Page 24 - Ação integrada de formação de professores
P. 24
abrangendo as esferas estadual e municipais no Estado do Rio Grande do Sul, investigando as
práticas de gestão mediadas pelas políticas educacionais, num recorte temporal (2016/2018),
bem como, as relações com os fios da trama, já apresentadas na introdução deste texto.
Nessa lógica, o ato de ensinar deve estar imbricado na diferença, na tolerância, na
razão e na civilidade, que fazem parte de um conjunto subjetivo e permitem o relacionamento
entre os sujeitos. Nesse processo, a ética e a pluralidade assumem um importante papel nas
relações interdiscursivas e permitem a expressão das diferenças dos indivíduos que, de forma
polifônica, anunciam a formação comprometida aos estudantes, considerando os princípios
democráticos e críticos em conformidade com o que nos ensina Bauman (2001): “Para se operar
no mundo, em vez de ser por ele operado, é preciso entender como o mundo atua”. Assim,
educação, formação e sujeitos são entendidos como condições híbridas para os desafios e
tensões da contemporaneidade.
É neste contexto que o Curso de Formação Pedagógica para gestores e professores se institui,
com o objetivo de oportunizar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-
metodológico de temáticas relativas à ação pedagógica na Educação Básica, por meio da ação-
reflexão-ação e do protagonismo do gestor escolar neste processo formativo, bem como, a
práxis dos professores.
O Curso realizado envolveu três eixos estruturantes: aprendizagem; organização,
planejamento e acompanhamento da ação pedagógica; avaliação. Tais eixos foram desenvolvidos
em 60 horas para cada público (gestores e professores), sendo 16 horas presenciais e 44 horas a
distância.
Os eixos foram desdobrados nas seguintes temáticas: Aprendizagem: A aprendizagem
como condição humana e o sujeito do conhecimento; Saberes docentes inerentes ao processo
educativo; Processo de aprendizagem e processo de escolarização no século XXI; Aprender
a aprender na sociedade da informação e do conhecimento. Organização, planejamento e
acompanhamento da ação pedagógica: Regimento; Projeto Político Pedagógico (Planejamento
geral e o PPP como articulador da EB); Planos de Estudos e Planos de Trabalho; Base
Nacional Comum Curricular; Organização do currículo por competências; Os Projetos
como possibilidade metodológica interdisciplinar; Pesquisa como princípio educativo;
Metodologias ativas; Tecnologias digitais; Gestão do processo pedagógico articulado com a
equipe e a comunidade. Acompanhamento pedagógico do desempenho docente e discente.
Avaliação: saberes docentes, fundamentos teóricos e perspectivas pedagógicas; Avaliação
como instrumento de planejamento das práticas pedagógicas; Avaliação Externa; Avaliação
Institucional e Avaliação da Aprendizagem: desafios e possibilidades para a organização e o
planejamento da ação educativa; O papel do coordenador pedagógico na avaliação escolar; O
Conselho de Classe como espaço participativo de diálogo entre segmentos escolares.
Este artigo não pretende desenvolver tais temáticas, mas a ideia é apresentar de
que forma a matriz de conhecimentos se constitui de forma colaborativa, entendendo as
necessidades das redes públicas de educação para as quais o curso foi destinado. Tudo isso
implica leveza e mobilidade, proporcionando maior rapidez e fluidez, por exemplo, aos
movimentos escolarizantes. Assim, “os fluidos não se atêm muito a qualquer forma e estão
constantemente prontos (e propensos) a mudá-la; dessa forma, para eles, o que conta é o tempo,
mais do que o espaço, que, afinal, preenchem apenas ‘por um momento’” (BAUMAN, 2001, p.
8). Na velocidade das invenções, ações e práticas que delineiam a educação, as “verdades” são
mobilizadas pelas relações de poder que se transformam cotidianamente.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 23
FORMAÇÃO DE PROFESSORES