Page 49 - Ação integrada de formação de professores
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Nessa perspectiva, a equipe gestora entra como condutora de um espaço que precisa
           conduzir, de forma planejada, um diálogo de enfrentamento com esta realidade e com estes
           resultados, promovendo situações de diálogo permanente com toda a comunidade escolar,
           em busca de uma educação de qualidade, que se constrói na aprendizagem significativa dos
           alunos. A aprendizagem deve ser entendida como um atributo de libertação e de emancipação,
           que precisa dar conta dos desafios desta sociedade. Alguns diálogos serão “doloridos”, mas
           serão necessários para a reconstrução de uma escola pública adequada ao século XXI.


           4.3 Avaliação Institucional


                 Os indicadores internos apontam questões que envolvem a aprendizagem, o abandono,
           a evasão, a reprovação, além de outros índices gerados pelo sistema e utilizados pelos órgãos
           que têm a responsabilidade de gestar o sistema educacional. As mantenedoras trabalham com
           dados estatísticos que reportam o baixo índice de canalização de recursos e investimentos para
           a escola. Estes recursos não são destinados, por exemplo, para privilegiar a escola que obteve
           melhor desempenho ou que superou suas fragilidades. Dessa maneira, faz-se necessária uma
           revisão na destinação de recursos, vinculada ao resultado do sistema de avaliação.
                 Diante do exposto, a escola pode instalar um programa de avaliação interna  que
           possibilite um aprofundamento de aspectos apontados pelo próprio Sistema de Avaliação
           da Educação Básica (Saeb) e que organize outras categorias e dimensões de avaliação com o
           objetivo de estruturar um banco de dados que favoreça o planejamento da gestão escolar.

                 Para compreender o conceito de avaliação institucional, embasamo-nos  em Araújo
           (2009, p. 100), para quem a avaliação é um instrumento de grande valia, que pode ser
           construído e implantado por uma instituição de ensino para produzir um conhecimento acerca
           da realidade, daquilo que se deseja, bem como, do indesejável no interior da organização, no
           intuito de fornecer subsídios ao planejamento para a melhoria da qualidade (ARAÚJO, 2009
           apud OLIVEIRA, 2016, p. 411).
                 Esses  dados  coletados na avaliação institucional, em todos os segmentos da escola,
           podem  ser  utilizados  como  fundamentos  para  todo  o  planejamento  escolar.  Parte-se  da
           realidade existente para elaborar estratégias anuais, vinculadas à aprendizagem significativa,
           ao planejamento inovador e a uma avaliação interdisciplinar que promova a formação integral
           do aluno.

                 O Plano Nacional de Educação (PNE) e a BNCC apontam para o cumprimento de
           metas e para a execução de estratégias capazes de redimensionar todo o processo educacional.
           Contudo, não podemos entender sua implantação e sucesso sem a garantia de alguns preceitos
           fundamentais tais como: formação de redes com outros segmentos da sociedade; ampliação de
           escolas de educação de tempo integral em menor tempo, com recursos compatíveis com sua
           implantação; garantias legais de acesso e permanência do aluno na escola; adequação da carga
           horária do professor com horas previstas para planejamento e avaliação; destinação de recursos
           para atualização e modernização dos espaços escolares; investimento em novas plataformas
           e tecnologias de educação; adequação dos currículos escolares com a introdução de práticas
           pedagógicas inovadoras e voltadas para a iniciação científica; a implantação de cursos técnicos
           de pós-médio que promovam a especialização em outras áreas do conhecimento.
                 Logo, a avaliação institucional  pode constituir-se num importante  instrumento de
           verificação da realidade para o planejamento e a reconstrução da escola pública, se todos os
           gestores e professores estiverem capacitados a conduzir esta nova percepção de escola, refletida


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   48
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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