Page 58 - Ação integrada de formação de professores
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no tempo presente, no modo de situar-se e de perceber dos próprios aprendentes, sejam eles
           educadores ou educandos.
                 Instituições educativas como a escola e a universidade constituem espaços em que a
           tradição da sociedade humana busca formas de sistematização, acompanhadas da explicitação
           de seus sentidos ou razões que a sedimentaram. Elas expressam o desejo das gerações mais
           velhas de que as gerações novas contem com as experiências e conquistas da história humana.
           Já para as gerações novas, as instituições educativas apresentam-se como lugares privilegiados
           para saberem em que mundo cultural e social estão emergindo e com o que podem contar
           para se realizarem na vida. Disso  se depreende que uma instituição educativa é marcada
           por um forte sentido de conservação da cultura e da sociedade, inclusive, como condição de
           possibilidade para o seu redimensionamento. Quem educa é movido pela intenção de fazer
           dos educandos cidadãos do tempo presente, condição essencial para que possam ser cidadãos
           do tempo futuro.
                 Goza de amplo consenso nas sociedades modernas e contemporâneas a ideia de que
           a escola cumpre papel central na educação das novas gerações, o que não significa ignorar
           que a humanidade viveu (e boa parcela ainda vive) sem essa instituição chamada escola, um
           artifício situado historicamente (como  tudo o que é humano). Referimo-nos  aqui à escola
           instaurada pelas repúblicas que emergiram nas revoluções políticas a partir do século XVIII.
           No entendimento de Condorcet (2008), um dos pioneiros a pensar a instrução pública como
           tarefa do Estado Republicano, a liberdade dos cidadãos associa-se ao conhecimento, dado que
           a ignorância e a desigualdade da instrução estão na base das tiranias.
                 No esforço de delimitar a especificidade da educação escolar, trazemos a contribuição
           de Carvalho (1996), segundo o qual cabe à escola, primeiramente, conservar e transmitir os
           conteúdos culturais de uma civilização ou nação. Preparar a passagem do privado (família)
           para o público (política/cidadania), viabilizando sua inserção e sua ação no mundo, através da
           qualificação da capacidade de interlocução, colocando-se à altura dos problemas de seu tempo.
           Enfim, cabe à escola colocar-se como ponte entre o passado e o futuro das gerações humanas,
           que é o presente dos adultos, pelo qual estes são responsáveis.
                 De acordo com Savater (2000, p. 54), a justificação da escola vem do reconhecimento de
           que existe diferença entre o saber empírico e tradicional e o saber científico. Da mesma forma,
           Young (2007) afirma que cabe à escola possibilitar o acesso ao “conhecimento poderoso”, que
           é independente de contexto (conhecimento  teórico), que permite generalizações e busca a
           universalidade, fornecendo a base para fazer julgamentos, a qual, geralmente, é de natureza
           científica.

                 Este conhecimento garante a especificidade da educação escolar, uma vez que, com o
           desenvolvimento das ciências, tornou-se impossível adquiri-lo em âmbito familiar, o que não
           significa que a educação proporcionada pela família não tenha valor, mas trata-se de valores
           de ordens diferentes.
                 Entendemos que reside nesta centralidade do conhecimento uma questão estreitamente
           vinculada à função pública da escola, pois acreditamos que ela é um lugar onde é possível
           apresentar e construir formas de olhar e de sentir o mundo sem os estreitamentos próprios
           de outros espaços institucionais (família, igreja, partido...). Entendemos, também, que é
           exatamente nisso que reside a sua especificidade. Assim, a escola faz sua parte quando propicia
           a aprendizagem dos conteúdos curriculares, em especial, para aqueles segmentos sociais em
           que ela é determinante pelo fato de não terem acesso a outros bens materiais.




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   57
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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