Page 54 - Ação integrada de formação de professores
P. 54

A APRENDIZAGEM COMO CONDIÇÃO HUMANA E O SUJEITO
                DO CONHECIMENTO: SABERES DOCENTES INERENTES AO
                                          PROCESSO EDUCATIVO




                                                                          2
                     José Pedro Boufleuer , Paulo Evaldo Fensterseifer , Maria Regina Johann ,
                                            1
                                                                                                  3
                                              Vânia Lisa Fischer Cossetin  4


           Resumo: O texto trata da aprendizagem no âmbito da condição humana e destaca a escola como um
           tempo/espaço de aprendizagens sistematizadas e em sistematização. Evidencia a natureza republicana
           e democrática da escola pública, destacando a figura do professor como quem testemunha uma tradição
           e media processos de aprendizagem e de ressignificação de saberes. Apresenta alguns elementos para
           pensar os desafios da educação contemporânea à luz de escutas e depoimentos de professores e indica
           alguns aspectos para seguirmos pensando a escola que temos e a escola que prospectamos.
           Palavras-chave: Mundo Humano. Cultura. Educação. Mediação. Formação Continuada.


           1 INTRODUÇÃO

                 Para dar conta do tema em questão, estruturamos metodologicamente o texto da seguinte
           forma. Primeiramente, desenvolvemos  o marco teórico no qual nos situamos,  explicitando
           nossas compreensões acerca dos vínculos entre o sujeito do conhecimento e a aprendizagem; o
           emergir do humano como espécie aprendente; a educação como inserção no mundo humano
           mediante processos  de aprendizagem; a questão do  conhecimento  escolar  em sociedades
           democráticas e, por fim, aspectos relacionados à docência e à mediação.

                 Uma vez apresentado o marco teórico que nos orienta, trazemos aspectos levantados da
           experiência da formação em suas diferentes etapas e, a partir dos marcos teóricos explicitados,
           sugerimos possíveis compreensões que daí resultem. Por fim, nas considerações finais, nossas
           percepções do conjunto desta experiência de formação, destacando os temas do eixo tratado:
           Aprendizagem.








           1   Doutor em Educação pela UFRGS e professor do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade
               Regional do Noroeste Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. E-mail jospebou@unijui.edu.br.
           2   Doutor em Educação  pela  UNICAMP  e professor  do  Departamento de  Humanidades  e  Educação  da
               Universidade Regional do Noroeste Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. E-mail fenster@unijui.edu.br.
           3   Doutora Educação nas Ciências pela UNIJUI e professora do Departamento de Humanidades e Educação da
               Universidade Regional do Noroeste Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. E-mail maria.johann@unijui.edu.br.
           4   Doutora em Filosofia pela PUCRS e professora do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade
               Regional do Noroeste Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. E-mail: vania.cossetin@unijui.edu.br.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   53
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59