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sob pena de retrocesso social a um alto preço. Mudanças e cance-
               lamentos de programas devem ser precedidos de amplo debate, em
               que tenham voz os cidadãos afetados pelas medidas, assim como
               instituições que os representam. Só assim é possível entender com
               profundidade as necessidades  envolvidas  e responder  a elas  de
               forma justa e eficiente no desenvolvimento de políticas públicas.
                  Outro caminho envolve a criação e majoração de impostos
               que contribuam para a redistribuição da riqueza. A concepção de
               que cortes tributários na camada mais rica da população geram
               crescimento econômico, embora comum na justificativa de polí-
               ticas públicas, está praticamente superada entre economistas. Um
               estudo recente desenvolvido na Universidade de Chicago analisou
               os efeitos de trinta e uma reformas tributárias desde a guerra. Os
               resultados demonstraram que a redução de tributos beneficiando
               os 10% mais ricos não produziram crescimento na taxa de emprego
               e renda, enquanto cortes de impostos para os outros 90% da popu-
               lação sim . Impostos progressivos sobre a renda, assim como a tri-
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               butação da riqueza, podem exercer papel importante na construção
               de uma saída equânime e eficiente para a implementação da renda
               universal. Meios existem – as dificuldades estão na vontade política
               de implementá-los. No Brasil, o imposto sobre grandes fortunas,
               embora previsto na Constituição, nunca foi regulamentado.
                  Também outras soluções merecem ser estudadas. No Alaska,
               um fundo permanente financiado por parte das receitas estatais
               com a produção de óleo tem gerado dividendos anuais aos residen-
               tes desde 1982 . O valor, pago anualmente, não é suficiente para o
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               25   ZIDAR, O. Tax Cuts for Whom? Heterogeneous Effects of Income Tax Changes on
                   Growth and Employment. Journal of Political Economy 127, nº 3, 2019. Disponível
                   em: https://doi.org/10.1086/701424 Acesso em 22/4/2020; BANERJEE; DUFLO,
                   op. cit., 2019.
               26   PARIJS, P. V.; VANDERBORGHT, Y. Basic Income. A Radical Proposal for a Free Society
                   and a Sane Economy. Londres: Harvard Univerty Press, 2017; STANDING, Guy. Basic
                   Income and How We Can Make It Happen. Londres: Pelican Books, 2017.



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