Page 142 - Ação integrada de formação de professores
P. 142
4
apontam para a existência de práticas de gestão democrática .” O Observatório ainda esclarece
que esta é uma das metas mais difíceis de acompanhar, uma vez que a participação precisa ser de
fato consolidada e permitida, apresentando-se como um grande desafio para o Brasil.
Metodologia
O percurso metodológico da pesquisa fundamenta-se, principalmente, em dois autores,
Gil (2008) e Bardin (2000), como é esclarecido na sequência. Com relação à abordagem do
estudo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, posto o seu viés subjetivo. Segundo Gil (2008, p.
133), a pesquisa qualitativa “[...] depende de muitos fatores, tais como a natureza dos dados
coletados, a extensão da amostra, os instrumentos de pesquisa e os pressupostos teóricos que
nortearam a investigação”. Além disso, o autor esclarece que, neste tipo de estudo, não se
faz uso de cálculos estatísticos, podendo “[...] definir esse processo como uma sequência de
atividades, que envolve a redução dos dados, a categorização desses dados, sua interpretação
e a redação do relatório” (GIL, 2008, p. 133).
Em relação às etapas da pesquisa, na fase de redução dos dados, após estabelecida a
problemática da pesquisa, realizamos a seleção do material pertinente. Este foi acessado
por meio de plataformas científicas digitais, como Scielo, Capes Periódicos e Capes Teses
e Dissertações, o acervo da Universidade na qual atuam os autores, bem como, seu acervo
pessoal.
A segunda etapa consistiu em categorizar esse material e interpretá-lo. De acordo com
Bardin (2000, p. 117), a categorização consiste em encontrar “[...] rubricas ou classes, as quais
reúnem um grupo de elementos (unidades de registo, no caso da análise de conteúdo) sob um
título genérico, agrupamento esse efetuado em razão dos caracteres comuns destes elementos.”
Ainda que a autora esclareça que esta fase não seja obrigatória, entende-se que a mesma auxilia
no trabalho de interpretação. Assim, emergiram categorias que auxiliaram a nortear o debate,
a saber: gestão democrática, órgão colegiado, representatividade e participação. Ainda que não
se faça um exame exaustivo de cada uma das categorias, elas foram essenciais para a condução
das discussões, as quais se deram à luz da teoria.
Dessa forma, parte-se para a terceira e última etapa, que foi a redação, que ocorreu de
forma coletiva, utilizando o recurso Google Drive, de maneira que todos puderam interagir em
tempo real, num verdadeiro processo de escrita conjunta.
Resultados
A construção deste texto ocorreu de forma interativa, articulando vivências e experiências
dos autores. As discussões confirmaram algumas convicções em relação ao tema em análise,
que são sintetizadas a seguir. O Conselho de Classe: a) é uma instância de cunho essencialmente
avaliativo que prima pelo diálogo e pela participação entre os diversos segmentos escolares; b)
faz parte da ação educativa de qualidade; c) tem como finalidade maior o desenvolvimento do
educando.
4 Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/19-gestao-democratica. Acesso em: 03
nov. 2018.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 141
FORMAÇÃO DE PROFESSORES