Page 8 - Garantia do Direito à Educação
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primeiro ano de governo. Não importa a esfera. Simplesmente tem sido
                    assim ao longo dos anos, o que foi segue sendo.
                         Na universidade, depois de um projeto de expansão único na
                    história do ensino superior brasileiro, as restrições orçamentárias
                    para o ensino, assim como para a pesquisa e a inovação começaram a
                    dar sinais da crise no segundo semestre de 2015, agudizando-se com
                    a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, a do teto das des-
                    pesas públicas, que terminou estabelecendo uma perspectiva sombria
                    para os próximos anos e que já estamos vivendo. Aliás, a Emenda
                    aponta também para o desmonte das políticas sociais. Some-se a isso
                    os ataques que a universidade vem sofrendo ao princípio que a fun-
                    damenta: a autonomia.
                         Importam essas colocações, ainda que muito rápidas e sem uma
                    análise aprofundada, porque são uma forma de contextualizar o desen-
                    volvimento do Plano Nacional de Educação e a necessidade de monito-
                    ramento e de avaliação, uma vez que traz – e deve trazer – em seu bojo a
                    garantia do direito à Educação e dele não podemos abrir mão em nome
                    das gerações presente e futuras, em nome do desenvolvimento do país
                    com justiça social e com a garantia do Estado de bem-estar social.
                         Foi justamente considerando essa garantia fundamental que é a
                    do direito à Educação que a Faculdade de Educação da Universidade
                    Federal do Rio Grande do Sul, dentro do seu compromisso de pensar e
                    fazer avançar as políticas públicas, desenvolveu o Projeto de Extensão
                    e Monitoramento e Avaliação PNE/Faced/UFRGS – Ações 2017, en-
                    volvendo uma grande equipe de professores e pesquisadores, coorde-
                    nada pela Prof.ª Sônia Mara M. Ogiba, professora do Departamento de
                    Ensino e Currículo. Dentro do projeto, foi realizado um grande Ciclo
                    de Debates: “Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE –
                    Lei nº 13.005/2014”.
                         O Ciclo de Debates reuniu estudantes de graduação e de pós-
                    -graduação, professores e especialistas de todo o Estado e contou
                    com o apoio e parceria de várias associações: Conselho Estadual de
                    Educação (CEEd); Conselho Municipal de Educação (CME-POA);
                    União Nacional  de  Dirigentes  Municipais  de  Educação  (Undime/









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