Page 28 - Ação integrada de formação de professores
P. 28
FORMAÇÃO DE PROFESSORES HOJE: DEMANDAS E DESAFIOS
1
2
Adriana Bragagnolo , Elisa Mainardi , Luciane Spanhol Bordignon 3
Resumo: Este estudo se insere no campo de investigação da interação entre universidade e sistemas
públicos de ensino. Objetiva discutir os processos de formação continuada de professores e gestores
públicos, num processo de formação em rede, das universidades comunitárias com os sistemas públicos
de ensino. Essa reflexão tem por base uma linha teórica e metodológica que considera a formação dos
sujeitos com um olhar no próprio espaço de atuação. Estes processos fazem parte do compromisso
social da universidade comunitária e da gestão pública e legitima sua interlocução com os sistemas da
Educação Básica.
Palavras-chave: Formação de professores. Universidade. Sistemas Públicos de Ensino. Desafios.
Considerações introdutórias
É inegável a importância da formação continuada como uma das possibilidades para
qualificar e ressignificar os processos educativos, para promover a cidadania e possibilitar, na
sua essência, a formação e a transformação dos sujeitos.
Nesta perspectiva, por meio da Consulta Popular, elegeu-se a formação continuada
dos professores das redes públicas de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, nas regiões
de abrangência dos COREDES : Alto Jacuí, Campanha, Centro Sul, Fronteira Oeste, Missões,
4
Produção, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Taquari, Jacuí Centro e Rio da Várzea, com a
efetivação da formação por intermédio da Secretaria de Estado da Educação- RS e do Consórcio
das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG.
No Rio Grande do Sul, as universidades comunitárias organizam-se no Consórcio das
Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), criado em 1996 e atualmente com 15
1 Doutora em Educação. Professora da Faculdade de educação Faed/UPF. Integrante do Grupo de estudos e
Pesquisa sobre Alfabetização (GEPALFA/UPF). E-mail: abragagnolo@upf.br
2 Doutora em Ciências da Educação. Professora da Faculdade de Educação – Faed/UPF. Integrante do Grupo
de Estudos sobre Teoria e Prática Pedagógica. E-mail: emainardi@upf.br
3 Doutora em Educação. Professora na Faculdade de Educação (Faed) da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Integrante do Grupo de Estudos sobre Universidade – GEU/UPF e do Grupo de Pesquisa e Extensão em
Políticas Gestão da Educação (GPEPGE), da FAED/UPF. E-mail: lucianebordignon@upf.br
4 Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento - COREDEs, criados em 1994, são um fórum de discussão
para a promoção de políticas e ações que visam o desenvolvimento regional. A divisão regional é composta
por 28 COREDES: Alto da Serra do Botucaraí, Alto Jacuí, Campanha, Campos de Cima da Serra, Celeiro,
Central, Centro-Sul, Fronteira Noroeste, Fronteira Oeste, Hortênsias, Jacuí-Centro, Litoral, Médio Alto
Uruguai, Metropolitano Delta do Jacuí, Missões, Nordeste, Noroeste Colonial, Norte, Paranhana-Encosta da
Serra, Produção, Rio da Várzea, Serra, Sul, Vale do Caí, Vale do Jaguari, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Rio
Pardo e Vale do Taquari. Disponível em: <https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/conselhos-regionais-de-
desenvolvimento-coredes>.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 27
FORMAÇÃO DE PROFESSORES