Page 46 - Ação integrada de formação de professores
P. 46

(2007), visa à implementação de práticas interdisciplinares na escola considera as interfaces
           das disciplinas e as possíveis inter-relações entre elas:

                                 Entretanto,  na prática da sala de aula, os professores formadores não conseguem
                                 estabelecer ambientes de ensino e aprendizagem interdisciplinares, mesmo que a matriz
                                 curricular e as práticas de ensino propiciem aberturas para que essas práticas aconteçam
                                 de fato na formação de professores (AZEVEDO & ANDRADE, 2007, p. 257).

                 A interdisciplinaridade e uma linguagem envolvente cumprem o papel das tecnologias
           na promoção da comunicação,  no compartilhamento de ideias, na troca colaborativa e no
           crescimento mútuo, ainda que com uma importante ressalva: as potencialidades tecnológicas
           só fazem sentido se aplicadas em ambientes onde a aprendizagem é fomentada de fato e onde
           as questões formativas dos alunos sejam priorizadas, tanto pelas famílias, quanto pela escola.
                 Sendo assim, a interdisciplinaridade junto com as tecnologias, segundo Moran (2007),
           invertem a lógica do ensinar e do aprender, pois os materiais como vídeos, textos, apresentações
           são postados numa plataforma digital para que os estudantes os acessem da sua casa, possam
           revê-los com atenção, enquanto o professor recebe as dúvidas, vê o resultado das avaliações e
           elabora as atividades específicas para os momentos presenciais.

                 As mídias na educação e as tecnologias digitais contribuem para uma aprendizagem
           inovadora num planejamento interdisciplinar. Esse aspecto evidencia-se no filme, “O Sorriso
           de Mona Lisa”, na parte em que uma jovem professora é surpreendida pelas alunas, por
           conhecerem todo conteúdo apresentado. Provocada, ela responde trazendo na aula seguinte,
           temáticas que extrapolam o plano de ensino e convoca as alunas a desenvolverem suas próprias
           reflexões.

                                 O professor tem de ajudar o aluno a transformar a informação em conhecimento. O que
                                 define a aprendizagem não é saber muito, é compreender bem aquilo que se sabe. É
                                 preciso desenvolver nos alunos a capacidade de estudar, de procurar, de pesquisar, de
                                 selecionar, de comunicar. Para isso, o professor é insubstituível. (NÓVOA, 2015).

                 Nesse sentido, as tecnologias e as suas possibilidades para a educação são, sem dúvida,
           um “caminho sem volta”. E essa discussão necessita estar presente tanto na formação inicial
           quanto na formação continuada de professores.

                                 Se definirmos Interdisciplinaridade como junção de disciplinas, cabe pensar currículo
                                 apenas  na  formação  de  sua  grade.  Porém,  se  definirmos  Interdisciplinaridade  como
                                 atitude de ousadia e busca frente ao conhecimento, cabe pensar aspectos que envolvem
                                 a cultura do lugar onde se formam professores. Mas, posso lhe afirmar que o conceito de
                                 interdisciplinaridade é muito mais amplo (FAZENDA, 2016, p.162).

                 Mudanças na estrutura organizacional e propostas curriculares que assumam  um
           posicionamento  interdisciplinar proporcionam  um  movimento  em  benefício do  processo
           ensinar/aprender, ressignificando a prática pedagógica. Considerando os problemas que nos
           assolam, é essencial almejarmos um ensino humano, integrado, que contribua no sentido de
           o educando ser um agente ativo e cultural, ao usufruir os conhecimentos intermediados pela
           escola, tornando-se um profissional e, principalmente, um cidadão competente.









           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   45
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51