Page 50 - Ação integrada de formação de professores
P. 50
em muitos segmentos educacionais, para então poder servir como recurso de transformação e
de definição de uma identidade educacional.
5 Metodologia
A presente pesquisa configura-se como qualitativa e bibliográfica, pois descreve os
resultados das leituras, reflexões e discussões no âmbito dos diversos desafios e impactos
ocasionados pelas tecnologias na educação. Para Gil (2009), a pesquisa qualitativa proporciona
o aprofundamento da investigação de questões relacionadas ao fenômeno em estudo e das
suas relações, mediante a máxima valorização do contato direto com a situação estudada,
buscando-se o que era comum, porém, permanecendo aberta para perceber a individualidade
e os múltiplos significados.
6 Considerações finais
É inegável que estamos passando por um período de transição na educação, em que
somos afetados pelas tecnologias. A Internet nos disponibiliza uma imensidão de informações,
em velocidade cada vez mais acelerada. A cada momento são gerados novos percursos, que
nos convocam a problematizar as relações com a Educação no nosso cotidiano em sala de aula
e fora dela, por meio das conexões sociais, produzindo diferentes desafios para a docência.
As reflexões em torno das discussões durante a formação, que teve o intuito de
oportunizar aos professores e aos gestores espaços individuais e coletivos de compartilhamento
e de aprofundamento de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre temáticas educativas
do Ensino Fundamental e Médio. Nesse espaço, com ênfase na atuação do Coordenador
Pedagógico, foram evidenciados como principais desafios na atualidade: os impactos no
processo de ensino aprendizagem e na formação do professor no contexto da globalização,
advindos das novas tecnologias e ocasionados por novas formas de comunicação oportunizadas
pela Internet; a aprendizagem inclusiva; a construção de projetos inovadores e interdisciplinares
que deem conta da evasão no sentido de tornar a escola mais atraente para o aluno; e, por
último, a complexidade da avaliação diante dos desafios citados.
Referências
AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de Azevedo; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. O
conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n30/a15n30.pdf>. Acesso em 09 setembro de
2018. Artigo aprovado em 29 jan. 2007.
BACKES, Luciana; MANTOVANI, Ana Margô. A formação do educador no contexto
do hibridismo tecnológico digital. Revista diálogo educacional, Curitiba, v. 15, n.
45, p. 557-576, 2015. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/
dialogo?dd1=15322&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 26 jul. 2017.
BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas. Avaliação da educação Básica. Das informações
existentes ao interior das escolas. Revista retrato da escola. Brasília. Disponível em: <http://
www.esforce.org.br>.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 49
FORMAÇÃO DE PROFESSORES