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De forma concorrente ao papel do Estado e das instituições em
            promover educação, a transferência de renda permite ao indivíduo
            direcionar recursos diretamente à formação pretendida. Mesmo
            quando se trata de capacitação gratuita, jornadas extensas alijam
            trabalhadores do processo de atualização profissional. O temor da
            insegurança financeira por vezes os desencoraja a assumir novos
            desafios profissionais que demandam tempo, preparo e dinheiro. A
            renda básica pode ser, nesse sentido, importante instrumento para
            se reduzir a polarização no mercado de trabalho.




            O destino da renda incondicionada


               Se há consenso quanto à relação direta entre educação e renda,
            por  outro lado, são comuns as  divergências sobre a necessidade
            de se condicionar a transferência de recursos ao atendimento de
            condições específicas. A eliminação de procedimentos burocráti-
            cos para verificação de requisitos é um dos argumentos em defesa
            da renda básica universal. Estima-se que a população mais carente
            acabe não sendo alcançada por programas sociais pela impossibi-
            lidade fática de comprovar o atendimento das condições exigidas.
               A crítica também está no custo de identificação, seleção e mo-
            nitoramento de beneficiários, que poderia ser revertido para a am-
            pliação do valor e alcance das transferências. Parece pouco, mas
            não é.  Em um programa assistencial no México, de cada 100 pesos
            transferidos de forma condicionada a uma família, 10 são desti-
            nados a gastos administrativos. Por outro lado, argumenta-se que
                                          19


            19  COADY, D.; PEREZ, R.; VERA-LLAMAS, H. Evaluating the Cost of Poverty Alleviation
                Transfer Programs:  An Illustration Based on PROGRESA in Mexico, 2005.
                International Food Policy Research Institute. Disponível em:  http://ebrary.ifpri.
                org/utils/getfile/collection/p15738coll2/id/60365/filename/60318.pdf Acesso
                em 22/4/2020; BANERJEE, A. V.; DUFLO, E. Good Economics for Hard Times. Nova
                York: PublicAffairs, 2019.



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