Page 44 - Ação integrada de formação de professores
P. 44
Dessa forma, é necessário preparar os documentos escolares, planejando para que
estejamos amparados pelo Projeto Político Pedagógico (PPP), que, segundo Veiga (2002),
compreende o papel da escola na construção dos marcos da educação de qualidade, sustentada
por dois eixos desafiadores: igualdade e inclusão. A aprendizagem inclusiva ainda é um dos
grandes desafios, considerando a diversidade de tipos de deficiências que exigem da equipe
gestora e dos professores maior preparo, não só em relação à infraestrutura e aos aparatos
tecnológicos, mas, também, em como lidar com tais questões.
3 Planejamento e Gestão
O planejamento e a gestão envolvem organização e acompanhamento da ação
pedagógica, no que se refere a aspectos relacionados às práticas docentes, tendo como base
o estudo do Regimento Escolar; o Projeto Político Pedagógico; a Base Nacional Comum
Curricular; o trabalho a partir de um currículo por competências; a pesquisa como princípio
educativo; a inserção de metodologias ativas e tecnologias digitais.
O Regimento traz informações levando em consideração a estrutura escolar, visando
um planejamento integrado entre equipe diretiva e professores. Da mesma forma, o Projeto
Político Pedagógico, que é o planejamento geral, conhecido como PPP, visto como articulador,
além dos Planos de Estudos e Planos de Trabalho, que são documentos regidos pelo mesmo
princípio, os quais exigem um trabalho pedagógico junto aos professores, pois, segundo
Ferreira (2018), há diferentes sentidos para esse trabalho pedagógico:
O trabalho pedagógico é o trabalho dos professores, envolvendo a soma de escolhas
que nem sempre são objeto de reflexão, por falta de tempo e de espaço na escola e fora
dela, para que os professores possam refletir sobre o que realizam. Este trabalho, por
sua natureza, está relacionado a como o grupo que compõe a escola se organiza, como
entende e produz educação (FERREIRA, 2018, p. 594-595).
Quando se fala em mudanças, é necessário fazer referência à Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), pois a organização do currículo por competências foi um dos materiais de
estudos que estava em debate desde 2014 e foi concluída em dezembro 2017. Esse documento
propõe uma discussão nacional sobre os componentes curriculares da Educação Básica,
visando apontar os objetivos e conhecimentos de aprendizagem dos alunos em cada etapa da
Educação Básica e, ao mesmo tempo, dar autonomia às redes de ensino e aos professores para
trabalhar parte dos conteúdos, conforme as especificidades regionais e locais, tanto do Ensino
Fundamental, como do Ensino Médio, tendo uma visão geral das principais competências da
BNCC.
Segundo Fensterseifer (2013), a função docente, a educação, o mundo humano e o próprio
humano estão “atravessados” pela historicidade que lhes é constitutiva, ou seja, educação e
mundo humano se interpenetram, se criam e se recriam. Sendo assim, procuramos, através da
nossa criatividade, desenvolver propostas pedagógicas inovadoras.
3.1 Projetos Pedagógicos Inovadores
A educação anda a passos lentos em nosso país. Em contrapartida, a atração encantadora
e rápida da evolução das tecnologias faz com que a escola não seja tão atraente para o aluno.
Para as crianças que hoje entram na escola, o desafio do momento é evitar que elas abandonem
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 43
FORMAÇÃO DE PROFESSORES