Page 133 - Ação integrada de formação de professores
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A seguir, apresenta-se a discussão das evocações dos professores e dos gestores sobre as
avaliações externas e seus impactos no contexto escolar.
Discussão dos achados
Nessa sessão do texto, discutem-se as evocações dos professores e dos gestores sobre o
modo como as avaliações externas impactam o ambiente escolar. Inicialmente, apresentam-se
as evocações dos professores e, posteriormente, a dos gestores.
De acordo com os dados apresentados no Esquema 01, pode-se inferir que o índice de
professores que entendem que as avaliações externas não traduzem o contexto da sala de aula
é o maior dos três grupos, chegando a 43%. Um percentual de 28,5% dos professores reconhece
que há uma tradução do contexto escolar através da prova, ou seja, pelo menos em parte essa
realidade é traduzida.
Já os dados levantados em relação aos gestores evidenciam que 57% deles acreditam
que o fazer pedagógico da escola é impactado pelas avaliações externas. Já 32% acreditam que
elas direcionam em parte as ações escolares. Apenas 11% acreditam que, por ser uma avaliação
que não retrata a realidade do contexto escolar, as avaliações externas não impactam o fazer
docente, nem a organização da escola.
A partir dos dados apresentados, embora com percentuais diferentes, nota-se que os dois
grupos reconhecem que as avaliações externas, de modo geral, impactam o fazer pedagógico
tanto do professor quanto do gestor escolar. Essa análise inicial permite a discussão dos eixos
construídos a partir das evocações dos sujeitos.
O primeiro eixo discutido refere-se às evocações dos professores que acreditam que as
avaliações externas traduzem de algum modo o contexto da sala de aula. Essa afirmação pode
ser ilustrada com a fala da professora A, quando afirma:
Realmente é muito importante conferir os resultados do INEP sobre a avaliação e o desempenho dos
alunos anualmente. Muitas vezes é necessário haver algumas mudanças quando as metodologias
adotadas em sala de aula, pois se muito alunos não foram bem em alguma disciplina é porque
está faltando melhorar os métodos, rever os seus planejamentos e discutir com os alunos e a
equipe diretiva o que precisa ser solucionado para melhorar o rendimento escolar e o ensino-
aprendizagem dos alunos (PROFESSORA A).
Essa fala evidencia que esse grupo de professores tem consciência de que a prova pode
trazer indicadores que são reveladores do processo de aprendizagem dos alunos. Concorda-se
com Moraes e Moura (2009), quando eles pontuam que “o significado da avaliação na atividade
de ensino e de aprendizagem deve ser o de orientação e de direcionamento do processo de
apropriação dos conhecimentos” (p.113). Ou seja, os índices de avaliação externa somente
terão cunho pedagógico, se forem compreendidos e incorporados ao fazer docente.
As falas remetem à ideia de que é necessária a compreensão do significado desses dados
e uma avaliação conjunta para identificar as ações a serem realizadas pelo professor, para
intensificar a aprendizagem desses sujeitos.
Já os professores que dizem que as avaliações externas não traduzem o contexto da
escola se justificam com argumentos que se aproximam com o da professora B:
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 132
FORMAÇÃO DE PROFESSORES