Page 47 - Ação integrada de formação de professores
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4 Gestão e Avaliação
Outro grande desafio é melhorar a qualidade da Educação no Brasil, quanto a aspectos
relacionados à avaliação da aprendizagem, interna e externa, por meio do estudo dos
fundamentos teóricos e perspectivas pedagógicas da avaliação da aprendizagem, da análise
da avaliação como instrumento de planejamento das práticas docentes e da reflexão acerca dos
desafios e possibilidades das avaliações, externa e institucional.
Aprimorar a qualidade da gestão educacional é prioridade, considerando a importância
de o processo gerencial escolar estar embasado em propostas metodologicamente robustas
e inovadoras para superar as dificuldades, uma vez que os métodos tradicionais de ensino
têm sido inadequados e ineficazes no enfrentamento de certas dificuldades. A desvalorização
da educação é outro problema, na medida em que falta empenho político para um esforço
coordenado, em busca de melhoria da qualidade da gestão da educação no país.
Para o professor, a avaliação envolve saberes docentes, fundamentos teóricos e
perspectivas pedagógicas, como, também, é um instrumento de planejamento das práticas
pedagógicas.
Discutindo indicadores educacionais, sua aplicabilidade e limites, bem como, a
caracterização e a exemplificação desses indicadores, constata-se o quanto a ação pedagógica
dos próprios docentes produz indicativos que, quando trabalhados, constituem dados escolares
relevantes, que favorecem o desenvolvimento de estratégias para a melhoria da educação.
O texto, “Escola Pública e a Utilização de Indicadores Educacionais, segundo o Programa
Salto para o Futuro – ‘Avaliação: o X da questão’”, trata do papel da gestão escolar em relação
às avaliações. Analisa em que medida as avaliações podem ser utilizadas para melhorar a
qualidade educacional e propõe novos arranjos curriculares a serem desenvolvidos pela gestão
e pelo corpo docente. Boufleuer (2013) propõe uma avaliação a partir de duas dimensões: uma,
referente à verificação do grau de aprendizagem; e outra diz respeito ao acompanhamento
do processo de aprendizagem em si, que compete ao educador. Trata-se de uma abordagem
interessante para problematizar a avaliação.
Dessa forma, uma gestão de qualidade precisa ter como foco e propósito a busca
permanente da garantia do acesso e do aprendizado. É importante definir diferentes métricas
que permitam à sociedade, aos gestores e aos professores acompanhar e participar ativamente
do processo e assim enfrentar o desafio da melhoria da qualidade da gestão nas escolas.
Considerando a importância da gestão, observa-se que ela se constitui como eixo de ampliação
de indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. A melhoria da qualidade
da gestão está presente em várias metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE),
sinalizando a necessidade de buscar a melhoria da qualidade da gestão escolar.
4.1 Avaliação Externa
Em 1980, a partir de um movimento internacional de verificação da qualidade de ensino,
inicialmente apresentada como possibilidade de monitoramento da aprendizagem em provas
padronizadas, surgiu o movimento de avaliação. Contudo, em 1990, ganhou força com a criação
do Saeb, uma necessidade do MEC para atender às necessidades apontadas nos resultados
obtidos.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 46
FORMAÇÃO DE PROFESSORES