Page 39 - Ação integrada de formação de professores
P. 39

FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO SÉCULO
                                      XXI: DEMANDAS E DESAFIOS




                                              1
                                                                                                           3
             Ângela Susana Jagmin Carretta , Elisabeth Cristina Drumm , Gicieli Hohemberger Barúa ,
                                                                            2
                               Jane Margarete Vilaverde Gomes , Paula Lemos Silveira      5
                                                                  4
           Resumo: O presente artigo busca refletir sobre as discussões  ocorridas  durante a formação  de
           coordenadores pedagógicos, com o intuito de oportunizar aos gestores espaços individuais e coletivos
           de compartilhamento e de aprofundamento de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre temáticas
           educativas do Ensino Fundamental e Médio, com ênfase na reflexão sobre a atuação do Coordenador
           Pedagógico. O curso de Formação de Coordenadores Pedagógicos foi realizado pelo COMUNG
           (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) e SEDUC-RS (Secretaria da Educação), em
           parceria  com  o  Corede  (Conselho  Regional de  Desenvolvimento).  O recurso  para a  execução  dessa
           formação é proveniente da Consulta Popular 2016-2017. Trata-se de um recorte, pois aborda o trabalho
           desenvolvido pela Urcamp (Universidade da Região da Campanha), na Região Funcional 6 do Corede
           Campanha (Bagé, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul) e Corede Fronteira Oeste (Alegrete, Barra
           do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do
           Sul, Santana do Livramento, São Borja e São Gabriel), com aproximadamente 348 gestores de escolas.
           O problema que norteia este estudo compreende os principais desafios e demandas enfrentados pelos
           gestores escolares  na atualidade. O material organizado para o desenvolvimento  do curso  propôs
           diferentes reflexões sobre as práticas, tratando das seguintes temáticas: aprendizagem, organização,
           planejamento, acompanhamento da ação educativa e avaliação. A metodologia é de caráter qualitativo/
           descritivo, com base no estudo dos materiais disponibilizados no ambiente virtual, caracterizando-se,
           assim, como um estudo bibliográfico. Os referenciais apontam mudanças ocasionadas pelos impactos
           das Políticas Públicas, das Novas Tecnologias e da internet, no processo de ensino e aprendizagem, tanto
           dos alunos como dos professores e gestores, sinalizando assim as principais demandas e desafios na
           atualidade.
           Palavras-chave: Formação de Gestores. Impactos Tecnológicos. Desafios na Atualidade.









           1   Professora da Urcamp – Bagé. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale
               do Taquari - UNIVATES. angelacarretta@urcamp.edu.br
           2   Professora da Urcamp – Bagé. Mestrado em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale.
               elisabethdrumm@urcamp.edu.br
           3   Professora da Urcamp – Alegrete. Mestrado em Ensino de Línguas pela Universidade da Região do Pampa -
               UNIPAMPA. gicielibarua@urcamp.edu.br
           4   Professora da Urcamp - Alegrete. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa
               Maria - UFSM. janevilaverde@urcamp.edu.br
           5   Professora da  Urcamp  – Bagé. Mestrado  em  Educação pela Universidade  de  Santa Cruz - UNISC.
               paulasilveira@urcamp.edu.br


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   38
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44