Page 144 - Ação integrada de formação de professores
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Isso confirma que o Conselho de Classe, como espaço de avaliação, constitui uma
instância relevante no processo de aprendizagem em busca da excelência em educação, como
estabelecido nos documentos analisados neste estudo. Mais do que uma prática corriqueira na
gestão democrática da escola, é necessário que o Conselho de Classe direcione o aperfeiçoamento
das ações da prática pedagógica, em busca de melhorias que possibilitem o desenvolvimento
do educando.
O Conselho de Classe e sua finalidade maior: o desenvolvimento do educando
O Conselho de Classe, como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar e
como espaço de reflexões coletivas, aponta para uma finalidade maior: o desenvolvimento do
educando.
Professor e educando são os sujeitos que interagem constante e intensamente no
ambiente escolar. Por conseguinte, são os atores que mais e mutuamente se conhecem no
processo educativo. Assim sendo, o Conselho de Classe, como colegiado, precisa ir além do
conhecido. Conforme Carminati (2011, p. 3), “as reuniões do Conselho de Classe devem ser
entendidas como fonte de informações, como acréscimo de conhecimentos que auxiliarão o
educador na compreensão do processo de aprendizagem”.
Nesse sentido, ressalta-se o papel do Conselho de Classe na perspectiva da avaliação
formativa - processo contínuo e permanente de acompanhamento da aprendizagem -, que
contribui para o desenvolvimento do educando. Mais do que atribuir notas ou conceitos, o
Conselho de Classe precisa compartilhar informações (entre professores e destes com os
educandos) numa relação dialógica, para possibilitar a cada estudante o seu desenvolvimento
integral num processo essencialmente formativo.
Considerações finais
Este estudo partiu da concepção de Conselho de Classe como espaço democrático de
participação e de diálogo entre os segmentos escolares e de um questionamento instigante. O
Conselho de Classe cumpre realmente seu papel de facilitador de um trabalho participativo e
democrático, configurando-se num espaço colegiado de diálogo entre os segmentos escolares?
Buscou-se resposta à problemática de uma maneira propositiva, ressaltando aspectos
essenciais para que o Conselho de Classe cumpra, efetivamente, seu papel de instância
avaliativa do processo educativo. Nesse sentido, ressalta-se que é possível construir uma
instância avaliativa participativa, isto é, um espaço colegiado e democrático, com a interação
de todos os segmentos escolares.
Ademais, pesquisas relativas a diagnósticos sobre problemas educacionais abarrotam os
repositórios das academias. Não basta diagnosticar: é preciso agir. Nessa perspectiva, propõe-
se a prática: vivenciar o Conselho de Classe participativo e formativo.
Mais do que uma proposta, um desafio para todas as escolas brasileiras: uma questão de
querer fazer melhor. Questão de atitude.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 143
FORMAÇÃO DE PROFESSORES