Page 9 - Garantia do Direito à Educação
P. 9

RS); Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre (FMEPOA);
                 União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RS); Asso-
                 ciação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino
                 do RS (AESUFOPE); Federação das Associações de Municípios do
                 Rio Grande do Sul (Famurs); Instituto Latino-americano de Estudos
                 Avançados (ILEA/UFRGS).
                      O resultado do evento é a publicação do livro Garantia do Direito
                 à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014, que ora tenho a
                 satisfação de apresentar aos leitores. Organizado pela professora Sônia
                 Mara M. Ogiba (UFRGS/Faced), o livro aborda temáticas, tais como:
                 políticas de Estado, financiamento, direito à educação e monitora-
                 mento dos planos; valorização dos professores e políticas públicas de
                 formação continuada; Educação Básica (Educação Infantil, Educação
                 Especial, EJA / Proeja / Profissionalizante); gestão democrática, Siste-
                 ma Nacional de Educação e regime de colaboração e avaliação externa
                 e qualificação da aprendizagem.
                      Trata-se de uma obra madura para aqueles que efetivamente se
                 preocupam com a Educação no Brasil, os artigos altamente qualifica-
                 dos constituem importante material de reflexão sobre o Plano Nacional
                 de Educação que, com suas metas, garante o acesso e a universaliza-
                 ção do ensino obrigatório, busca reduzir as desigualdades respeitando
                 a diversidade e busca valorizar os professores, sem esquecer o ensino
                 superior. É porque se diz, com muita propriedade, que o PNE é – sendo
                 um Plano de Educação – um verdadeiro Projeto de Nação.
                      É importante dizer que, para que esse Projeto de Nação se realize,
                 precisamos, nós todos, acompanhar e monitorar o cumprimento das
                 metas do PNE. Até 2017, apenas seis das vinte metas foram cumpri-
                 das. Quatro em cada cinco metas não foram atingidas. É preciso que
                 não percamos de vista o respeito à diversidade, a gratuidade do ensino
                 com garantias de recursos financeiros e de pessoal através de uma séria
                 política de investimentos públicos na educação, é preciso lutar pela
                 efetiva priorização da Educação de acordo com o estabelecido no Pla-
                 no Nacional de Educação. Lutar pelo PNE é lutar para que as Políticas
                 em Educação se materializem como direitos sociais e, como tal, se efe-









         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   9                         04/07/2018   16:40:49
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14