Page 29 - Quarentena_1ed_2020
P. 29

de renda básica, no referendo realizado em 2016. Em uma pesquisa
               conduzida na semana seguinte à votação, mais de 2/3 responderam
               que esse era o início de uma longa conversa sobre renda básica,
               não seu fim . Não existe caminho único e a construção de um
                           31
               projeto sustentável possivelmente envolve mais de uma das solu-
               ções apresentadas.




               Considerações finais: crise, diálogo e mudança


                  O conceito de renda básica universal, de singeleza marcante,
               tem atraído ao longo da história defensores de diferentes grupos, de
               democratas a republicanos. Parte dessa diversidade se deve à sim-
               plicidade de seus contornos. Eles permitem que sua adoção tome
               formas diferentes e, por consequência, produza efeitos diversos.
                  Na luta contra a pobreza e a desigualdade, a busca do consenso
               democrático não pode sucumbir a divergências que soem inconci-
               liáveis. Não são. Aqui também vale comparar a crise da COVID-
               19 com a Grande Depressão: foi o alinhamento de interesses de
               grupos distintos que tornou possível a aprovação de medidas de
               auxílio social e recuperação econômica. A superação da crise de
               1929 foi, então, seguida de um período de grande desenvolvimento
               social e prosperidade.
                  Os efeitos sociais e econômicos da renda básica universal apenas
               poderão ser dimensionados com precisão quando ela for adotada
               com todas as suas características. Até lá, estudo, debate, planeja-
               mento e implementação gradual são passos necessários, que de-
               mandam atuação dialogada. Em tempos de crise e depois dela, que
               essa ideia antiga, mas inovadora, aponte para novos caminhos.






               31   STANDING, op. cit., 2017.



                                                                            29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34