Page 47 - Ação integrada de formação de professores
P. 47

4 Gestão e Avaliação

                 Outro grande desafio é melhorar a qualidade da Educação no Brasil, quanto a aspectos
           relacionados à avaliação da aprendizagem, interna e externa,  por meio do estudo dos
           fundamentos teóricos e perspectivas pedagógicas da avaliação da aprendizagem, da análise
           da avaliação como instrumento de planejamento das práticas docentes e da reflexão acerca dos
           desafios e possibilidades das avaliações, externa e institucional.

                 Aprimorar a qualidade da gestão educacional é prioridade, considerando a importância
           de o processo gerencial escolar estar embasado em propostas metodologicamente robustas
           e inovadoras para superar as dificuldades, uma vez que os métodos tradicionais de ensino
           têm sido inadequados e ineficazes no enfrentamento de certas dificuldades. A desvalorização
           da educação é outro problema, na medida em que falta empenho político para um esforço
           coordenado, em busca de melhoria da qualidade da gestão da educação no país.
                 Para o professor,  a avaliação  envolve  saberes  docentes,  fundamentos  teóricos  e
           perspectivas  pedagógicas,  como,  também, é um  instrumento de  planejamento  das  práticas
           pedagógicas.
                 Discutindo indicadores educacionais, sua aplicabilidade e limites, bem como, a
           caracterização e a exemplificação desses indicadores, constata-se o quanto a ação pedagógica
           dos próprios docentes produz indicativos que, quando trabalhados, constituem dados escolares
           relevantes, que favorecem o desenvolvimento de estratégias para a melhoria da educação.

                 O texto, “Escola Pública e a Utilização de Indicadores Educacionais, segundo o Programa
           Salto para o Futuro – ‘Avaliação: o X da questão’”, trata do papel da gestão escolar em relação
           às avaliações. Analisa em que medida as avaliações podem ser utilizadas para melhorar a
           qualidade educacional e propõe novos arranjos curriculares a serem desenvolvidos pela gestão
           e pelo corpo docente. Boufleuer (2013) propõe uma avaliação a partir de duas dimensões: uma,
           referente à verificação do grau de aprendizagem; e outra diz respeito ao acompanhamento
           do processo de aprendizagem em si, que compete ao educador. Trata-se de uma abordagem
           interessante para problematizar a avaliação.
                 Dessa  forma,  uma  gestão  de  qualidade  precisa  ter como  foco  e  propósito  a  busca
           permanente da garantia do acesso e do aprendizado. É importante definir diferentes métricas
           que permitam à sociedade, aos gestores e aos professores acompanhar e participar ativamente
           do processo e assim enfrentar  o desafio da melhoria da qualidade da gestão nas escolas.
           Considerando a importância da gestão, observa-se que ela se constitui como eixo de ampliação
           de indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. A melhoria da qualidade
           da gestão está presente em várias metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE),
           sinalizando a necessidade de buscar a melhoria da qualidade da gestão escolar.


           4.1 Avaliação Externa

                 Em 1980, a partir de um movimento internacional de verificação da qualidade de ensino,
           inicialmente apresentada como possibilidade de monitoramento da aprendizagem em provas
           padronizadas, surgiu o movimento de avaliação. Contudo, em 1990, ganhou força com a criação
           do Saeb, uma necessidade do MEC para atender às necessidades apontadas nos resultados
           obtidos.






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   46
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52