Page 24 - Ação integrada de formação de professores
P. 24

abrangendo as esferas estadual e municipais no Estado do Rio Grande do Sul, investigando as
           práticas de gestão mediadas pelas políticas educacionais, num recorte temporal (2016/2018),
           bem como, as relações com os fios da trama, já apresentadas na introdução deste texto.

                 Nessa lógica, o ato de ensinar deve estar imbricado na diferença, na tolerância, na
           razão e na civilidade, que fazem parte de um conjunto subjetivo e permitem o relacionamento
           entre os sujeitos. Nesse processo, a ética e a pluralidade assumem um importante papel nas
           relações interdiscursivas e permitem a expressão das diferenças dos indivíduos que, de forma
           polifônica, anunciam a formação comprometida aos estudantes, considerando os princípios
           democráticos e críticos em conformidade com o que nos ensina Bauman (2001): “Para se operar
           no mundo, em vez de ser por ele operado, é preciso entender como o mundo atua”. Assim,
           educação, formação e sujeitos são entendidos como condições  híbridas para os desafios  e
           tensões da contemporaneidade.
                 É neste contexto que o Curso de Formação Pedagógica para gestores e professores se institui,
           com o objetivo de oportunizar  espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-
           metodológico de temáticas relativas à ação pedagógica na Educação Básica, por meio da ação-
           reflexão-ação e do protagonismo do gestor escolar neste processo  formativo, bem como,  a
           práxis dos professores.
                 O Curso realizado envolveu três eixos estruturantes: aprendizagem; organização,
           planejamento e acompanhamento da ação pedagógica; avaliação. Tais eixos foram desenvolvidos
           em 60 horas para cada público (gestores e professores), sendo 16 horas presenciais e 44 horas a
           distância.

                 Os eixos foram desdobrados nas seguintes temáticas: Aprendizagem: A aprendizagem
           como condição humana e o sujeito do conhecimento; Saberes docentes inerentes ao processo
           educativo; Processo de aprendizagem e processo de escolarização no século XXI; Aprender
           a aprender na sociedade da informação  e do  conhecimento.  Organização, planejamento e
           acompanhamento da ação pedagógica: Regimento; Projeto Político Pedagógico (Planejamento
           geral  e o PPP como articulador da EB); Planos de Estudos e Planos de Trabalho; Base
           Nacional Comum Curricular; Organização do currículo por competências; Os Projetos
           como  possibilidade  metodológica  interdisciplinar;  Pesquisa  como  princípio  educativo;
           Metodologias ativas; Tecnologias digitais; Gestão do processo pedagógico articulado com a
           equipe e a comunidade. Acompanhamento pedagógico do desempenho docente e discente.
           Avaliação: saberes docentes, fundamentos teóricos e perspectivas pedagógicas; Avaliação
           como instrumento de planejamento das práticas pedagógicas; Avaliação Externa; Avaliação
           Institucional e Avaliação da Aprendizagem: desafios e possibilidades para a organização e o
           planejamento da ação educativa; O papel do coordenador pedagógico na avaliação escolar; O
           Conselho de Classe como espaço participativo de diálogo entre segmentos escolares.
                 Este artigo não pretende desenvolver  tais temáticas, mas  a ideia é apresentar de
           que forma  a matriz de conhecimentos  se constitui de forma colaborativa, entendendo as
           necessidades das redes públicas de educação para as quais o curso foi destinado. Tudo isso
           implica  leveza  e  mobilidade,  proporcionando  maior  rapidez  e fluidez,  por  exemplo,  aos
           movimentos escolarizantes. Assim, “os fluidos não se atêm muito a qualquer forma e estão
           constantemente prontos (e propensos) a mudá-la; dessa forma, para eles, o que conta é o tempo,
           mais do que o espaço, que, afinal, preenchem apenas ‘por um momento’” (BAUMAN, 2001, p.
           8). Na velocidade das invenções, ações e práticas que delineiam a educação, as “verdades” são
           mobilizadas pelas relações de poder que se transformam cotidianamente.




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   23
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29