Page 138 - Ação integrada de formação de professores
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CONSELHO DE CLASSE: POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO
               DEMOCRÁTICA E DE DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO




               Hildegard Susana Jung ; João Alberto Steffen Munsberg ; Leonidas Roberto Taschetto         3
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           Resumo: A participação nas instâncias da comunidade escolar, seja no âmbito da gestão, seja no da
           avaliação, é uma conquista relativamente recente no Brasil, cujo marco consiste na Constituição Federal
           de 1988, reafirmada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Entretanto, já em 1971,
           na Lei nº 5692, previa-se este recurso, embora haja críticas ao caráter tecnicista daquele formato, o que é
           compreensível, devido ao momento histórico que se vivia. Há registros, também, de experimentos nesse
           sentido já nos anos de 1950, quando se abriu uma janela democrática. O Conselho de Classe, portanto,
           consiste numa instância colegiada do trabalho pedagógico, que busca promover uma avaliação que
           contemple  a coparticipação  responsável  dos  diversos  atores  da  comunidade  escolar  envolvidos  no
           processo. A partir desse cenário, o presente capítulo tem o objetivo de suscitar o debate em torno do
           Conselho de Classe enquanto espaço democrático de participação e diálogo entre os segmentos escolares.
           A problemática que guiou as discussões orbitou em torno do questionamento sobre a possibilidade
           de esta instância cumprir seu papel de permitir a efetiva participação desses atores. Assim, emerge a
           questão de pesquisa: O Conselho de Classe cumpre realmente seu papel de facilitador de um trabalho
           participativo e democrático,  configurando-se  num espaço  colegiado  de diálogo entre os  segmentos
           escolares? O percurso metodológico do estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho
           bibliográfico, a qual recorreu à revisão de literatura para a coleta de dados, os quais foram examinados
           por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para: a) a possibilidade de o
           Conselho de Classe ser utilizado como instância de diálogo e de participação entre os diversos segmentos
           escolares; b) o Conselho de Classe é parte da ação educativa de qualidade; c) a finalidade maior do
           Conselho de Classe consiste no desenvolvimento do educando. Conclui-se que construir um Conselho
           de Classe como uma instância efetivamente participativa, isto é, um espaço colegiado e democrático,
           com a interação de todos os segmentos escolares, é possível e viável, pois depende fundamentalmente
           de uma questão de atitude.
           Palavras-chave: Conselho de classe. Espaço participativo. Trabalho pedagógico. Avaliação formativa.


           Introdução

                 Pensar um Conselho de Classe como instância efetivamente participativa, ou seja, como
           um espaço colegiado e democrático parece ser utópico.

                                 Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola pública básica que tenha
                                 efetiva participação de pais, educadores,  alunos e funcionários  da escola, isso  acaba
                                 sendo considerado como coisa utópica. Acredito não ser de pouca importância examinar


           1   Doutora em Educação. Universidade La Salle. E-mail: hildegard.jung@unilasalle.edu.br
           2   Mestre em Educação. Doutorando em Educação na Universidade La Salle. E-mail: joao.munsberg@unilasalle.edu.br
           3   Doutor em Educação. Universidade La Salle. E-mail: leontaschetto@yahoo.com.br.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 137
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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