Page 46 - Ação integrada de formação de professores
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(2007), visa à implementação de práticas interdisciplinares na escola considera as interfaces
das disciplinas e as possíveis inter-relações entre elas:
Entretanto, na prática da sala de aula, os professores formadores não conseguem
estabelecer ambientes de ensino e aprendizagem interdisciplinares, mesmo que a matriz
curricular e as práticas de ensino propiciem aberturas para que essas práticas aconteçam
de fato na formação de professores (AZEVEDO & ANDRADE, 2007, p. 257).
A interdisciplinaridade e uma linguagem envolvente cumprem o papel das tecnologias
na promoção da comunicação, no compartilhamento de ideias, na troca colaborativa e no
crescimento mútuo, ainda que com uma importante ressalva: as potencialidades tecnológicas
só fazem sentido se aplicadas em ambientes onde a aprendizagem é fomentada de fato e onde
as questões formativas dos alunos sejam priorizadas, tanto pelas famílias, quanto pela escola.
Sendo assim, a interdisciplinaridade junto com as tecnologias, segundo Moran (2007),
invertem a lógica do ensinar e do aprender, pois os materiais como vídeos, textos, apresentações
são postados numa plataforma digital para que os estudantes os acessem da sua casa, possam
revê-los com atenção, enquanto o professor recebe as dúvidas, vê o resultado das avaliações e
elabora as atividades específicas para os momentos presenciais.
As mídias na educação e as tecnologias digitais contribuem para uma aprendizagem
inovadora num planejamento interdisciplinar. Esse aspecto evidencia-se no filme, “O Sorriso
de Mona Lisa”, na parte em que uma jovem professora é surpreendida pelas alunas, por
conhecerem todo conteúdo apresentado. Provocada, ela responde trazendo na aula seguinte,
temáticas que extrapolam o plano de ensino e convoca as alunas a desenvolverem suas próprias
reflexões.
O professor tem de ajudar o aluno a transformar a informação em conhecimento. O que
define a aprendizagem não é saber muito, é compreender bem aquilo que se sabe. É
preciso desenvolver nos alunos a capacidade de estudar, de procurar, de pesquisar, de
selecionar, de comunicar. Para isso, o professor é insubstituível. (NÓVOA, 2015).
Nesse sentido, as tecnologias e as suas possibilidades para a educação são, sem dúvida,
um “caminho sem volta”. E essa discussão necessita estar presente tanto na formação inicial
quanto na formação continuada de professores.
Se definirmos Interdisciplinaridade como junção de disciplinas, cabe pensar currículo
apenas na formação de sua grade. Porém, se definirmos Interdisciplinaridade como
atitude de ousadia e busca frente ao conhecimento, cabe pensar aspectos que envolvem
a cultura do lugar onde se formam professores. Mas, posso lhe afirmar que o conceito de
interdisciplinaridade é muito mais amplo (FAZENDA, 2016, p.162).
Mudanças na estrutura organizacional e propostas curriculares que assumam um
posicionamento interdisciplinar proporcionam um movimento em benefício do processo
ensinar/aprender, ressignificando a prática pedagógica. Considerando os problemas que nos
assolam, é essencial almejarmos um ensino humano, integrado, que contribua no sentido de
o educando ser um agente ativo e cultural, ao usufruir os conhecimentos intermediados pela
escola, tornando-se um profissional e, principalmente, um cidadão competente.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 45
FORMAÇÃO DE PROFESSORES