Page 50 - Ação integrada de formação de professores
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em muitos segmentos educacionais, para então poder servir como recurso de transformação e
           de definição de uma identidade educacional.


           5 Metodologia

                 A  presente pesquisa  configura-se como  qualitativa e bibliográfica, pois  descreve  os
           resultados das leituras, reflexões e discussões  no âmbito dos diversos  desafios  e impactos
           ocasionados pelas tecnologias na educação. Para Gil (2009), a pesquisa qualitativa proporciona
           o aprofundamento da investigação de questões relacionadas ao fenômeno em estudo e das
           suas  relações,  mediante  a  máxima  valorização  do  contato direto  com  a  situação  estudada,
           buscando-se o que era comum, porém, permanecendo aberta para perceber a individualidade
           e os múltiplos significados.


           6 Considerações finais

                 É inegável que estamos passando por um período de transição na educação, em que
           somos afetados pelas tecnologias. A Internet nos disponibiliza uma imensidão de informações,
           em velocidade cada vez mais acelerada. A cada momento são gerados novos percursos, que
           nos convocam a problematizar as relações com a Educação no nosso cotidiano em sala de aula
           e fora dela, por meio das conexões sociais, produzindo diferentes desafios para a docência.
                 As reflexões em torno das discussões  durante a formação,  que teve o intuito de
           oportunizar aos professores e aos gestores espaços individuais e coletivos de compartilhamento
           e de aprofundamento de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre temáticas educativas
           do Ensino Fundamental e Médio. Nesse espaço, com ênfase na atuação do Coordenador
           Pedagógico, foram evidenciados como  principais desafios na atualidade: os impactos no
           processo de ensino aprendizagem e na formação do professor no contexto da globalização,
           advindos das novas tecnologias e ocasionados por novas formas de comunicação oportunizadas
           pela Internet; a aprendizagem inclusiva; a construção de projetos inovadores e interdisciplinares
           que deem conta da evasão no sentido de tornar a escola mais atraente para o aluno; e, por
           último, a complexidade da avaliação diante dos desafios citados.


           Referências

           AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de Azevedo; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. O
           conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar.
           Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n30/a15n30.pdf>. Acesso em 09 setembro de
           2018. Artigo aprovado em 29 jan. 2007.


           BACKES, Luciana; MANTOVANI, Ana Margô. A formação do educador no contexto
           do hibridismo tecnológico digital. Revista diálogo educacional, Curitiba, v. 15, n.
           45, p. 557-576, 2015. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/
           dialogo?dd1=15322&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 26 jul. 2017.

           BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas. Avaliação da educação Básica. Das informações
           existentes ao interior das escolas. Revista retrato da escola. Brasília. Disponível em: <http://
           www.esforce.org.br>.





           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   49
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