Page 28 - Ação integrada de formação de professores
P. 28

FORMAÇÃO DE PROFESSORES HOJE: DEMANDAS E DESAFIOS




                                              1
                                                                2
                         Adriana Bragagnolo , Elisa Mainardi , Luciane Spanhol Bordignon       3

           Resumo: Este estudo se insere no campo de investigação da interação entre universidade e sistemas
           públicos de ensino. Objetiva discutir os processos de formação continuada de professores e gestores
           públicos, num processo de formação em rede, das universidades comunitárias com os sistemas públicos
           de ensino. Essa reflexão tem por base uma linha teórica e metodológica que considera a formação dos
           sujeitos com um olhar no próprio espaço de atuação. Estes processos fazem parte do compromisso
           social da universidade comunitária e da gestão pública e legitima sua interlocução com os sistemas da
           Educação Básica.
           Palavras-chave: Formação de professores. Universidade. Sistemas Públicos de Ensino. Desafios.


           Considerações introdutórias


                 É inegável a importância da formação continuada como uma das possibilidades para
           qualificar e ressignificar os processos educativos, para promover a cidadania e possibilitar, na
           sua essência, a formação e a transformação dos sujeitos.
                 Nesta perspectiva, por meio  da Consulta Popular, elegeu-se a formação  continuada
           dos professores das redes públicas de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, nas regiões
           de abrangência dos COREDES : Alto Jacuí, Campanha, Centro Sul, Fronteira Oeste, Missões,
                                            4
           Produção, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Taquari, Jacuí Centro e Rio da Várzea, com a
           efetivação da formação por intermédio da Secretaria de Estado da Educação- RS e do Consórcio
           das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG.
                 No Rio Grande do Sul, as universidades comunitárias organizam-se no Consórcio das
           Universidades  Comunitárias Gaúchas (COMUNG), criado em 1996 e atualmente com 15


           1   Doutora em Educação. Professora da Faculdade de educação Faed/UPF. Integrante do Grupo de estudos e
               Pesquisa sobre Alfabetização (GEPALFA/UPF). E-mail: abragagnolo@upf.br
           2   Doutora em Ciências da Educação. Professora da Faculdade de Educação – Faed/UPF. Integrante do Grupo
               de Estudos sobre Teoria e Prática Pedagógica. E-mail: emainardi@upf.br
           3   Doutora em Educação. Professora na Faculdade de Educação (Faed) da Universidade de Passo Fundo (UPF).
               Integrante do Grupo de Estudos sobre Universidade – GEU/UPF e do Grupo de Pesquisa e Extensão em
               Políticas Gestão da Educação (GPEPGE), da FAED/UPF. E-mail: lucianebordignon@upf.br
           4   Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento - COREDEs, criados em 1994, são um fórum de discussão
               para a promoção de políticas e ações que visam o desenvolvimento regional. A divisão regional é composta
               por 28 COREDES: Alto da Serra do Botucaraí, Alto Jacuí, Campanha, Campos de Cima da Serra, Celeiro,
               Central,  Centro-Sul, Fronteira  Noroeste, Fronteira  Oeste, Hortênsias, Jacuí-Centro, Litoral, Médio Alto
               Uruguai, Metropolitano Delta do Jacuí, Missões, Nordeste, Noroeste Colonial, Norte, Paranhana-Encosta da
               Serra, Produção, Rio da Várzea, Serra, Sul, Vale do Caí, Vale do Jaguari, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Rio
               Pardo  e Vale do Taquari. Disponível em:  <https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/conselhos-regionais-de-
               desenvolvimento-coredes>.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   27
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33