Page 142 - Ação integrada de formação de professores
P. 142

4
           apontam para a existência de práticas de gestão democrática .” O Observatório ainda esclarece
           que esta é uma das metas mais difíceis de acompanhar, uma vez que a participação precisa ser de
           fato consolidada e permitida, apresentando-se como um grande desafio para o Brasil.


           Metodologia


                 O percurso metodológico da pesquisa fundamenta-se, principalmente, em dois autores,
           Gil (2008) e Bardin (2000), como  é esclarecido  na sequência. Com relação à abordagem do
           estudo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, posto o seu viés subjetivo. Segundo Gil (2008, p.
           133), a pesquisa qualitativa “[...] depende de muitos fatores, tais como a natureza dos dados
           coletados, a extensão da amostra, os instrumentos de pesquisa e os pressupostos teóricos que
           nortearam a investigação”. Além disso, o autor esclarece que, neste tipo de estudo, não se
           faz uso de cálculos estatísticos, podendo “[...] definir esse processo como uma sequência de
           atividades, que envolve a redução dos dados, a categorização desses dados, sua interpretação
           e a redação do relatório” (GIL, 2008, p. 133).
                 Em relação às etapas da pesquisa, na fase de redução dos dados, após estabelecida a
           problemática da pesquisa, realizamos a seleção do material pertinente.  Este foi acessado
           por meio de plataformas científicas digitais, como Scielo, Capes Periódicos e Capes Teses
           e Dissertações, o acervo da Universidade na qual atuam os autores, bem como, seu acervo
           pessoal.
                 A segunda etapa consistiu em categorizar esse material e interpretá-lo. De acordo com
           Bardin (2000, p. 117), a categorização consiste em encontrar “[...] rubricas ou classes, as quais
           reúnem um grupo de elementos (unidades de registo, no caso da análise de conteúdo) sob um
           título genérico, agrupamento esse efetuado em razão dos caracteres comuns destes elementos.”
           Ainda que a autora esclareça que esta fase não seja obrigatória, entende-se que a mesma auxilia
           no trabalho de interpretação. Assim, emergiram categorias que auxiliaram a nortear o debate,
           a saber: gestão democrática, órgão colegiado, representatividade e participação. Ainda que não
           se faça um exame exaustivo de cada uma das categorias, elas foram essenciais para a condução
           das discussões, as quais se deram à luz da teoria.

                 Dessa forma, parte-se para a terceira e última etapa, que foi a redação, que ocorreu de
           forma coletiva, utilizando o recurso Google Drive, de maneira que todos puderam interagir em
           tempo real, num verdadeiro processo de escrita conjunta.


           Resultados

                 A construção deste texto ocorreu de forma interativa, articulando vivências e experiências
           dos autores. As discussões confirmaram algumas convicções em relação ao tema em análise,
           que são sintetizadas a seguir. O Conselho de Classe: a) é uma instância de cunho essencialmente
           avaliativo que prima pelo diálogo e pela participação entre os diversos segmentos escolares; b)
           faz parte da ação educativa de qualidade; c) tem como finalidade maior o desenvolvimento do
           educando.






           4   Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/19-gestao-democratica.  Acesso  em: 03
               nov. 2018.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 141
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   137   138   139   140   141   142   143   144   145   146