Page 44 - Ação integrada de formação de professores
P. 44

Dessa  forma, é  necessário  preparar os  documentos  escolares,  planejando  para que
           estejamos  amparados pelo Projeto Político Pedagógico (PPP), que, segundo Veiga (2002),
           compreende o papel da escola na construção dos marcos da educação de qualidade, sustentada
           por dois eixos desafiadores: igualdade e inclusão. A aprendizagem inclusiva ainda é um dos
           grandes desafios, considerando a diversidade de tipos de deficiências que exigem da equipe
           gestora e dos professores maior preparo, não só em relação à infraestrutura e aos aparatos
           tecnológicos, mas, também, em como lidar com tais questões.


           3 Planejamento e Gestão


                 O planejamento e a gestão envolvem  organização e acompanhamento  da ação
           pedagógica, no que se refere a aspectos relacionados às práticas docentes, tendo como base
           o estudo do Regimento Escolar; o Projeto Político Pedagógico; a Base Nacional Comum
           Curricular; o trabalho a partir de um currículo por competências; a pesquisa como princípio
           educativo; a inserção de metodologias ativas e tecnologias digitais.
                 O Regimento traz informações levando em consideração a estrutura escolar, visando
           um planejamento integrado entre equipe diretiva e professores. Da mesma forma, o Projeto
           Político Pedagógico, que é o planejamento geral, conhecido como PPP, visto como articulador,
           além dos Planos de Estudos e Planos de Trabalho, que são documentos regidos pelo mesmo
           princípio, os quais exigem um trabalho pedagógico junto aos professores,  pois, segundo
           Ferreira (2018), há diferentes sentidos para esse trabalho pedagógico:


                                 O trabalho pedagógico é o trabalho dos professores, envolvendo a soma de escolhas
                                 que nem sempre são objeto de reflexão, por falta de tempo e de espaço na escola e fora
                                 dela, para que os professores possam refletir sobre o que realizam. Este trabalho, por
                                 sua natureza, está relacionado a como o grupo que compõe a escola se organiza, como
                                 entende e produz educação (FERREIRA, 2018, p. 594-595).

                 Quando se fala em mudanças, é necessário fazer referência à Base Nacional Comum
           Curricular (BNCC), pois a organização do currículo por competências foi um dos materiais de
           estudos que estava em debate desde 2014 e foi concluída em dezembro 2017. Esse documento
           propõe uma discussão  nacional sobre os  componentes  curriculares  da Educação  Básica,
           visando apontar os objetivos e conhecimentos de aprendizagem dos alunos em cada etapa da
           Educação Básica e, ao mesmo tempo, dar autonomia às redes de ensino e aos professores para
           trabalhar parte dos conteúdos, conforme as especificidades regionais e locais, tanto do Ensino
           Fundamental, como do Ensino Médio, tendo uma visão geral das principais competências da
           BNCC.

                 Segundo Fensterseifer (2013), a função docente, a educação, o mundo humano e o próprio
           humano estão “atravessados” pela historicidade que lhes é constitutiva, ou seja, educação e
           mundo humano se interpenetram, se criam e se recriam. Sendo assim, procuramos, através da
           nossa criatividade, desenvolver propostas pedagógicas inovadoras.


           3.1 Projetos Pedagógicos Inovadores

                 A educação anda a passos lentos em nosso país. Em contrapartida, a atração encantadora
           e rápida da evolução das tecnologias faz com que a escola não seja tão atraente para o aluno.
           Para as crianças que hoje entram na escola, o desafio do momento é evitar que elas abandonem




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   43
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49