Page 45 - Ação integrada de formação de professores
P. 45

os estudos. De acordo com dados do Censo Escolar, crianças e adolescentes em todo o Brasil
           se evadem das salas de aula. Contra a evasão, equipes pedagógicas procuram desenvolver
           projetos políticos pedagógicos inovadores, envolvendo professores que se desdobram para
           tornar as aulas mais interessantes e atraentes, no intuito de manter os alunos entre os muros
           escolares, o que é um grande desafio.
                 Uma das formas de tornar o planejamento pedagógico mais atraente é trabalhar de forma
           interdisciplinar. No artigo, “O Reconhecimento em Sala de Aula: A Organização do Ensino
           numa Perspectiva Interdisciplinar”, Azevedo  & Andrade  (2007) nos apresentam o conceito
           de interdisciplinaridade e propõem a implementação dessa prática na escola. Destacam que a
           interdisciplinaridade possibilita que a escola torne-se um lugar onde se produz coletivamente o
           conhecimento, o que exige a reestruturação curricular e a formação continuada dos professores.
           Nesse sentido, um dos projetos inovadores que se destaca é o da Escola da Ponte, que trabalha
           de forma interdisciplinar e integrada, conforme segue:

                                 A Escola da Ponte nos faz refletir que não é preciso manter as coisas do jeito que sempre
                                 foram nas nossas escolas brasileiras. Uma casa, várias salas, alunos separados em turmas,
                                 hierarquicamente, deste modo, o que se ensina é que a vida é feita de grupos sociais
                                 separados, uns em cima dos outros e, assim, as crianças estão predestinadas ao fracasso
                                 escolar em função de sua classe social, seu diagnóstico (na realidade, o valor absoluto
                                 de seu Q.I.) e sua raça. Convencionalmente, ainda existem professores especializados
                                 em ensinar saberes, em função de um tempo de aula previsto para se iniciar e terminar,
                                 visto que, em seguida, ocorre a troca de professores em função de cada saber específico
                                 na seguinte dinâmica: começa uma nova aula, novos saberes são ensinados (GUARDA
                                 & OLIVEIRA, 2007, p. 6).

                 Nesse  sentido,  uma  outra perspectiva, que nos  remete aos  textos de  Moran  (2007),
           apresenta, com linguagem envolvente e muito clara, o papel que as tecnologias podem
           desempenhar na organização, planejamento e avaliação do trabalho pedagógico, ainda que
           com uma importante ressalva: as potencialidades tecnológicas só fazem sentido se aplicadas
           em ambientes onde a aprendizagem é fomentada.

                 Sendo  assim,  o  vídeo  da  TEDxUNISINOS  apresenta experiências  inovadoras  na
           educação, demonstrando diferentes formas de interação e subjetividades, em propostas, em
           projetos inovadores que têm sido trabalhados nas escolas e que colaboram com o processo de
           ensino e aprendizagem, como, por exemplo, a utilização da tecnologia para contar a história
           da Alice no País das Maravilhas, como também o ensino da Matemática através da ferramenta
           minecraft.  Trata-se de ideias e possibilidades  metodológicas  interdisciplinares com foco na
           pesquisa como princípio educativo, na utilização de metodologias ativas e no auxílio dos
           recursos tecnológicos.
                 Considerando, segundo Azevedo & Andrade (2007), o conhecimento em sala de aula
           e a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar, as mídias na educação  e as
           tecnologias digitais contribuem para uma aprendizagem ativa e inovadora mais atraente, para
           manter o aluno em sala de aula.


           3.2 Planejamento Interdisciplinar

                 O planejamento interdisciplinar que, segundo o artigo, “Reconhecimento em Sala de
           Aula: a Organização do Ensino numa Perspectiva Interdisciplinar”, de Azevedo e Andrade





           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   44
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50