Page 54 - Ação integrada de formação de professores
P. 54
A APRENDIZAGEM COMO CONDIÇÃO HUMANA E O SUJEITO
DO CONHECIMENTO: SABERES DOCENTES INERENTES AO
PROCESSO EDUCATIVO
2
José Pedro Boufleuer , Paulo Evaldo Fensterseifer , Maria Regina Johann ,
1
3
Vânia Lisa Fischer Cossetin 4
Resumo: O texto trata da aprendizagem no âmbito da condição humana e destaca a escola como um
tempo/espaço de aprendizagens sistematizadas e em sistematização. Evidencia a natureza republicana
e democrática da escola pública, destacando a figura do professor como quem testemunha uma tradição
e media processos de aprendizagem e de ressignificação de saberes. Apresenta alguns elementos para
pensar os desafios da educação contemporânea à luz de escutas e depoimentos de professores e indica
alguns aspectos para seguirmos pensando a escola que temos e a escola que prospectamos.
Palavras-chave: Mundo Humano. Cultura. Educação. Mediação. Formação Continuada.
1 INTRODUÇÃO
Para dar conta do tema em questão, estruturamos metodologicamente o texto da seguinte
forma. Primeiramente, desenvolvemos o marco teórico no qual nos situamos, explicitando
nossas compreensões acerca dos vínculos entre o sujeito do conhecimento e a aprendizagem; o
emergir do humano como espécie aprendente; a educação como inserção no mundo humano
mediante processos de aprendizagem; a questão do conhecimento escolar em sociedades
democráticas e, por fim, aspectos relacionados à docência e à mediação.
Uma vez apresentado o marco teórico que nos orienta, trazemos aspectos levantados da
experiência da formação em suas diferentes etapas e, a partir dos marcos teóricos explicitados,
sugerimos possíveis compreensões que daí resultem. Por fim, nas considerações finais, nossas
percepções do conjunto desta experiência de formação, destacando os temas do eixo tratado:
Aprendizagem.
1 Doutor em Educação pela UFRGS e professor do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade
Regional do Noroeste Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. E-mail jospebou@unijui.edu.br.
2 Doutor em Educação pela UNICAMP e professor do Departamento de Humanidades e Educação da
Universidade Regional do Noroeste Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. E-mail fenster@unijui.edu.br.
3 Doutora Educação nas Ciências pela UNIJUI e professora do Departamento de Humanidades e Educação da
Universidade Regional do Noroeste Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. E-mail maria.johann@unijui.edu.br.
4 Doutora em Filosofia pela PUCRS e professora do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade
Regional do Noroeste Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. E-mail: vania.cossetin@unijui.edu.br.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 53
FORMAÇÃO DE PROFESSORES