Page 40 - Ação integrada de formação de professores
P. 40

1 Introdução

                 O Curso  de  Formação  de  Gestores  organizado  pelas  universidades  do  COMUNG  e
           pelo SEDUC propiciou amplas discussões acerca da atualidade e dos desafios presentes no
           contexto escolar, bem como,  oportunizou aos gestores espaços  individuais e coletivos de
           compartilhamento e de aprofundamento de conhecimentos  teóricos  e metodológicos  sobre
           temáticas  educativas  do  Ensino  Fundamental e  Médio,  com  reflexões  acerca  da  atuação
           dos professores e das equipes diretivas, com foco nas suas ações e práticas. O curso de
           formação continuada totalizou 60 horas, distribuídas entre encontros presenciais (na abertura
           e no fechamento do curso, num total de 16h) e o estudo individual, via plataforma digital,
           abrangendo três eixos.
                 Os eixos estudados  viabilizaram reflexões em torno de temas imprescindíveis  para
           a adequação da escola ao momento sócio-histórico que vivemos. Entre eles, citam-se os
           seguintes: aprendizagem, organização, planejamento, acompanhamento da ação educativa
           e avaliação. Essas temáticas tratam de aspectos relacionados à organização, planejamento e
           acompanhamento da ação docente, tendo como base o estudo dos temas: Regimento Escolar;
           Projeto Político Pedagógico; Base Nacional Comum Curricular; currículo por competências;
           pesquisa como princípio educativo, metodologias ativas, tecnologias digitais e avaliação.
                 O objetivo principal deste artigo é refletir sobre as discussões  ocorridas  durante a
           formação continuada de gestores educacionais, com ênfase na reflexão sobre a atuação do
           Coordenador Pedagógico. Os objetivos específicos são os seguintes: discutir aprendizagem,
           formação de professores, planejamento, desenvolvimento de projetos inovadores, organização,
           gestão e avaliação; investigar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar; analisar os
           impactos, soluções e tendências para a educação, tendo como problema de pesquisa: desvendar
           os principais desafios enfrentados pelos gestores escolares na atualidade.
                 As  leituras trouxeram algumas  reflexões  sobre  os  desafios  em  relação  aos  impactos
           ocasionados pelas tecnologias, em relação às mudanças advindas da utilização da internet e
           a  velocidade em  que ocorrem  as  transformações,  o  que exige o  desenvolvimento de  novas
           referências conceituais para a educação, novos meios de adquirir conhecimento, novos modos
           de problematizar e de intervir neste conjunto de mudanças, em espaços de experimentação
           diferenciados, bem como, novas posturas por parte dos gestores e dos professores.


           2 A Formação de Gestores no Século XXI

                 A Formação de Gestores no Século XXI tem como objetivo discutir os principais desafios
           enfrentados  pelas  equipes diretivas  das  escolas  na atualidade,  em  relação  às  temáticas:
           mudanças no processo de ensino e aprendizagem; a gestão da aprendizagem; a aprendizagem
           inclusiva, considerando a comunicação digital e o universo de informação que ela abriga; a
           formação de grupos ligados em redes de comunicação e conectados à Internet, num contexto
           educacional em que os docentes representam os imigrantes digitais (como ingressantes) e os
           alunos, os nativos digitais (nascidos com a tecnologia).

                 Sendo assim, a partir da década de 90, a Formação Docente sofre impactos causados
           pelas  Novas  Tecnologias  da  Informação  e Comunicação  (NTICs),  que nos  possibilitam
           maior  interação,  troca  de  ideias,  mudança  de  posturas  e  comunicação.  Aumenta  utilização
           da tecnologia, bem como, a experimentação de diferentes tipos de comunicações,  o que se
           apresenta como um desafio. As tecnologias impactam a docência, pois há ruptura, ou quebra



           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   39
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45