Page 41 - Ação integrada de formação de professores
P. 41
de paradigmas, o que ocasiona transformações nos costumes e modos de vida, que demandam
experimentações nos modos de saber que modificam a educação e exigem novas formas de
lidar com o conhecimento e com as relações sociais, considerando as possibilidades que as
tecnologias nos oferecem.
As leituras e estudos realizados durante o curso tratam da aprendizagem em diferentes
aspectos, mas sempre com o foco na atuação e na importância do professor nesse processo.
Imbernón (2006), em suas reflexões sobre a Formação Docente, alerta para a necessidade de
uma atuação que suponha formação qualificada e aprimoramento constante, reforçando a
importância da imagem do professor. Também ressalta a importância do docente no sentido
de contrapor a ideia da “aprendizagem ao longo da vida”, que, em alguns momentos, diminui
a importância da escola e dos processos de aprendizagem construídos nesse espaço, em
detrimento de um fluxo de informações, que parece dar conta da aprendizagem.
O texto de Backes (2017), “A Formação do Educador no Contexto do Hibridismo
Tecnológico Digital”, também reforça e esclarece como a formação pode preparar o professor
para esse contexto das tecnologias em que a aprendizagem contempla a construção coletiva do
conhecimento, trocas de experiências e promove a autonomia.
A internet, no processo de globalização, trouxe, também, a expansão e a valorização da
Modalidade de Educação a Distância e de suas derivações: online; b-learning (blended learning
ou educação híbrida); o e-learning (aprendizagem virtual); o m-learning (mobile learning ou
educação móvel); o u-learning (ubiquitous learning ou educação ubíqua). Essas derivações
colocam o professor como mediador do conhecimento e sua competência desloca-se no sentido
de incentivar novas formas de pensar e de aprender.
Nesse sentido, muda o processo de aprendizagem e o processo de escolarização no
século XXI. Temos de aprender a aprender na sociedade da informação e do conhecimento,
num contexto de globalização que exige a formação permanente do professor. Dessa maneira,
o autor destaca a necessidade de cinco eixos diante dos desafios:
A Formação permanente do docente: reflexão sobre a própria prática; troca de
experiências com os pares; articulação da formação a um projeto de trabalho; união
das práticas profissionais às práticas sociais; inserção coletiva na instituição educativa
(IMBERNON apud LOPES & MARINS; 2016; p.417).
Hoje se faz necessário pensar numa dinâmica de aprendizagem inovadora, que
contemple a construção coletiva do conhecimento, a troca de experiências e a valorização do
conhecimento.
2.1 Gestão da Aprendizagem
A gestão da aprendizagem diante dos desafios discute aspectos relacionados à
aprendizagem e ao sujeito do conhecimento sob o ponto de vista do trabalho docente. Trata da
aprendizagem como condição humana, dos saberes docentes e dos processos de aprendizagem
e de escolarização na sociedade da informação e do conhecimento. Segundo o texto, “Para que
servem as Escolas”, de Michael Young, o tensionamento das demandas políticas e das realidades
educacionais é uma das questões-chave e um dos desafios do processo de aprendizagem do
nosso tempo, em vários contextos.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 40
FORMAÇÃO DE PROFESSORES