Page 144 - Ação integrada de formação de professores
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Isso  confirma  que o  Conselho  de  Classe,  como  espaço  de  avaliação,  constitui uma
           instância relevante no processo de aprendizagem em busca da excelência em educação, como
           estabelecido nos documentos analisados neste estudo. Mais do que uma prática corriqueira na
           gestão democrática da escola, é necessário que o Conselho de Classe direcione o aperfeiçoamento
           das ações da prática pedagógica, em busca de melhorias que possibilitem o desenvolvimento
           do educando.


           O Conselho de Classe e sua finalidade maior: o desenvolvimento do educando

                 O Conselho de Classe, como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar e
           como espaço de reflexões coletivas, aponta para uma finalidade maior: o desenvolvimento do
           educando.
                 Professor  e educando  são  os  sujeitos  que interagem constante e intensamente no
           ambiente escolar.  Por  conseguinte, são  os  atores  que mais  e mutuamente se  conhecem  no
           processo educativo. Assim sendo, o Conselho de Classe, como colegiado, precisa ir além do
           conhecido. Conforme Carminati (2011, p. 3), “as reuniões do Conselho de Classe devem ser
           entendidas como fonte de informações, como acréscimo de conhecimentos que auxiliarão o
           educador na compreensão do processo de aprendizagem”.
                 Nesse sentido, ressalta-se o papel do Conselho de Classe na perspectiva da avaliação
           formativa - processo  contínuo e permanente de acompanhamento da aprendizagem -, que
           contribui para o desenvolvimento do educando. Mais do que atribuir notas ou conceitos, o
           Conselho  de Classe  precisa  compartilhar informações  (entre professores  e destes  com  os
           educandos) numa relação dialógica, para possibilitar a cada estudante o seu desenvolvimento
           integral num processo essencialmente formativo.


           Considerações finais


                 Este estudo partiu da concepção de Conselho de Classe como espaço democrático de
           participação e de diálogo entre os segmentos escolares e de um questionamento instigante. O
           Conselho de Classe cumpre realmente seu papel de facilitador de um trabalho participativo e
           democrático, configurando-se num espaço colegiado de diálogo entre os segmentos escolares?
                 Buscou-se resposta à problemática de uma maneira propositiva, ressaltando aspectos
           essenciais  para que o Conselho  de Classe cumpra, efetivamente, seu papel de instância
           avaliativa do  processo  educativo.  Nesse  sentido, ressalta-se  que é possível  construir  uma
           instância avaliativa participativa, isto é, um espaço colegiado e democrático, com a interação
           de todos os segmentos escolares.

                 Ademais, pesquisas relativas a diagnósticos sobre problemas educacionais abarrotam os
           repositórios das academias. Não basta diagnosticar: é preciso agir. Nessa perspectiva, propõe-
           se a prática: vivenciar o Conselho de Classe participativo e formativo.

                 Mais do que uma proposta, um desafio para todas as escolas brasileiras: uma questão de
           querer fazer melhor. Questão de atitude.

           Referências


           BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 143
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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