Page 41 - Ação integrada de formação de professores
P. 41

de paradigmas, o que ocasiona transformações nos costumes e modos de vida, que demandam
           experimentações nos modos de saber que modificam a educação e exigem novas formas de
           lidar com o conhecimento e com as relações sociais, considerando as possibilidades que as
           tecnologias nos oferecem.

                 As leituras e estudos realizados durante o curso tratam da aprendizagem em diferentes
           aspectos, mas sempre com o foco na atuação e na importância do professor nesse processo.
           Imbernón (2006), em suas reflexões sobre a Formação Docente, alerta para a necessidade de
           uma atuação que suponha formação qualificada e aprimoramento constante, reforçando a
           importância da imagem do professor. Também ressalta a importância do docente no sentido
           de contrapor a ideia da “aprendizagem ao longo da vida”, que, em alguns momentos, diminui
           a importância da escola e dos processos de aprendizagem construídos nesse espaço, em
           detrimento de um fluxo de informações, que parece dar conta da aprendizagem.
                 O  texto  de Backes (2017), “A Formação do Educador no Contexto  do Hibridismo
           Tecnológico Digital”, também reforça e esclarece como a formação pode preparar o professor
           para esse contexto das tecnologias em que a aprendizagem contempla a construção coletiva do
           conhecimento, trocas de experiências e promove a autonomia.
                 A internet, no processo de globalização, trouxe, também, a expansão e a valorização da
           Modalidade de Educação a Distância e de suas derivações: online; b-learning (blended learning
           ou educação  híbrida); o  e-learning (aprendizagem virtual); o  m-learning (mobile  learning ou
           educação  móvel);  o  u-learning (ubiquitous  learning ou educação  ubíqua). Essas  derivações
           colocam o professor como mediador do conhecimento e sua competência desloca-se no sentido
           de incentivar novas formas de pensar e de aprender.
                 Nesse  sentido,  muda  o  processo  de  aprendizagem  e o  processo  de  escolarização  no
           século XXI. Temos de aprender a aprender na sociedade da informação e do conhecimento,
           num contexto de globalização que exige a formação permanente do professor. Dessa maneira,
           o autor destaca a necessidade de cinco eixos diante dos desafios:

                                 A Formação  permanente do  docente: reflexão sobre a própria prática; troca de
                                 experiências com os pares; articulação da formação a um projeto de trabalho; união
                                 das práticas profissionais às práticas sociais; inserção coletiva na instituição educativa
                                 (IMBERNON apud LOPES & MARINS; 2016; p.417).

                 Hoje  se  faz  necessário  pensar  numa  dinâmica  de  aprendizagem  inovadora,  que
           contemple a construção coletiva do conhecimento, a troca de experiências e a valorização do
           conhecimento.


           2.1 Gestão da Aprendizagem

                 A  gestão da  aprendizagem diante dos  desafios  discute  aspectos  relacionados  à
           aprendizagem e ao sujeito do conhecimento sob o ponto de vista do trabalho docente. Trata da
           aprendizagem como condição humana, dos saberes docentes e dos processos de aprendizagem
           e de escolarização na sociedade da informação e do conhecimento. Segundo o texto, “Para que
           servem as Escolas”, de Michael Young, o tensionamento das demandas políticas e das realidades
           educacionais é uma das questões-chave e um dos desafios do processo de aprendizagem do
           nosso tempo, em vários contextos.






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   40
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46