inovadora mais atraente, para
manter o aluno em sala de aula.
3.2 Planejamento Interdisciplinar
O planejamento interdisciplinar que, segundo o artigo, “Reconhecimento em Sala de
Aula: a Organização do Ensino numa Perspectiva Interdisciplinar”, de Azevedo e Andrade
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 44
FORMAÇÃO DE PROFESSORES