Page 40 - Ação integrada de formação de professores
P. 40
1 Introdução
O Curso de Formação de Gestores organizado pelas universidades do COMUNG e
pelo SEDUC propiciou amplas discussões acerca da atualidade e dos desafios presentes no
contexto escolar, bem como, oportunizou aos gestores espaços individuais e coletivos de
compartilhamento e de aprofundamento de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre
temáticas educativas do Ensino Fundamental e Médio, com reflexões acerca da atuação
dos professores e das equipes diretivas, com foco nas suas ações e práticas. O curso de
formação continuada totalizou 60 horas, distribuídas entre encontros presenciais (na abertura
e no fechamento do curso, num total de 16h) e o estudo individual, via plataforma digital,
abrangendo três eixos.
Os eixos estudados viabilizaram reflexões em torno de temas imprescindíveis para
a adequação da escola ao momento sócio-histórico que vivemos. Entre eles, citam-se os
seguintes: aprendizagem, organização, planejamento, acompanhamento da ação educativa
e avaliação. Essas temáticas tratam de aspectos relacionados à organização, planejamento e
acompanhamento da ação docente, tendo como base o estudo dos temas: Regimento Escolar;
Projeto Político Pedagógico; Base Nacional Comum Curricular; currículo por competências;
pesquisa como princípio educativo, metodologias ativas, tecnologias digitais e avaliação.
O objetivo principal deste artigo é refletir sobre as discussões ocorridas durante a
formação continuada de gestores educacionais, com ênfase na reflexão sobre a atuação do
Coordenador Pedagógico. Os objetivos específicos são os seguintes: discutir aprendizagem,
formação de professores, planejamento, desenvolvimento de projetos inovadores, organização,
gestão e avaliação; investigar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar; analisar os
impactos, soluções e tendências para a educação, tendo como problema de pesquisa: desvendar
os principais desafios enfrentados pelos gestores escolares na atualidade.
As leituras trouxeram algumas reflexões sobre os desafios em relação aos impactos
ocasionados pelas tecnologias, em relação às mudanças advindas da utilização da internet e
a velocidade em que ocorrem as transformações, o que exige o desenvolvimento de novas
referências conceituais para a educação, novos meios de adquirir conhecimento, novos modos
de problematizar e de intervir neste conjunto de mudanças, em espaços de experimentação
diferenciados, bem como, novas posturas por parte dos gestores e dos professores.
2 A Formação de Gestores no Século XXI
A Formação de Gestores no Século XXI tem como objetivo discutir os principais desafios
enfrentados pelas equipes diretivas das escolas na atualidade, em relação às temáticas:
mudanças no processo de ensino e aprendizagem; a gestão da aprendizagem; a aprendizagem
inclusiva, considerando a comunicação digital e o universo de informação que ela abriga; a
formação de grupos ligados em redes de comunicação e conectados à Internet, num contexto
educacional em que os docentes representam os imigrantes digitais (como ingressantes) e os
alunos, os nativos digitais (nascidos com a tecnologia).
Sendo assim, a partir da década de 90, a Formação Docente sofre impactos causados
pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), que nos possibilitam
maior interação, troca de ideias, mudança de posturas e comunicação. Aumenta utilização
da tecnologia, bem como, a experimentação de diferentes tipos de comunicações, o que se
apresenta como um desafio. As tecnologias impactam a docência, pois há ruptura, ou quebra
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 39
FORMAÇÃO DE PROFESSORES