Page 39 - Ação integrada de formação de professores
P. 39
FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO SÉCULO
XXI: DEMANDAS E DESAFIOS
1
3
Ângela Susana Jagmin Carretta , Elisabeth Cristina Drumm , Gicieli Hohemberger Barúa ,
2
Jane Margarete Vilaverde Gomes , Paula Lemos Silveira 5
4
Resumo: O presente artigo busca refletir sobre as discussões ocorridas durante a formação de
coordenadores pedagógicos, com o intuito de oportunizar aos gestores espaços individuais e coletivos
de compartilhamento e de aprofundamento de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre temáticas
educativas do Ensino Fundamental e Médio, com ênfase na reflexão sobre a atuação do Coordenador
Pedagógico. O curso de Formação de Coordenadores Pedagógicos foi realizado pelo COMUNG
(Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) e SEDUC-RS (Secretaria da Educação), em
parceria com o Corede (Conselho Regional de Desenvolvimento). O recurso para a execução dessa
formação é proveniente da Consulta Popular 2016-2017. Trata-se de um recorte, pois aborda o trabalho
desenvolvido pela Urcamp (Universidade da Região da Campanha), na Região Funcional 6 do Corede
Campanha (Bagé, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul) e Corede Fronteira Oeste (Alegrete, Barra
do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do
Sul, Santana do Livramento, São Borja e São Gabriel), com aproximadamente 348 gestores de escolas.
O problema que norteia este estudo compreende os principais desafios e demandas enfrentados pelos
gestores escolares na atualidade. O material organizado para o desenvolvimento do curso propôs
diferentes reflexões sobre as práticas, tratando das seguintes temáticas: aprendizagem, organização,
planejamento, acompanhamento da ação educativa e avaliação. A metodologia é de caráter qualitativo/
descritivo, com base no estudo dos materiais disponibilizados no ambiente virtual, caracterizando-se,
assim, como um estudo bibliográfico. Os referenciais apontam mudanças ocasionadas pelos impactos
das Políticas Públicas, das Novas Tecnologias e da internet, no processo de ensino e aprendizagem, tanto
dos alunos como dos professores e gestores, sinalizando assim as principais demandas e desafios na
atualidade.
Palavras-chave: Formação de Gestores. Impactos Tecnológicos. Desafios na Atualidade.
1 Professora da Urcamp – Bagé. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale
do Taquari - UNIVATES. angelacarretta@urcamp.edu.br
2 Professora da Urcamp – Bagé. Mestrado em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale.
elisabethdrumm@urcamp.edu.br
3 Professora da Urcamp – Alegrete. Mestrado em Ensino de Línguas pela Universidade da Região do Pampa -
UNIPAMPA. gicielibarua@urcamp.edu.br
4 Professora da Urcamp - Alegrete. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa
Maria - UFSM. janevilaverde@urcamp.edu.br
5 Professora da Urcamp – Bagé. Mestrado em Educação pela Universidade de Santa Cruz - UNISC.
paulasilveira@urcamp.edu.br
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 38
FORMAÇÃO DE PROFESSORES