Page 133 - Ação integrada de formação de professores
P. 133

A seguir, apresenta-se a discussão das evocações dos professores e dos gestores sobre as
           avaliações externas e seus impactos no contexto escolar.


           Discussão dos achados

                 Nessa sessão do texto, discutem-se as evocações dos professores e dos gestores sobre o
           modo como as avaliações externas impactam o ambiente escolar. Inicialmente, apresentam-se
           as evocações dos professores e, posteriormente, a dos gestores.

                 De acordo com os dados apresentados no Esquema 01, pode-se inferir que o índice de
           professores que entendem que as avaliações externas não traduzem o contexto da sala de aula
           é o maior dos três grupos, chegando a 43%. Um percentual de 28,5% dos professores reconhece
           que há uma tradução do contexto escolar através da prova, ou seja, pelo menos em parte essa
           realidade é traduzida.
                 Já os dados levantados em relação aos gestores evidenciam que 57% deles acreditam
           que o fazer pedagógico da escola é impactado pelas avaliações externas. Já 32% acreditam que
           elas direcionam em parte as ações escolares. Apenas 11% acreditam que, por ser uma avaliação
           que não retrata a realidade do contexto escolar, as avaliações externas não impactam o fazer
           docente, nem a organização da escola.
                 A partir dos dados apresentados, embora com percentuais diferentes, nota-se que os dois
           grupos reconhecem que as avaliações externas, de modo geral, impactam o fazer pedagógico
           tanto do professor quanto do gestor escolar. Essa análise inicial permite a discussão dos eixos
           construídos a partir das evocações dos sujeitos.

                 O primeiro eixo discutido refere-se às evocações dos professores que acreditam que as
           avaliações externas traduzem de algum modo o contexto da sala de aula. Essa afirmação pode
           ser ilustrada com a fala da professora A, quando afirma:


                                 Realmente é muito importante conferir os resultados do INEP sobre a avaliação e o desempenho dos
                                 alunos anualmente. Muitas vezes é necessário haver algumas mudanças quando as metodologias
                                 adotadas em sala de aula, pois se muito alunos não foram bem em alguma disciplina é porque
                                 está faltando melhorar os métodos, rever os seus planejamentos e discutir com os alunos e a
                                 equipe diretiva o que precisa ser solucionado para melhorar o rendimento escolar e o ensino-
                                 aprendizagem dos alunos (PROFESSORA A).

                 Essa fala evidencia que esse grupo de professores tem consciência de que a prova pode
           trazer indicadores que são reveladores do processo de aprendizagem dos alunos. Concorda-se
           com Moraes e Moura (2009), quando eles pontuam que “o significado da avaliação na atividade
           de ensino e de aprendizagem deve ser o de orientação e de direcionamento do processo de
           apropriação  dos  conhecimentos”  (p.113). Ou seja,  os  índices  de  avaliação  externa somente
           terão cunho pedagógico, se forem compreendidos e incorporados ao fazer docente.

                 As falas remetem à ideia de que é necessária a compreensão do significado desses dados
           e uma avaliação conjunta para identificar as ações a serem realizadas pelo professor, para
           intensificar a aprendizagem desses sujeitos.

                 Já os professores que dizem que as avaliações externas não traduzem o contexto da
           escola se justificam com argumentos que se aproximam com o da professora B:








           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 132
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   128   129   130   131   132   133   134   135   136   137   138